quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Você conhece "Ending Note" que está na moda no Japão!?

  Ao caro leitor

  Você conhece “Ending Note” que está na moda no Japão?

  Não estou falando do “Death Note”, que é um anime japonês.

  Neste anime, quando o proprietário do “Death Note” escrevia o nome de alguém nesse caderno, essa pessoa morria de ataque cardíaco 40 segundos depois da escrita.

  Contudo,”Ending Note” não é nada disso!!

  Eu vou lhe explicar como é que é “Ending Note”.

  O conteúdo do “Ending Note” compõe-se de seguintes itens.

  • Seu histórico pessoal
  • Desejos sobre seu tratamento médico no futuro
  • Desejos sobre seu funeral e seu túmulo
  • Desejos sobre herança
  • Mensagens às pessoas importantes
 
  Analisando conteúdo, parece testamento. Porém, não é testamento, pois o conteúdo do “Ending Note” não tem força jurídica vinculante.

  Em compensação, as pessoas podem escrever seus desejos de seu jeito preferido.

  Aliás, o objetivo de escrever “Ending Note” é deixar seus desejos registrados no caderno enquanto está vivo com cabeça funcionando bem, para que a família e seus próximos saibam os desejos do indivíduo, caso ele morra de repente.

  Muitos japoneses começaram a pensar nisso seriamente depois que viram milhares de pessoas mortas devido ao terremoto e tsunami que ocorreu no dia 11 de março de 2011.

  Aí os japoneses compreenderam que a morte pode vir a qualquer momento para qualquer pessoa mesmo com devidas providências.

  Entretanto, “Ending Note” não é simplesmente uma preparação antecipada para morte repentina. Na verdade, ciente da sua própria morte, as pessoas acabam pensando mais em como devem viver pelo resto das suas vidas, refletindo a sua vida no passado.

  Ou seja, as pessoas consideram ato de escrever “Ending Note” como algo positivo e está valorizando mais a vida corrente!!

  Aliás, dizem que o curso de como escrever “Ending Note” tem sido realizado bastante no Japão inteiro como a foto a seguir mostra.



  Além disso, o filme intitulado de “Ending Note” passou no cinema no novembro do ano passado no Japão. A novela “A melhor forma de terminar a vida” que trata de “Ending Note” está passando na TV japonesa neste momento....

  Por incrível que pareça, os japoneses gostam de criar a moda. No entanto eles ficam enjoados em muito pouco tempo.

  Eu não tenho certeza se os japoneses estão pensando na morte seriamente. Só que dá para imaginar quanto este terremoto e tsunami influenciou os pontos de vistas dos japoneses,ne?

  Bom. No Brasil, apesar de ter muitos assaltos e homicídios, como não há terremoto nem tsunami, não existe possibilidade de morrer milhares de pessoas de uma vez.

  Aliás, os brasileiros são povos que pensam mais no presento do que no futuro, a meu ver.

  Você escreveria “Ending Note”?

  ;)


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Marcio disse...

É interessante isso, de certa maneira ficaria registrado o pensamento vivo da pessoa. Mas eu acho que não gostaria de fazer isso, embora eu goste da idéia de que meu pensmento fique vivo.
Você tem um ending note Yuki?

Julia-Sama disse...

Onde eu posso comprar o meu? Rs

Eu penso bastante nisso (mesmo tendo recem completado 17 anos) e pretendo fazer algo assim! Afinal, nunca se sabe!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Marcio.
Eu ainda não tenho Ending Note.
Talvez porque eu ainda não pensei em morte seriamente.
;)

Anônimo disse...

escreve e guarda aonde? pq no terremoto e tsunami construções foram destruídas

MiriamK disse...

Muito interessante! Apesar de boa saúde, vida superprodutiva, amigos, família, atividades de monte, depois de passar dos 55 comecei a pensar no fim, não com preocupação ou medo, mas como um fato ao qual eu não dava nenhuma atenção. Não fiz uma ending note, mas seguro funeral, documento de doação de órgãos para ninguém se estressar quando minha hora chegar. Acho que vou agregar a EN.

Anônimo disse...

muito interessante!

o meu problema é q toda vez q penso em morte, me deprimo, acho q ninguém vai sentir a minha falta ou q não conseguirei mudar (nem q seja só um pouquinho) o mundo ao meu redor...

Foi pro meu "to do list" o Ending Note. (E tb consultar um psicologo!)

Um abraço e parabéns pro seu blog!

Marcio disse...

Olá, eu tabém nunca pensei na morte, acho que nem vale a pena.
abração

Carlos disse...

Eu nao acho muito bom viver pensando na morte... Se prevenir dela tudo bem agora pensar sobre ela eu acho meio estranho '-'

Vanessa disse...

Eu acredito que devemos pensar na morte, assim como pensamos na vida. A morte para mim não é um tabu, uma coisa horrível. É natural e faz parte da vida, um ciclo infinto de início, meio e fim.
Já pensei em escrever algo do tipo Ending Note, porque nunca se sabe o dia de amanhã. Mas se eu fizesse isso as pessoas iam achar que eu estou planejando suicídio, rsrsrs. No Brasil o lema de vida é: "Viva intensamente, você sempre terá tempo!" . Acredito que esse costume se deve ao fato do Brasil não possuir catástrofes naturais. Catástrofes coletivas sempre promovem, através dor, um avanço moral através da reflexão nos seus cidadãos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics