terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os japoneses são inteligentes porque sabem escrever muitos Kanjis!?

  Ao caro leitor

  Eu já recebi um comentário seguinte dos vários brasileiros.

  “Os japoneses são super inteligentes porque sabem escrever muitas ideogramas”

  Aí eu fico “?”

  Normalmente quem fez a pergunta acima me deixa mais perturbado com a seguinte pergunta.

  “Como é que vocês conseguem DESENHAR aquilo?


  Sim. Para os brasileiros, Kanjis parecem desenhos.Só que para os japoneses Kanjis são ideogramas que têm significados e suas leituras.

  Quando eu ouvi a palavra “desenhar” pela primeira vez, eu fiquei com surpresa, já que nunca tinha enxergado Kanji desse ponto de vista brasileira.

  Para mim, Kanjis sempre eram letras e são letras e serão letras pelo resto da minha vida. Por isso, foi difícil enxergar Kanjis como desenhos no início.

  Para falar a verdade, alguns Kanji foram criados a partir dos desenhos mesmo, o que se chama 象形文字 (Hieróglifo). Eu sei alguns kanjis deste gênero como mostra a figura a seguir.

  
  Além de hieróglifo, há Kanjis classificados como 会意文字 (かいいもじ) que formam sentidos juntando 象形文字 (Hieróglifo) e 指示文字 (Letras indicativas), como mostra a figura a seguir.


  No entanto, infelizmente a grande maioria dos Kanjis não foi criado desta maneira.Por isso mesmo, quando um dos alunos escolheu um Kanji que não tem origem no desenho e me explicou sua interpretação de Kanji como desenho, eu até fiquei emocionado com isso, pois essa Kanji parecia desenho ao olhá-lo seguindo a sua interpretação.

  Só que é praticamente impossível enxergar Kanjis como desenhos, pois a maioria de kanjis são compostos de vários radicais e essas combinações de radicais nem sempre fazem sentidos.

  Então, como é que os japoneses docoram Kanjis?

  A resposta é bem simples : Estudar Kanjis bastante todos os dias.


  石の上にも三年 ( Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura ). 

  Não há um jeito mágico, através do qual você pode docorar tudo.

  Eu já tratei num post sobre como as crianças japonesas aprendem Kanji nas escolas.Caso isso te interessa, pode conferí-lo.

  Bom.Agora vamos responder à primeira pergunta colocada no início deste post.

  Vou lhe mostrar dois Kanjis como exemplos.

  O kanji embaixo significa força em português.


  O número de traço ao escrever força em Kanji é de 2 enquanto precisa-se de 8 traços ao escrever a mesma palavra em português.

  O kanji embaixo significa pessoa em português.


   O número de traço ao escrever pessoa em Kanji é de 2 enquanto precisa-se de 8 traços ao escrever a mesma palavra em português.

  Como você viu nos dois exemplos acima, você vai saber que os japoneses usam bem menos memória para decorar duas palavras ( duas ideogramas nestes casos ) do que os brasileiros e demora menos tempo para escrevê-las..

  Isso comprova que os japoneses não são super inteligentes só porque sabem escrever muitos Kanjis.

  Infelizmente eu não posso lhe afirmar que a maioria do Kanjis tem menos traços do que  palavras correspondentes em português.Pelo contrário,eu acredito que o número de traços em português é menor do que o número de traços dos Kanjis correspondentes no maioria dos casos.

  Mesmo assim, eu acho que Kanji não tem a nada a ver com a inteligência do povo de um país terminado.


  Se isso for verdade por acaso, os chineses que usam mais Kanji devem ser muito mais inteligentes do que os japoneses.Eu não acreditaria nisso.

  Aliás, aprender ortografia e soletrar também não é uma missão fácil..


  Eu acredito que quem consegue escrever boa redação é bem admirável aqui no Brasil,ne?Por isso mesmo, sempre exige-se redação no concurso e vestibular. Eu imagino que quem tira nota boa na redação deve ter dedicado bastante ao seu estudo.

  Ou seja, a inteligência da pessoa não deve ser medida tanto pela nacionalidade quanto pelo sistema escrita da língua do falante, mas pelo desempenho de cada indivíduo.

  Na verdade, a posição do Japão conforme as notas nas provas aplicadas para alunos de vários paises do mundo vem caindo nos últimos 30 anos, o que é considerado como reslutado da implantação da ゆとり教育(educação menos exigente),como eu já tratei num post.

  Vamos estudar o que nós gostamos para conseguir nos servir na sociedade com o que aprendemos!!

  ;)


Comentários
19 Comentários

19 comentários:

Miyaneo disse...

Boa explicativa!! Já vi várias pessoas comentando isso, mas pra falar a verdade, eu sou MUITO BURRA. Eu sou taxada como nerd da sala pq tirava notas ou alguma coisa assim, mas eu nunca saio de casa e ficava estudando pra aprender as coisas que eu não entendia (naquela época, hoje em dia eu sou umd esastre T-T) e então ficava falando o tempo todo "Não, eu não sou mais nem menos inteligente do que vocês" ... e nem decorativa é XD
Adorei o post, sempre com visão mais simples das coisas que os japoneses separam dos brasuca e os brasileiro dos japa XD

Mayara Pereira disse...

Realmente é muito complicado, mas é bastante interessante.Quando agente vê um objeto com kanji,agente pensa"como é que eles conseguem escrever ou entender isso?"Como a miyaneo disse, vc sabe explicar simples diferenças entre nossas culturas. Apesar que você veio do japão, vc sabe formular as palavras muito bem, melhor do que eu, rsrs...
Ótimo post e excelente bolg!

Lari disse...

Pra aprender, costumo associar o kanji a uma imagem ou idéia! Mesmo que não tenha nada a ver no sentido dele, ajuda a memorizar! haha
E quando é "composto", tento associar à alguma cena. Algumas vezes memorizo uma frase que usa o kanji específico.
Por exemplo, o kanji 少 associo à imagem de um homem narigudo sorrindo, e o 小 associo à um homem com uma boca tão pequena que é invisível (haha sei que é ridículo mas funciona pra mim!).
Por enquanto estou estudando por conta, mas ano que vem pretendo iniciar um curso ^^
Acho que os japoneses precisam de tanto tempo para aprender porque têm outras matérias para estudar, não? Se fosse só kanji com certeza levaria muito menos tempo!

Lena disse...

Kanjis são como letras para nós, logo é algo normal que qualquer japonês vai aprender ao longo da vida. Mas se formos levar a quantidade e complexidade como algo que queria dizer "inteligencia" estaríamos muito errados, logo qualquer pessoa alfabetizada seria um gênio não é?

Pedro de Morais disse...

"Aquilos".
Confesso que também fico emocionado quando vejo características textuais como essa, além das opiniões e fatos sobre o Japão, isso é algo que enriquece os posts.
Porque esse pronome demonstrativo é invariável? Algo tão natural sobre o qual eu nunca tinha pensado. Nos países de língua portuguesa se estuda gramática em excesso, muito mais que nos países de língua espanhola, e que no próprio Japão, onde se estuda Kakuro. Nossas escolas não ensinam que se expressar é mais importante do que não errar.
E sim, as população de países orientais têm em média um desempenho melhor em testes coagnitivos, devido a meu ver por vários motivos além dos alfabéticos, tais como uma maior valoração da educação e da meritocracia.
Pude ler por um dos comentários Yuki, aqui no Brasil existe um estigma de que orientais são muito inteligentes, tiram boas notas na escola e passam em todos vestibulares, o "Asian Dad" que o diga.
Ainda espero ouvir a opinião de um japonês sobre cotas e a valorização do estudo no Brasil.
Abraços.

Iruka disse...

Qualquer outra língua é um desafio.Basta ter comprometimento e vontade de aprender.
O que eu acho engraçado, principalmente no Brasil, é de muitas pessoas tatuarem seus corpos com ideogramas invertidos e outros com significados dúbios.Poderiam ter pesquisado ou consultado um nativo antes, né?

Anônimo disse...

Desenhar Kanjis é facil.. dificil é conseguir gravar Kanjis!... e Hiraganas tbm!!

kiddolink disse...

Interessante.

Os japoneses aprendem kanjis por força bruta. Isso é efetivo porque eles vivem imersos em kanjis, ou seja, no Japão. Porém, esse método é ineficiente para pessoas que não estão imersas na cultura japonesa. Comecei a estudar kanjis em Janeiro deste ano, dominei 2360 kanjis utilizando os livros do Heisig. Agora estou traduzindo frases e animes, utilizando o software Anki. Mas ainda sinto falta de um mentor.

De qualquer forma, aconslho (pelo menos funciona para mim) associar o kanji à significados, utilizando visualizações mentais (imaginação mesmo), porque o cérebro funciona como uma rede. Em outras palavras, conexões é o fruto do comportamento natural neural legal (só para rimar de novo).

Obrigado pelo artigo, esclareceu algumas dúvidas minhas.

Anônimo disse...

não querendo corrigir o professor mas duas arvorezinhas significa bosque , três arvorezinhas é floresta.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Obrigado pelas correções.
Eu aceito quaisquer correções desde que isso seja certa.
Fique à vontade ao respeito disso.
;)

Lari disse...

Oi de novo, Yuki! ^^
Só por curiosidade, por que você escolheu Porto Alegre para morar, no Brasil?

Anônimo disse...

yo, boa noite!
Eu queria esclarecer uma duvida...
Como se inicia a aprendizagem da língua portuguesa?
Desde já obrigada pela resposta.

Anônimo disse...

Corrigindo.. japonesa
rsrsrs

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Eu escolhi Porto Alegre,pois queria morar num lugar onde tem menos japoneses.
Eu aprendi português aprendendo gramáticas no livro.
;)

Kevin disse...

Yukipoa sera que vc poderia fazer um post,falando sobre o bullying no japão que é bem famoso por ser pesado.Sempre tive curiosidade do bullying no japão,pq no japão eles supervalorizam o coletivo,mas fazem bullying entre eles mesmos

Paulo Henrique disse...

realmente essa questão do bullying no japão é bem interessante, tambem gostaria de um post assim.

E tambem gostaria de pedir um post sobre os mangakás, o que eles fazem para desenhar e criar historias tão bem, sera que é so a pratica ou tem algo mais? como um voce é japones gostaria de saber se voce sabe sobre isso.estou esperando ^^

Anônimo disse...

japones passa dia todo estudando e trabalhando nao tem lazer,eu sou dekasegui

Pura Emoção! disse...

Parabéns pelo Blog, post, conhecimento, dedicação...! Perfeito, os Kanji são desenhados com bambus! Sabedoria admirável! Espetacular foi minha manhã ao ler este post! Compartilhei no face, assim as pessoas podem se tornar um pouco investigativas! :)

ੴנ凹ੴ disse...

Eu jurava que eram desenhos.. rsrsrs...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics