terça-feira, 8 de maio de 2012

Os japoneses são sinceros!?

  Ao caro leitor

  Você gosta de você mesmo?

  Sim!? Que bom!!

  Diferente de você, eu não gostava muito de mim desde criança.

  Portanto, eu sempre queria mudar minha personalidade e lutava para isso durante a vida inteira.

  Você nunca pensou em mudar sua personalidade!? Está satisfeito de jeito que você é?

  Eu sentia a necessidade de mudar minha personalidade, principalmente na época em que eu não conseguia arranjar emprego depois que eu me formei na universidade.

  Eu pensava que se eu me tornasse uma pessoa mais comunicativa mudando minha personalidade original, eu poderia arranjar emprego e tudo na vida ia começar a correr bem.


   Um dia um amigo meu da época da escola secundária me ligou e disse o seguinte.

  “Você não tem interesse em fazer um curso, com qual você vai ter autoconfiança!?”

  Como fazia 8,9 anos que eu não conversava com ele, eu estranhei sobre a ligação dele.

  Entretanto, como era exatamente o que eu buscava na época, eu acabei combinando de visitar a empresa na data determinada para receber informações mais detalhados sobre o curso.

  E eu fui visitar a empresa bem no final da tarde.Ao entrar pela entrada da empresa, 5,6 pessoas me receberam no local. Para minha grande surpresa, 3,4 pessoas dentre elas eram “amigos conhecidos” da época da escola secundária que eu não me encontrava após a formação.

  Eles me levaram para uma sala onde era dividido por compartimentos e me sentei na cadeira. Logo depois um funcionário relativamento novo da empresa apareceu e começou a explicar sobre o curso mostrando os materiais depois da breve apresentação.

  Pela explicação,o curso parecia bom. Eu gostei do curso.

  Esses “amigos conhecidos” também entravam na nossa conversa às vezes e enfatizavam quanto esse curso ajudou eles.

  Depois outro funcionário mais velho de cargo superior apareceu e sentou na minha frente no lugar do primeiro funcionário. E ele começou a me convencer a fazer curso justificando que eu poderia me tornar "outra pessoa" bem confiante em si após a conclusão do curso.

  O valor total do curso era de 8 mil reais mais ou menos e a duração do curso era de 6 meses.

  Não era barato, mas não era o preço impagável.

  Se eu pudesse mudar a minha vida por 8 mil reais, isso seria até barato.Foi o que eu pensei na hora.

  Esse segundo funcionário colocou o contrato em cima da mesa e me pediu para assinar.

  Só que eu não fui à empresa para assinar o contrato. Eu fui lá só para conhecer o curso melhor no primeiro momento. Eu precisava de tempo para pensar melhor.

  Naquele momento, já estava passando mais de 3 horas depois que eu chegui na empresa.5,6 pessoas inclusive “amigos” estavam ao meu redor tentando me convencer a assinar o contrato.


  Eu sentia uma pressão anormal.

  Ao mesmo tempo, surgiam muitas dúvidas na minha cabeça.

  1. Porque eles precisam da minha assinatura com tanta pressa???
  2. Se o curso for bom, muitas pessoas vão procurar este curso por própria vontade.Porque o curso foi apresentado por meio do "amigo"??
  3. Porque têm tantos “amigos” nessa empresa??

  Eu percebi que já estava na situação extremamente difícil de recusar a assinatura no contrato.Contudo, uma vez que eu assine, eu jamais poderei cancelar a assinatura e precisarei pagar todo valor do curso. Eu precisava escapar dessa situação de qualquer jeito.

  Eram 11 horas da noite. Daí a pouco, eu não poderia pegar mais trem para voltar à casa.

  A pressão por assinatura continuou. Contudo, eu continuei recusando a assinatura firmemente criando todas as coragens...

  E graças a Desus, eles desistiram !! Eu fui salvo!!

  Este método de vender algum produto ou algum serviço chama-se ねずみ講 *( Nezumikou : Esquema em pirâmide) em japonês.


 *Nezumi é rato em japonês.Nezumizan é uma maneira de soma com a qual calcula quantos filhotes de rato nascem durante tempo determinado. Nezumikou foi denominado por essa maneira do soma específica.

  Na verdade, meus “amigos” eram vítimas, pois eles precisavam vender aquele “produto” para mais de 5, 6 pessoas para eles conseguirem ganhar dinheiro em vez de ter prejuízo.

  Eu não tenho toda certeza se essa experiência minha era exatamente Nezumikou. Contudo, eu imagino que era isso mesmo.

  Eu acredito que este modelo comercial deve existir  no Brasil também.

  Saiba que este modelo comercial é ilegal no Japão.Portanto, caso você tiver dúvida, favor não assinar o contrato, ok?

  O que é triste nesta experiência é o fato de que eles escolheram “amigos” como vítimas. Assim, eles vão perder amizade além de perder dinheiro.

  Que horror!! Como é que você vende seus amigos pelo dinheiro!?

  Bom. Nessa altura do campeonato, você acha que a gente pode mudar nossa personalidade fazendo esse curso? Bem capaz,ne?

  Eu não vou negar que a pessoa até poderá mudar a sua personalidade.Contudo,eu acho que é uma missão extremamente difícil e levaria anos.  

  Seja bom, seja ruim, nós vivemos com a mesma personalidade.

  O que nós podemos mudar é a maneira de pensar. Dá para mudar como nós enxergarmos as coisas. A leitura dos posts neste blog deve lhe ajudar isso conhecendo o meu ponto de vista.

  No final das contas, nós precisamos aceitar como nós somos sem perder esperança de nos mudarmos para melhor,ne?

  O que você acha?

  ;)


Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Anônimo disse...

Uns anos atrás tinha um pessoal na onda da Herbalife, até perdi um amigo nisso, tava pior que religião.

Ligavam em casa, e-mail, orkut.. como se a vida fosse mudar com suplementos que tornariam sua vida mais saudável.

Ainda bem que isso passou.

Nesse final de semana mesmo fiquei sabendo de mais um outro esquema de pirâmide, era de venda de pacote de viagem, e que esse "amigo" meu venderiam os pacotes para eu vender para meu grupo de amigos que venderiam para os amigos deles.

Eduardo disse...

O mais famoso no mundo é Treinamento de competências interpessoais do Dale Carnegie que está presente no mundo todo(custa aqui no Brasil, cerca de R$4 mil-fiz e não me arrependo, pois juntei grana por 8 anos para ele). Ele não treina a mudança de personalidade, apenas usa ideia de técnicas para disfarçar a personalidade forte do próprio participante em algumas ocasiões, treinando através de dinâmicas lentas e psicologicamente dolorosas(que no final reduzem pela metade o uso de calmantes e antidepressivos-vi um caso assim). Em qualquer lugar do mundo o curso custa esse mesmo valor.

Outro que existe é da associação brasileira de programação neurolinguística, também confiável.

Esse golpe da pirâmide é o mais antigo do mundo.

Eduardo disse...

Como é o uso do hanko no Japão? leva-se ele a todos os lugares?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Quando é o contrato oficial, precisa levar Hanko ( carimbo ).
;)

Pedro de Morais disse...

Mais um ótimo post do Yuki. Sempre me impressiono com a qualidade e com a riqueza do conteúdo dos posts.
Mas respondendo a pergunta do título, acho que os japoneses devam ser mais sinceros e honestos em média que os brasileiros em geral.
Estes esquemas também existem aqui no Brasil, e inclusive com muitos participantes de descendência japonesa bem rankiados. Acredito que você já saiba pelo tempo que vive aqui, dos nossos diferentes casos de estelionato, bingos, bilhetes falsos de loteria, venda de produtos falaciosos pela TV, instituições religiosas que apenas exploram seus crentes, entre outras, estes esquemas de pirâmides são tão antigos quanto as pirâmides de Gizé.
Gostaria de sugerir uma tema para post, que abordasse o racismo no Japão, acredito que a interpretação que fazemos dele aqui no Brasil seja bem distorcida.

Anônimo disse...

É cara, faz um post falando desse hanko, q eu nunca entendi direito. Tipo aqui faz uma assinatura e é difícil alguém falsificar ela, em contrato, cheque, sei lá. Mas usar um carimbo, qqr um pode usar né? E ainda vende carimbo pronto com os sobrenomes e nomes comuns. Tem monte de gente com o mesmo nome e o sobrenome, aqui tbm, mas aqui tem um monte de sobrenome e lá só 1.

Outra coisa q eu lembro de lá qdo fui conhecer é q o pessoal achou mto maneiro q o RG do Brasil tinha uma impressão digital do polegar na frente, kkkk, acho q só no Brasil tem isso né? Aliás eles não tem nenhum Rg ou Id né? quem não tem habilitação usa o q? tipo p/ comprar bebida alcoolica ou cigarro.

Ciro Azul disse...

Muito interessante, estou adorando o blog. Na verdade, meu grande sonho é terminar minha faculdade de Arquitetura & Urbanismo e ir morar no japão, embora eu não tenha descendência sempre me identifiquei por demais com esse país tão a frente do seu tempo.

Essa coisa de golpe é em todo lugar, sempre alertas. Ajuda em aeroporto é batata pra te passarem a perna, turista é muito ingênuo...

Katrash disse...

Boa noite.

Você estava cercado por um grupo de vendas, nesse caso de um curso, em um sistema de pirâmide.
Aqui no Brasil e em outros países
as "empresas" dizem que não é pirâmide, é marketing multi nível ou
multi level marketing.
E é um sistema bem lesivo aos participantes.
Um que vendia pacotes de estadias
em hotéis acaba de desmoronar.

Liziane Zmmer disse...

Oi Pessoal!

Eu já passei pela experiência de ter um amigo querendo me envolver no esquema de pirâmide, mas não cedi também. Aquilo parecia igreja evangélica, de tanto que gritavam e tentavam convencer as outras pessoas...
Quanto à sinceridade dos japoneses, já falei em outro post, é um hábito que me irrita muito, por que eles são muito tímidos e não querem causar mal-entendidos nem ofender ninguém, então para não causar problemas não falam o que realmente pensam.

Anônimo disse...

Sim, esse esquema de venda também existe aqui no Brasil, e aqui também é ilegal!
Att. Andrey.

domo arigato Mr. Roboto disse...

Ora! Como esquecer a NIPOMED que fez centenas de vitimas deksseguis no Japão no inicio dos anos 2000? Procurem na internet a respeito da Nipomed.

T+

Unknown disse...

Olá. Comecei a ler o seu blog a dois dias e estou gostando bastante das postagens. Nesse post, eu até meio que me identifiquei, por estar nessa mesma condições descritas, terminei a faculdade e necessito que preciso mudar minha personalidade, ser mais comunicativo para buscar um emprego, realmente é difícil! Mas isso ajudou a me entender um pouco também, por isso Arigatou Gozaimasu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics