sábado, 14 de dezembro de 2013

Por que férias de verão para estudantes é tão longa no Brasil!?


  Ao caro leitor

  Nós já estamos em Dezembro.2013 está quase acabando.Como tempo passa rápido,ne!?

  Você já está de férias por acaso? ?

  Uma das coisas de que eu fiquei com surpresa no Brasil foi férias longas.

  Hoje eu gostaria de tratar “férias” neste post.


  No Brasil, a maioria das escolas inclusive universidades entra em férias de verão no início de dezembro e a aula começará só em março do próximo ano.Ou seja, os estudantes não estudam durante 3 meses seguidos.

  Você não acha férias muito longas? Você é a favor disso?

  Eu não sei se são assim no todo Brasil. Eu digo isso porque as épocas das férias mudam de região em região no Japão, já que o Japão é um país extremamente longo.

  Eu vou lhe mostrar férias das escolas que se localizam na região tóquio.

  Há três tipos de férias para a grande maioria das escolas no Japão : férias de primavera(春休み),férias de verão(夏休み) e férias de inverno(冬休み).


  Em tóquio, as épocas de cada férias são mais ou menos como eu vou lhe mostrar embaixo.

 Férias de primavera : do dia 24 de março até dia 7 de abril ( 2 semanas )
 Férias de verão : do dia 24 de julho até dia 31 de agosto ( 5 semanas )
 Férias de inverno : do dia 25 de dezembro até dia 7 de janeiro ( 2 semanas )

  Por outro lado,quem mora em Hokkaido, que fica na região norte do Japão, tem férias de inverno mais longas em troca de férias de verão mais curta, pois o acesso para escola no inverno é mais complicado nessa região devido à neve em grande quantidade. 

  No entanto, a duração total de férias por ano permanece 9 semanas no todo Japão.

  Aqui em Porto Alegre, eu sei que há férias de inverno, cuja duração é de 1 semana ou 2 semanas no máximo.Ou seja, os alunos em geral têm 14 ou 15 semanas ( 3 meses + 1 ou 2 semanas ) de férias por ano aqui no Brasil,ne?

  Então, os brasileiros têm 5 ou 6 semanas mais férias do que os japoneses.

  O que os brasileiros fazem durante férias?

  Brincar com amigos? Jogar videogame em casa?Viajar pelo país?Tomar sol na praia?

  Eu acho que tudo isso é extremamente importante para passar sua juventude de melhor maneira possível.Por que é isso é que APROVEITA VIDA,o que os japoneses não costuma fazer,ne?

  A propósito, você vai estudar em casa durante férias?Ou fazer algum curso de reforço?

  Não?Por que?Porque férias é para descansar sua cabeça?

  Enquanto os japoneses estão estudando matérias na escola, os brasileiros estão APROVEITANDO VIDA.

  Em um ano, vai fazer 5 semanas de diferença.Então, desde o ingresso na escola de ensino fundamental até a formação na universidade, quanto tempo de diferenças vai fazer?

  5 semanas vezes 16 igual a 80 semanas.Ou seja, só férias vai fazer diferença superior ao período de 1 ano e meio!!
 
  Além do mais, o Japão está adotando turno integral(全日制). E muitos japoneses estudam na outra escola particular ()após aulas normais nas escolas.


   O “pior” ( ou melhor ) é que havia aula nos sábados de manhã na minha época.....

Deu para entender quanta diferença pode fazer entre os japoneses e os brasileiros,ne?

Eu não estou me orgulhando de que eu recebi educação no Japão.Muito pelo contrário, hoje em dia não adianta comparar seus desempenhos escolares só com os mesmos dos japoneses, já que o mundo está cada vez mais globalizado.....

Dizem que coreanos e chineses estudam muito mais do que japoneses.E singapura sempre tira notas médias melhores do que os japoneses nas provas.Tudo isso quer dizer que os japoneses estão perdendo para esses povos citados no estudo em geral.

Muitas empresas japonesas começaram a contratar funcionários estrangeiros, já que eles lhes dão mais benefícios do que japoneses.Por outro lado, nos últimos anos muitos japoneses estão indo para países asiáticos para empreenderem seus negócios.


Para nós conseguirmos sobreviver e destacar no mercado de trabalho, nós precisamos estar bem qualificados sem desculparmos pelo sistema de ensino adotado pelo seu país.

Que tal aproveitar esta férias de verão de maneira diferente dos outros brasileiros?Assim, talvez você possa se tornar um brasileiro diferenciado e sentir a diferença quando a aula começar em março.

;)


Comentários
21 Comentários

21 comentários:

ImpMontezuma disse...

Na minha infância eu tinha férias de 3 ou até 4 meses... E nada de cursos ou estudos, era só descanso e diversão... Bons tempos ^^... Até hoje pra mim se não durar pelo menos um mês não é férias XD...

Anônimo disse...

Férias para estudante universitário COMPETENTE se chama um bom estágio ou créditos universitários, já para estudante de 2º grau que quer se formar numa escola pública se chama CURSINHO PARA ENEM e para os estudantes de famílias pobres se chama TRABALHO COM HORA EXTRA .
Os problema das férias escolares do 1º grau se refere a 2 coisas: 1-O QUE A CRIANÇA FARÁ NAS FÉRIAS? 2-COM QUEM A CRIANÇA FICARÁ ENQUANTO OS PAIS ESTIVEREM TRABALHANDO?
Os japoneses já encontraram a resposta a essas questões ela com afirmação de necessidade, não é muito agradável aos estudantes, quanto a essas perguntas(escola em período integral).
Já foi postado num vídeo do youtube que durante as férias os estudantes tinham que comparecer 1 vez por semana nas escolas durante as férias para apresentar tarefas e fazer correção. Fale sobre isso

Anônimo disse...

Só corriginfo aqui no Brasil as férias de verão costumam ser 8/12 a 08/02 DOS ALUNOS, e as férias de julho costumam ser de 2 semanas. Há escolas que cobram que os prfs façam aperfeiçoamentos durante 1 parte das férias dos alunos, já que o funcionário tem apenas 1 mês de férias.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Ou seja, as férias longas estão causando muitos problemas em vários níveis de escola,ne?
Quem não pensa sério sobre seu futuro acaba APROVEITANDO férias sem fazer nada de coisa produtiva......
;)

ImpMontezuma disse...

Eu discordo do pessoal ae que apoia esse estudo forçado nas ferias... Mesmo caso que eu converso com meus amigos que fazem hora extra todo dia no trabalho... Acho que vocês precisam refletir melhor na maneira de viver suas vidas... Afinal vocês trabalham pra viver ou vivem pra trabalhar? No caso dos estudantes a reflexão é parecida. Se a pessoa realmente gosta de estudar/trabalhar realmente é outra história... Porém eu sou contra forçar as pessoas a fazerem qualquer coisa q elas não queiram

Renato Silva disse...

Na verdade férias de 3 meses no verão é só nas universidades federais e algumas particulares. No ensino médio e fundamental as férias são de 2 meses que vai de 21 de dezembro até 18 de fevereiro,enquanto no ensino superior é de 21 de dezembro até 10 ou 15 março,depende de que data for cair o carnaval. Na minha realidade, os 3 meses de férias da universidade só são 3 meses quando você ainda é calouro, depois disso é tanto compromisso com a universidade que de fato você tem 1 mes de féria e olhe lá, é comum alguns alunos não terem ferias nem uma durante o ano, isso acontece por que o aluno se envolve com projetos de extensão e iniciação cientifica e acaba ficando em função disso durante as féria para poder concluir o trabalho a tempo. E quando conclui um projeto, já começa outro em sequencia.

Anônimo disse...

No Japão as "férias" significa estudar em casa, você recebe tarefas e tem que ir uma vez na semana para entregar. Resumindo, lá não tem férias não.

Anônimo disse...

Quem dera fosse 3 meses, sai dia 18 de dezembro e lá pelo dia 8 de fevereiro ja tem que voltar!

Anônimo disse...

quando eu estava no ensino fundamental ou seja do 1°ano a 9°ano eu tinha 3 meses de ferias que era dezembro, janeiro fevereiro e tinha + 2 semanas de ferias em julho então tava um total de 3 meses e 2 semanas era maravilhoso, eu era criança e podia fica o dia todo brincando de se esconder com meu amigos ou jogar bola ou vídeo game foi uma boa fase da minha vida.

quando chequei no ensino médio ou seja 10°ano, 11°ano e 12°ano eu comecei a fica de recuperação e perdia quase todo mês de dezembro fazendo provas pra não reprovar ou seja minhas ferias passaram a ser só 2 meses e 2 semanas.

de qualquer forma prefiro que haja muitas ferias porque não acho que a escola seja tão importante assim , não estou dizendo que ela não tem nenhuma importância só digo que ela não é fator fundamental pra determina se um país vai ou não ser mais desenvolvido, os coreanos estudam mais que os japoneses mais nem por isso a coreia é mais desenvolvida.
na alemanha o tempo de ferias é igual ou até maior do que no brasil apesar de lá as ferias vem em pedaço mais nem por isso a alemanha é um país pobre igual o brasil.

acho melhor aproveita vida do que perder parte dela dentro de uma sala com a bunda doendo numa cadeira.

Anônimo disse...

Explicação de uma estudante no japão:

http://www.youtube.com/watch?v=VpuwLelFUq4

Unknown disse...

Como fico muito em casa férias longas se tornam chatas por essa razão também não gosto muito de férias longas acho que um mês já bastava.

Unknown disse...

Eu concordo com o que o nosso amigo ImpMontezuma disse. Temos que trabalhar/estudar, mas temos também que divertir. A vida é curta, fazer algo de produtivo é bom mas, viver é melhor. Eu acho que deviam dividir o tempo de férias em 3 parcelas, para que assim não fiquemos enjoados de estudar ou mesmo de fazer nada.

Cris disse...

As ferias nas escolas e universidades brasileiras variam, mas basicamente englobam as ferias de verão (dezembro, janeiro) e ferias de inverno (15 dias de junho).
Antigamente a Educação Infantil só tinha as ferias de fim de ano, mas agora já mantem o mesmo calendário do Ensino Básico ou seja, dezembro e janeiro.
As aulas iniciam no começo de Fevereiro, entretanto, com as festas do carnaval muitas escolas acabam dando alguns dias a mais de ferias. isto acaba dando a impressão que as aulas começam em Março.
Alias parece que o ano só começa em Março no Brasil, isto é, depois do carnaval.
As ferias do Ensino Superior são mais prolongadas que o Ensino Básico e variam de uma universidade para outra.

O que as pessoas fazem nas ferias escolares dependem de pessoa para pessoa, sei que tem pessoas que aproveitam para fazer cursos intensivos, outras para fazer carteira de motorista ou então outros cursinhos e atividades.
Outros se divertem, viajam ou visitam os parentes. Tem aqueles que não fazem nada.
As ferias de verão também é época que os filhos de pais separados viajam para ficar com o pai/mãe que moram em outras cidades.
Lembro que as ferias de verão eram quando eu viajava para Caxias do Sul para ficar com meu pai, já que depois do divorcio minha mãe se mudou comigo e meu irmão para outro estado.

Acredito que as ferias de verão sejam tão longas por causa do verão e as altas temperaturas nesta época.

Anônimo disse...

Você poderia falar um pouco sobre o seu natal, Yuki. Como ele era no japão e como é hoje no Brasil.

Haruka disse...

Eu penso que vale mais a pena aproveitar bem o tempo que se passa estudando (aprendendo o máximo possível e da melhor maneira possível) do que passar mais tempo estudando.

Por exemplo, pelos conteúdos que vi no ensino fundamental e ensino médio, consigo garantir que o acréscimo de um ano que tivemos no ensino fundamental (com a adição do nono ano) e o aumento da carga horária no ensino médio são desnecessários.

Eu vejo esses acréscimos como uma desculpa para que os pais possam ter onde deixar as crianças/adolescentes por mais tempo, para não ter de cuidar deles.

Pelo ritmo que temos nas aulas da faculdade, tenho certeza de que aprenderíamos todos os conteúdos do ensino fundamental e ensino médio muito bem no tempo que tínhamos, contanto que este tempo fosse melhor aproveitado pelos professores. Com muita frequência ficávamos sem fazer nada na sala de aula, aguardando alguma correção ou atividade para fazermos...

Penso que talvez seja o mesmo caso no Japão: passa-se muito tempo estudando, mas aprende-se muito pouco.

Eu não vejo problema com a duração das nossas férias. Eu só acho que elas poderiam ser mais bem divididas, como são no Japão. Se pegássemos estas 15 semanas e dividíssemos em três períodos de férias, acho que aproveitaríamos mais... Agora que faço estágio, sinto falta de ter um período longo de férias. Para nós estagiários, precisamos trabalhar um ano para ter direito a 30 dias de férias. Eu acho muito pouco.

Acho que uma vida dedicada ao trabalho é uma vida precária, você fica com a visão limitada ao seu ambiente de trabalho e ao mercado em que está situado. Não consegue viver experiências diferenciadas e aprender coisas novas. Acho que trabalhar é muito bom, mas que não devemos viver para trabalhar. Acho que isso também é um problema sério para a sociedade japonesa.

Eu também discordo que passar as férias se divertindo não acaba sendo produtivo. As crianças podem se divertir desenhando ou mesmo aprendendo a tocar um instrumento musical(acabam desenvolvendo habilidades), ou jogando videogame (treinam raciocínio e, em alguns casos, inglês). Sem falar que podem praticar esportes e melhorar seu condicionamento físico.

Anônimo disse...

Mais não é só o Brasil que tem férias de 3 meses, nos Estados Unidos por exemplo, as férias começam em Junho e terminam até Agosto.

Unknown disse...

quando eu estudava tinha 3 meses de férias, agora é no máximo 2. e acho que vai diminuir cada vez mais, estão querendo implantar 200 dias letivos, e hoje foi aprovado no senado que 25% das escolas tem de ser em tempo integral até 2020 , era 100%, mas diminuiram para economizar, esses politicos realmente não levam a educação a sério!

Anônimo disse...

Uau, bateu uma certa nostalgia aqui porque na época da escola, eu entrava de férias na segunda quinzena de dezembro e voltava às aulas na segunda quinzena de fevereiro xD era massa, mas em março era muuuito raro começar aulas, só aconteceu isso duas vezes, pois na época, o colégio tava em reforma e tinha atrasado um pouquinho. Minha única folguinha este mês é na véspera de Natal e Natal, e véspera de ano novo e ano novo. Férias mesmo do trabalho irei tirar só em agosto de 2014. Aí sim! Mal vejo a hora <3

Anônimo disse...

Na verdade,na maioria das escolas,pelo menos aqui no estado de São Paulo são só do início de dezembro até o fim de janeiro,e volta no início de feveiro,ou no meio do mês,dependendo de quando for o Carnaval,e depois as férias de julho que geralmente são 1 mês ou 2 meses dependendo das escolas,eu sei que é pelos menos assim nas escolas particulares e em algumas pùblicas se não tiver greve nem nada.Sou contra ficar estudando as férias inteiras feito um condenado,mas bem que deve ser bom dar uma revisada nos conteúdos que você estudou uma semana ou uns dias antes de voltar às aulas,embora eu nunca tenha feito isso,rs.E para as pessoas folgadas que não gostam de escola e acham que estudar não é tão necessário,melhor acordarem pra vida e olhar pra realidade do mundo, pois embora esse seja um país com bastantes "analfabetos funcionais" digamos assim,se uma pessoa quiser ter um salário no mínimo decente tem que ter pelo menos um pouco de conhecimento,de experiência e informação,pois até um garçom é obrigado a ter ensino médio completo,e empregos com salários também baixos,é preciso às vezes fazer concurso público,ter ensino superior,ou falar inglês,etc.
Mas isso é só a minha humilde opinião,as pessoas não precisam ser pressionadas a serem super estudiosas,e é ruim sim axagerar demais nos estudos e poder perder um período bom da vida também.

Anônimo disse...

Eu lembro que na minha época de colégio eu não gostava muito dessas férias não porque chega um certo ponto que não tem mais nada para fazer ai você fica entediado, quando era para estar se divertindo. Eu acho que poderíamos fazer um esquema como o do Japão, distribuindo as férias garantiria um descanso maior, ainda mais para os alunos que estão no 3º do Ensino Médio e estão sob pressão do vestibular.

Nômade do ar disse...

Aqui no ES tanto na escola como faculdade, as férias começam em dezembro e acabam e no inicio de fevereiro ( mas depois tem mais uma semana de carnaval)...além disso tem as 2 semanas das férias de julho.

Mas você disse que no japão são 2 semanas de férias da Primavera, 5 semanas de Férias de verão e 2 semana de Férias de inverno ... o que no total da 9 semanas ou seja aproximadamente 3 meses de férias também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics