quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dicas para bolsa de estudo oferecido pelo governo japonês!?

  Ao caro leitor

  Você sonha em estudar na universidade do Japão?

  Sim!?

  Então, que tal você se candidatar para seleção de bolsista?

  Hoje eu gostaria de lhe apresentar dicas para você conseguir a bolsa de estudo oferecida pelo governo japonês.

  Eu não vou explicar o detalhe sobre a bolsa de estudo aqui.Se você quiser mais informações detalhadas, favor entrar em contato com o consulado do Japão da sua região pelo telefone.

  Eu lhe solicito isso, pois pelo jeito cada consulado seleciona bolsista sob seu critério.Por isso mesmo,é muito importante você se informar pelo telefone.

  Só para você ter uma idéia, eu vou deixar um link do consulado geral do Japão em São Paulo, no qual explica sobre detalhes de vários tipos de bolsa de estudo.Eu acredito que isso lhe ajuda bastante.

  Bom. Infelizmente não tem nenhum segredo para conseguir bolsa de estudo. No entanto, observando os candidatos aprovados, dá para saber o perfil do candidato que passará na prova.

  Eu conheço 6 bolsistas pessoalmente e dei aula de japonês para 5 bolsistas entre eles até agora.Um cirurgião, um dentista, dois oftamologistas,uma estilista e um formado em letras com especialização na língua japonesa.

  Só estilista que era recém-formado no colégio ia fazer curso técnico.Os 5 bolsitas iam fazer mestrado ou doutorado.

  Exceto um formado em letras, eu dei aula de japones para 5 bolsistas.Entre 5 bolsistas, tinha uma coisa em comum entre 4 bolsistas exceto uma oftamologista.Dá para adivinhar o que é?

  Eles não sabiam nada de língua japonesa no dia da prova!


  Na seleção, há prova de inglês e de japonês além da prova da sua especialidade.No entanto,a prova de japonês é facultativa.Ou seja, não é necessário fazé-la.

  Com certeza, seria bom ter proficiência na língua japonesa no dia da prova,já que o candidato precisará aprender japonês lá no Japão de qualquer jeito caso ele passe na prova.

  Entretanto, a nota de língua japonesa não é tão importante, pelo menos na seleção.Aliás, o que é mais importante é as notas nas outras provas.

  Quem não tem qualificação na sua especialidade não tem como aprofundar seu estudo na universidade do Japão,ne?

  E a proficiência de inglês é indispensável, aonde quer que você vá, em pleno século 21.Ou seja, a proficiência de inglês é muito mais importante do que a de japonês.

  Ah!Tem um caso excepcional.

  Caso você queria fazer mestrado ou doutrado na faculdade de letras com especialização na língua japonesa como caso de um bolsista citado acima, eu imagino que o candidato jamais passará na seleção sem a proficiência de língua japonesa.

  Nos demais casos, você não precisa-se preocupar com a língua japonesa. Aliás,talvez seja melhor nem fazer a prova de japonês.Basta fazer a prova de inglês.

  Outras característica em comum entre 6 bolsistas são determinações firmes ao respeito do seu estudo no Japão.Eles acreditam nas suas capacidades e estão firmes para enfrentar quaisquer desafios que poderão surgir no Japão.

  Muitos candidatos à bolsa de estudo não passam na primeira tentativa.Quem avalia os candidatos não se importa só qualificação profissional mas a determinação do candidato.

  Se você realmente tiver muita vontade de estudar no Japão, vale a pena tentar a prova mais de duas vezes.Não custa esperar mais um ano, pois você pode aperfeiçoar seu projeto e se preparar até próxima seleção.

  Quanto maior vontande a gente tem, mais possibilidade a gente tem.

  Quando eu era jovem, eu também sonhava em estudar na universidade dos Estados Unidos.


  Tinha um programa de bolsa de estudo chamado PROGRAMA FULBRIGHT na época. Aliás, ainda continua existindo.

  É quase mesma coisa que a bolsa de estudo oferecido pelo governo japonês.

  No entanto,como tinha muita concorrência, eu desisti de tentá-lo.

  Quem desiste jamais poderá realizar seu sonho,já que ele nem tentou.Quem faz sucesso na vida profissional é quem acredita em si e insiste em se esforçar até que ele consiga.

  Se você quer estudar no Japão de qualquer maneira, não desita do seu sonho!! Acredita em sua capacidade!!Contanto que você se esforça, você vai conseguir!!

  Por último, eu lhe aconselho o seguinte.

  Não estude japonês!!

  Aliás, favor estudar japonês com todas as forças só depois que você passar na seleção.

  Boa sorte para todos!!

  ;)


Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu pretendo conseguir uma boa e eu comecei a estudar japonês este ano,eu acho de grande importância aprender japonês :P E eu já sou fluente em inglês,acho que não vai ser tão difícil.

Roberta C disse...

ótimas dicas professor. Meu marido está a uma fase de conseguir o mestrado em artes e tecnologia em Osaka. Já recebeu a aprovação do consulado aqui em Porto Alegre, o ok da universidade e está pré-aprovado pelo governo japonês. Ele é fluente em inglês e tem muita confiança em suas habilidade, ótimas notas e sabe que estudar no Japão fará toda diferença em sua vida...Mas ele, já sonhando com isso, estuda japonês há dois anos e meio, e conseguiu já a primeira proficiência (nível mais baixo) o que contou pontos para ele durante a seleção (não foi determinante mas ajudou). Boa sorte a todos que sonham com isso!!

Marcelo disse...

Adicionei o Rss Do seu blog e reparei que a ultima fonte recebida pelo google reader e do dia 18/10/12

existe algum problema nessa fonte feeds?

miraiprius disse...

feliz ano novo

Tameshi disse...

あけましておめでとうございます^^

相変わらずいい記事ですね^^

次の投稿を楽しみにしています!^^

無理しないで、頑張って下さい!^^

xXdanielXx disse...

Olá eu gostaria de saber quando passamos na prova quem vai pagar a bolsa de estudo?o governo que ofereçe casa ou nos temos que comprar a casa para poder estudar ai?tenho que trabalhar para poder pagar alguma dispesa??

SecretX disse...

Quero conseguir uma bolsa de estudos de qualquer jeito o mais rápido possível. Mas eu só tenho 14 anos :P, enquanto espero uma oportunidade, vou aprimorando meu Inglês...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics