terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Você não quer brincar com neve!?

  Ao caro leitor

  Você já viu neve??

  Acredito que a maioria dos brasileiros nunca viu neve,ne?

  Quando neva na serra aqui do Sul, a essa notícia passa no jornal da TV no país inteiro. Isso quer dizer que a neve é uma grande novidade para os brasileiros, ne?

  No final das contas, o Brasil é país tropical.

  Por outro lado, a neve não é tão novidade para os japoneses, pois neva em grande parte do Japão. Aliás, em Tóquio pode acumular de 5 até 15 cm de neve no chão pelo menos uma vez em cada 3 anos.

  Antes de imigrar para o Brasil, eu morava em cidade chamada Tsukuba da província Ibaraki, que fica cerca de 50 km distante de Tóquio. E lá também nevava.

  Ás vezes a paisagem ao redor da minha casa mudou completamente de noite para dia. Isso aconteceu porque começou a nevar depois que eu dormi e não parava de nevar até amanhecer.

  Num dia como essa, ao abrir a cortina quando acordava de manhã, eu ficava com surpresa ao ver a jardim da minha casa, tudo branca, coberta de neve!!!

  Era uma surpresa boa e muitas alegrias!!

  Quando tinha aula na escola no dia seguinte que nevou bastante, eu me divertia com meus amigos no caminho à escola.

Além disso, nossas atividades na escola também mudaram completamente. Nós fazíamos uma casa de neve ( Kamakura ), boneca de neve ( Yukidaruma )

   
e fazia guerra entre amigos da classe jogando bola de neve um ao outra ( Yukigassen ).



  Qual criança não queria brincar assim, ne?

  A neve fez com que quebrasse todas as rotinas escolares. Professor também deixava nós aproveitarmos dia de neve e normalmente não tinha aulas normais. Por isso, o dia de neve sempre foi super legal mesmo!!

  Aliás, quando nevava muito durante dia, às vezes as aulas foram suspensas e nem precisava ir à escola. Assim eu podia aproveitar neve ainda mais com amigos vizinhos!!

  Enquanto a neve era diversão para crianças, a neve era um problema e tanto para trabalhadores adultos, pois dava confusão total em todos os trânsitos.



  Tanto trem quanto não chegava no tempo determinado como sempre. Não tínhamos como manter aquela pontualidade no dia de neve. É um dia caótico mesmo.

  Até pode-se dizer que é único dia em que você pode se justificar o seu atraso no Japão.

  Porto Alegre deve ser uma das cidades cujo inverno é mais frio no Brasil. Entretanto, ao comparar a clima em Porto Alegre à clima em Tóquio, o inverno em Porto Alegre é muito menos frio do que o inverno em Tóquio.

  Segundo Wikipedia, enquanto a temperatura média em Porto Alegre em Junho oscila entre 9 graus e 19 graus, a temperatura média em Tóquio em janeiro oscila entre 2 graus e 10 graus.

  Com esses dados, você já dá para imaginar que o frio no Japão é muito mais rigorosos do que o frio em Porto Alegre,ne?

  Na verdade, o calor em Tóquio é mais terrível. Só que dura só um mês, apesar de que o calor em Porto Alegre dura mais de 3 meses.

  Tudo isso quer dizer que a variação da temperatura ao longo do ano no Japão é muito maior e há 4 estações bem distintos lá.

  Por isso mesmo, surgiram hábitos de curtir cada estações de ano entre os japoneses, tais como Hanami ( apreciar flores ) e Haiku ( poema curta na qual é obrigado incluir palavras representantes de estação ).

  Eu senti isso depois que eu vim morar no Brasil, pois parece que só tem duas estações ( verão e inverno ameno ) no Brasil, o que eu considro mais fácil de viver em aspecto climático.

  Bom. Você gostaria de experimentar clima bem variada do Japão?

  ;)
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Diana disse...

Eu estou experimentando o inverno japonês! Sai do Rio de Janeiro, estava calor forte e cheguei no japão já com neve pelo caminho.
Quando olhei para o céu pensei ser chuva mas quando sai do carro vi que era neve!

Estou morando em komagane na provincia de Nagano, nevou á 2 dias atrás e a neve ainda não derreteu.

O que mais me chamou a atenção é que o céu fica totalmente cinza quando neva, parece a poluição da cidade de são paulo mas é neve!

O clima é muito diferente do Brazil, vale á pena estar aqui.

Estou adorando tudo!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Diana.
Que bom que está curtindo a vida no Japão.
Ver é acreditar.
Para conhecer outro país melhor, a melhor maneira seria morar nesse país mesmo.
Assim, vai adquirir outro ponto de vista, que te enriquece bastante.
;)

Nayara Konno disse...

Eu quero muito conhecer a neve do Japão!! :D
Um amigo que mora lá fez um boneco de neve, colocou pendurou uma plaquinha com meu nome e tirou uma foto, já que eu quero tanto ver neve.
Sou de São Paulo, e apesar de aqui o clima ser um pouco doido, eu adoro quando faz frio rss.
Outro lugar que pretendo conhecer logo é Porto Alegre, não por causa da neve que vem outra chega aí, mas por achar o lugar lindo, tendo visto apenas por fotos e vídeos.

Abraço! :)

Yanne Menezes disse...

Eu moro em Pelotas/RS! O frio aqui é muuuuito intenso e úmido, acho que a temperatura média é um pouco menor do que a de Porto Alegre, mas a sensação térmica nos faz sentir mais frio.
Mas com certeza não se compara ao frio dos lugares onde neva! Pretendo em breve ir ao Japão, e vou escolher a época do inverno! As cidades devem ficam muito lindas com a iluminação e a neve. :D
Você tem alguma indicação de que cidade/província visitar no Japão? =)

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Yanne.
Acho que os lugares bons de conhecer são tóquio para conhecer modernidade e kyoto para conhecer antiguidade.
Dois lugares são indispensáveis.
;)

Marcio disse...

Olá, eu vi neve somente duas vezes na minha vida.
A primeira foi por 82 ou 83 em Porto Alegre, era um dia frio mesmo, sem mais nem menos começou a nevar muito, cobriu tudo com a neve e foi muito divertido ver neve sendo criança. A segunda vez foi em Buenos Aires, em 2008, tava um frio importante, começaram a cair cristais de neve, me lembrei que já tinha visto aquilo, nevou durante todo dia até o outro dia de manhã, foi em um feriado, e eu moro em frente a uma praça, era verde e ficou toda branca, foi muito lindo.
Eu gostaria de ver mais vezes a neve, mas não tanto porque não gosto muito do inverno.

Julia-Sama disse...

Meu sonho é morar na Europa ou Japão. Pelo clima, pela civilidade, enfim por tudo!

Aqui no Brasil, o clima é muito especifico, principalmente aqui no RS. Acho que sempre estamos reclamando de frio ou calor por que não da tempo de se acostumar nem com um nem com outro!

Você demorou para se acostumar com os 35 graus daqui? =)

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Julia.
Na verdade,eu já enfrentava calorão lá no interior de São Paulo antes de vir a Porto Alegre.
Por isso, já estava acostumado.
;)

Franxgothic disse...

se toquio é mais quente do que porto alegre, então vem pra Teresina no tempo de B.R.O.BRO, teresina neste tempo é o propio inferno. vo te contar uma piada curta falando sobre minha cidade:
Em Teresina, ninguém consegue ter azar. Afinal, aqui é tão quente que ninguém tem o pé frio.

Liziane disse...

Olá Yuki!
Eu fiquei surpresa com a sua comparação do clima dos dois países. Mas sabe, eu ainda acho que aqui no RS as estações do ano são bem definidas, embora sejam mais longas (duração de 3 meses). Outra coisa que você disse é que o nosso inverno não é tão frio,mas você sabia que aqui, no ano passado fez mais frio que na Antártida? Saiu até ma matéria de jornal sobre isso! Incrível, né? Ainda assim a neve é muito rara.

押田 ~龙 disse...

Bem eu sai de Porto Alegre para o Japão e senti menos frio que muitos hehe Amo neve, amo frio, amo inverno, pois calor me faz passar meio mal. Achei o calor no japão tao terrível quanto o Calor de Porto Alegre mais conhecida no verão como FORNO Alegre hehe so que no Japão ainda tem a umidade para atenuar a sensação de grudento no verão. E concordo com vc ao dizer que so tem duas estacoes inverno ameno e verão, porem eu não convivia bem com isso, mas cada um sente a temperatura de um jeito ne. Quando sai dai o inverno estava bem rigoroso(do jeito que eu amo), pois estava fazendo um frio que a temperatura variava entre 10 e 8 pelo menos onde eu morava que era mato era perto do rio também e bem mais frio.
Eu ja tinha visto neve pq meu avo mora na serra, mas aqui no Japão acumula bem mais e a primeira vez que vi aqui eu sai na rua de noite sentei na varanda e fiquei pegando os flocos c a boca e c a mão do nada sai minha vizinha (momento constrangedor p mim hehe) e fala Kirei da ne~ e eu a aaah sou desu ne hehe poh eu queria curtir o momento sozinha hehe, mas ela também estava curtindo o dela ne

Sero disse...

Queria muito ver a neve no Japão, e ver as estações bem marcadas. Acho muito ruim isso do Brasil de praticamente não ter mudança entre as estações, só esquenta ou esfria um pouco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics