domingo, 3 de fevereiro de 2013

Quais são escritores japoneses que brasileiros deveriam conhecer!?



  Ao caro leitor

  Quem gosta de manga ou anime talvez tenha autores japoneses preferidos, ne?

  No entanto, muitos estrangeiros inclusive brasileiros não devem ter escritores japoneses preferidos.

  Isso porque a grande maioria das romances escritos pelos grandes escritores japoneses não foi traduzida nem para inglês, infelizmente.

  Os ideogramas (Kanji) foram trazidos da China no século 5, 6 e as letras fonéticas tais como Hiragana e Katakana foram inventadas pelos japoneses, baseadas nos ideogramas no século 8.

  Desde então, surgiam muitos escritores entre os japoneses de classe super alta. E eles escreviam grandes romances de alta qualidade.

  Ou seja, o Japão tem uma tradição de quase 1400 anos em relação à literatura. Dá para imaginar quantos escritores de nome surgiram ao longo desse tempo, ne?

  O bom é que essa tradição continua no Japão até no pleno século 21!!

  Hoje eu gostaria de lhe apresentar alguns bons escritores japoneses, focalizando mais nos escritores contemporâneos.


Miyuki Miyabe  ( 1960 -   )

  Ela é a escritora de que eu gosto mais. Os gêneros da romance dela são suspense, fantasia e ficção da era de samurai. O gênero de que eu gosto mais nas obras dela é suspense.
  Quando eu estava no primeiro ano da faculdade em 1990, eu li a romance dela pela primeira vez. Eu a adorei na hora e li todas as obras dela já publicadas até então. Na época, ela ainda não era bem conhecida. No entanto, à medida que ela ia publicando as obras de alta qualidade, ela ia conquistando mais leitores japoneses.
  Em 1999, ela recebeu prêmio Naoki, um dos dois prêmios mais influentes na literatura japonesa, pela romance intitulado de Riyuu ( Razão ). Como muitas romances dela foram filmadas como filmes ou novela de TV, talvez você deva ter visto as obras dela sem saber que a autora da obra é Miyuki Miyabe.
  O vocabulário que ela usa nas romances é bem simples. As frases utilizadas também são bem fácies de entender. Só que a trama da romance é bastante elaborada, além de passar mensagens fortes tratando de um problema social do Japão como uma das temas da obra.
  Quem está no nível intermediário da língua japonesa pode ler as obras dela sem se preocupar com seu vocabulário!! Você vai adorar!!

Haruki Murakami  ( 1949 -   )
  Eu imagino que há muito brasileiros que conhecem Haruki Murakami. Porque ele é um cara que representa escritor japonês para o mundo. A popularidade das obras dele é enorme principalmente nos países asiáticos. Dizem que ele está preste a ganhar o Nobel de Literatura.
  Muitas obras dele foram traduzidas para vários idiomas,  inclusive português. Portanto, se quiser, dá  para ler obras dela em sua língua nativa à vontade. Eu até já vi alguns livros deles nas livrarias daqui do Brasil.
  Na minha opinião, quando traduzir um romance de uma língua para outra, a obra sempre perde aquele estilo peculiar da obra original. Por isso, eu não gosto muito de ler romance traduzido.
  Bom. Haruki Murakami ficou bem conhecido pelos japoneses graças ao número de venda surpreendente, 4,3 milhões, da obra intitulado Norwegian Wood, publicado em 1987. Eu li essa romance na época e algumas outras dele posteriormente. Contudo, nenhuma me agradou infelizmente.
  Por isso mesmo, eu não entendo muito porque ele é tão popular tanto no Japão quanto no mundo todo. Porém, se você quer conhecer um pouco da literatura japonesa moderna, conhecer Haruki Murakami seria bom primeiro passo.

Yasunari Kawabata  ( 1899 - 1972  )
  Yasunari Kawabata é o primeiro escritor japonês que ganhou o Nobel de Literatura. Quem conhece um pouco da literatura japonesa deve ter ouvido o nome dele em algum lugar.
  Ele é um escritor japonês muito tradicional. As personagens que aparecem nas romances dele são japoneses típicos que todos os estrangeiros imaginam.
  Seja bom ou ruim, todos os alunos japoneses que estudam na escola são obrigados a ler as obras dos grandes escritores tais como Yasunari Kawabata e Souseki Natsume tanto durante férias de verão quanto durante aula.
  Por isso, eu também li muitas obras dos grandes escritores com 13, 14 anos de idade por obrigação. No entanto, além de eu não gostar de ler romances na época, eu não entendia muito as romances porque os vocabulários eram meio antigos.
  Eu já vi a romance dele Yukiguni em versão portuguesa na livraria daqui. Como eu já manifestei acima, eu sou contra a romance traduzida, pois a obra sempre perde o valor original. Serve só para ter uma ideia sobre o que se trata na romance. Se quiser curtir a graça da obra original, deve ler a obra na língua original aprendendo essa língua.

Keigo Higashino  ( 1958 -   )

  Keigo Higashino é o escritor que está fazendo grande sucesso nos últimos 5,6 anos. A especialidade dele é suspense.
  Muitas romances deles estão sendo filmados tanto como filmes quanto como novela de TV.
Eu o conheci mais ou menos na mesma época em que eu conheci Miyuki Miyabe. Ao ler a romance dele, eu achei que a história dele era bem elaborada. No entanto, eu não achei nada extraordinário na época.
  Com o passar do tempo, ele foi conquistando leitores japoneses. E hoje em dia ele é um dos escritores mais procurados pela emissora de TV.
  Se você quer dizer que conhece a literatura japonesa “atual” para seus amigos, não tem como você não ler as romances dele.
                                                                                                      
Takeshi Kitano  ( 1947 -   )

  Quem gosta de filme japonês deve conhecer Takeshi Kitano. Porque ele já ganhou muitos prêmios nos exteriores pelos filmes que ele filmou como diretor de cinema.
  No entanto, ele é conhecido mais como comediante no Japão. Aliás, hoje em dia ele atua mais como apresentador de programa de TV. Ele dá opiniões sobre tudo que acontece no Japão, desde uma notícia boba até assunto sério.
  Apesar de que ele é uma cara tarefada, ele publica muitos livros. Nos livros ele mostra pontos de vistas totalmente fora dos comuns. Só que as opiniões deles até fazem sentidos. Eu aprendi a enxergar uma coisa sob outro ponto de vista.
  Só para completar a informação, como eu te disse que ele é muito ocupado, os livros dele são escritos por outra pessoa baseado na fala do Takeshi Kitano. Mas, quem escreve a história para filmes é ele mesmo. Por isso, não pode se dizer que ele não é grande "escritor",ne?

Yuichi Shinpo  ( 1961 -   )

  O gênero da romance que o escritor Yuichi Shinpo é suspense. O protagonista que ele escreve na romance é pessoa comum. Porém, envolvendo num escândalo mesmo sem querer, o protagonista sempre procura lutar contra injustiças existentes na sociedade.
  A narração dele é tão boa que surgem as cenas na nossa cabeça naturalmente. E passa essas cenas dramáticas como se fosse um filme. Para quem gosta de ler a romance como um filme de ação, eu lhe recomendo a obra do Yuichi Shinpo. É gostoso ler a obra dele. 

Banana Yoshimoto  ( 1964 -   )

  Banana Yoshimoto é uma escritora prematura que fez grande sucesso já na primeira romance. O nome da romance é Kitchen. Além de ser filmada, como esta romance foi traduzida para vários idiomas, ela foi conhecida mundialmente.
  Eu também já li várias romances dela quando eu era estudante da faculdade. Eu não sabia como dizer em palavras, mas senti uma coisa extremamente diferente nas obras dela.
  Pelo que eu estou vendo, ela não está conseguindo vender muitos livros nós últimos 10 anos apesar de que está continuando publicar os livros periodicamente.
  Para quem quer conhecer o mundo peculiar da Banana, talvez valha a pena conhecer as obras dela.  

  Gostou da lista dos escritores japoneses?

  Na verdade, há muito mais escritores japoneses bons, além dos escritores que eu lhe apresentei acima.

  Eu espero que a minha indicação seja um primeiro passo para você conhecer a literatura japonesa tradicional e contemporânea.

  ;)

Comentários
24 Comentários

24 comentários:

Roberta C disse...

que bom, quem sabe né, um dia eu possa ler esses romances no original...falta muito tempo e estudo ainda mas como vou passar quase 3 anos em Osaka acredito que no futuro eu consiga ler, nem que seja um pouco ;)

LCG disse...

Olá, muito prazer.
Conheci seu blog há algum tempo, mas nunca comentei. Porém o assunto desse post me fez ficar com vontade de me apresentar. Acabei de passar na USP e farei Letras/Japonês. Queria perguntar que outros autores os japoneses estudam no ensino básico, fora os que você citou.

Você lê literatura brasileira? Gosta? Se quiser dicas de bons autores, é só dizer. Se bem que isso vai do gosto de cada um, mas posso citar ao menos os autores que estudamos, ou deveríamos estudar, na escola.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Seguem os nomes dos grandes escritores.
Kenji Miyazawa.
Yukio Mishima.
Shiki Masaoka.
Osamu Dazai.
Jyunichiro Tanizaki.
Masuji Ibuse.
Saneatsu Musyanokoji.
Ougai Mori.
;)

Douglas Lima disse...

Professor Yuki, sentimos sua falta. O senhor deixou de atualizar o blog por um tempo...mas ainda bem que o senhor voltou :)

Gus disse...

Muito bom. Eu gosto muito da literatura japonesa. Eu já tenho o 1Q84 do Haruki Murakami, e estou muito ansioso para lê-lo.
Quando vi o título pensei que iria encontrar o Natsume Soseki, só tenho um livro dele, mas é muito bom.

No Brasil você encontra escritores que são descendentes de japoneses como por exemplo o Nick Farewell(esse é apenas o nome artistico dele) e Ryoki Inoue(curiosidade, ele é o escritor mais prolifico do mundo).

Yuki, tem um livro que japones que me chama muuito atenção, Hagakure de Yamamoto Tsunetomo, esse livro é muito popular no Japão?

Iruka disse...

Li 2 livros de suspense/terror da escritora Natsuo Kirino.O livro OUT, foi o que mais me impressionou pelos detalhes bem elaborados da escritora.
Li Kawabata Yasunari (O som da montanha),mas não gostei...
Estou aguardando ansiosamente pelos volumes 2 e 3 de 1Q84 de Haruki Murakami,pois até o momento só li o volume 1 traduzido.
Escritor famoso que você não comentou foi Kenzaburo Oe, li apenas 1 livro dele (A Captura).Trem Noturno da Via Lactea de Miyazawa Kenji foi o 1º livro de um escritor japonês que li e gostei bastante.Pena que não há muitas obras traduzidas e as que estão disponíveis estão muito caras,mesmo em sebo.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Eu não conhecia Hagakure de Yamamoto Tsunetomo.
Pelo menos, não é obra que os japoneses aprendem na escola.

Anônimo disse...

Não tem livros que contam a historia da imigraçao japonesa no BR,sinto falta

Yuki disse...

Têm sim.
A imigração Japonesa no Brasil
- Uma saga de 100 anos
é um dos livros que trata sobre imigração japonesa no Brasil.
É livro que eu fiz a tradução.
O texto no livro está escrito tanto em português quanto em japonês.
;)

FernandoSC disse...

Yuki-sensei, muito interessante essa postagem sobre escritores japoneses. Realmente para nós do ocidente (ou ao menos no Brasil), a cultura nipônica, presumo, difunde-se mais pelos animes e mangás. Eu pelo menos nunca havia ouvido falar de nenhum escritor japonês, e olha que eu tenho o hábito de assistir/ler animes/mangás.

Mas fica a pergunta, o senhor já leu literatura brasileira? Gosta de alguma? Comente por favor!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Fernando.
Eu ainda não tenho escritor brasileiro preferido.
Mas,eu gostaria de tê-lo,pois eu acredito que é só assim que eu posso melhorar meu nível de português.
;)

Anônimo disse...

O seu blog é ótimo Yuki, parabéns ^^. Eu sempre entro pra ver se tem alguma novidade...
Me permita só dar uma dica...
No titulo teria sido melhor vc ter escrito:
"Quais são os escritores japoneses que os brasileiros deveriam conhecer!?"
Pq esse "devem" fica meio ambíguo.. não da pra ter certeza se vc quis dizer que "nós provavelmente conhecemos" ou se "nós precisamos conhecer"
E não precisa ficar chateado com essas coisas... vc deve ter percebido a maioria dos brasileiros não sabem falar português direito ;) (Eu me incluo nisso XD)

Yuki disse...

Obrigado pela correção.
Tem razão.
Eu já corrigi seguindo seu conselho.
;)

Arita disse...

Ola Yuki!
Yuki, eu li esse post e confesso que gostei muito. Atualmente estou no japao, e ultimamente estou procurando livros pra ler como passa-tempo(ja estou cansado de ler mangas rs). Como eu gosto de suspense e o meu vocabulario japones tambem nao eh muito bom, vou ler o livro da Miyuki Miyabe ou Keigo Higashino... vou no Bookoff ver se encontro alguns dos livros desses escritores.
Obrigado pelo poste Yuki =)

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Arita!
Que bom que você vai conhecer Miyuki Miyabe!!

Amós Batista disse...

Olá!
Confesso que nunca li nenhum livro destes autores, mas, anos atrás, li Musashi, de Eiji Yoshikawa. Na contracapa do livro, a editora comenta que este é um dos mais lidos do Japão. O livro é tão famoso assim, de verdade? O autor também é bem conhecido?

Abraços!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Tanto livro quanto o escritor Eiji Yosikawa é famoso,sim.
;)

Laura disse...

Adoro o Haruki Murakami, Minha Querida Sputnik é um dos meus livros favoritos!
Ainda quero ler mais livros de escritores japoneses, gostei do seu post! Aliás, gostei de todo o blog, estou lendo há horas! =]

Ana disse...

Adorei a postagem! Já li alguns desses autores e gostei de conhecer outros, a gente só fica conhecendo os autores japoneses com o filtro do que faz sucesso nos EUA. Me surpreendeu o Takeshi Kitano na lista!

Anônimo disse...

Olá Yuki sensei,

Acabei de descobrir seu blog e gostei muito.Gosto muito também de literatura japonesa. Acho que, até o momento, o livro que mais gostei de ler foi AS IRMÃS MAKIOKA do Junichiro Tanizaki.

Prazer conhecer seu blog.

Abraços,

A.

Daiba Tadashi disse...

Olá Yuki-San,a informação contida no seu blog é realmente um guia para a Cultura Japonesa!
Por favor,gostaria de tirar uma duvida...
Estranhei o nome do Kitano na lista,sempre achei que os filmes dele eram só "filme de açougue" com muita violencia e pouco roteiro.Não sabia que ele escrevia livros e nem que fosse até comentarista!Talvez por ignorancia minha e por não ter ido muito com a cara dele eu o julguei mal.Mas me diga,ele é tão bom assim?
Grato

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Na verdade,Takeshi Kitano não é considerado como escritor.
Porque não é ele que escreve romance.Só que é ele que conta a história para quem escreve.
Eu queria mostrar esse lado do Takeshi Kitano para os brasileiros que não conhecem ele bem.
;)

Daniel disse...

A lista não inclui os dois mais populares escritores japoneses: Natsume Soseki e sem Jun'ichiro Tanizaki. E sem Yukio Mishima?! Conheço pouquíssimo a literatura japonesa, mas ainda assim posso dizer que essa lista está muito, muuuuuuuuito incompleta.

Tachiyomi disse...

Gostei muito de Banana Yoshimoto e de Haruki Murakami, que atualmente é o meu escritor preferido.

Tenho um blog voltado para literatura oriental, e fiz uma listagem de livros que já foram publicados aqui no Brasil. Coloquei os autores japoneses, coreanos e chineses em separado.

http://www.orienteliterario.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics