sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Porque os brasileiros gostam tanto das praias!?


  Ao caro leitor

  Onde você passa nas férias de verão? Por acaso, você passa na praia?????

  Eu acertei?

  Porque os brasileiros gostam tanto da praia???

  Quando eu vim morar em Porto Alegre há 11 anos, eu notei uma coisa observando como os meus alunos de japonês passa férias de verão.

  Quase todos os alunos iam para praia, sem exceção. Aliás, tinham até alunos que iam passar na praia durante 1 mês, o que me surpreendeu no início, pois não tem ninguém que faz isso no Japão.

  Eu gostaria de lhe apresentar como porto-alegrense passa férias de verão conforme a classe social.
   
  <Classe Baixa>

  Devido ao problema financeiro, a maioria de porto-alegrense pertencente à classe baixa permanece em Porto Alegre e vai à praia bem pertinho quando tiver oportunidade e passa um dia inteiro lá e volta no mesmo dia.

  <Classe Média>

  Alguns alugam pousadas simples durante bom tempo conforme sua condição financeira na praia mais ou menos perto de Porto Alegre tais como Tramandaí e Capão de Canoas e aproveitam o cotidiano diferente na cidade marítima. 

  Outros já têm própria segunda casa na praia bem perto de Porto Alegre e ficando nessa casa e vai pipocando outras praias vizinhas para conhecê-las.

  <Classe Média Alta>

  A grande maioria passa férias de verão nas praias de Florianópolis ( SC ) ou do Nordeste pousando no hotel de nível mais alto ou na pousada mais sofisticada. 

  <Classe Alta>

  A grande maioria passa férias nos exteriores tais como Estados Unidos e Canadá e não tem tantos interesses em passar férias nas praias normalmente.


   Eu expliquei a paixão dos brasileiros pelas praias utilizando costumes dos porto-alegrenses como um exemplo.

  Eu sei que não posso generalizar os costumes dos brasileiros só pelos costumes dos gaúchos. Só que eu imagino que os brasileiros dos outros estados também devem ter agido de mesma forma.

  Por exemplo, os paulistanos vão para praias tais como Guarujá, Santos, Angra dos Reis e Parati conforme a sua classe social que eles pertencem,não é?

  Exceto a classe alta que é bem minoria no Brasil, a grande maioria da população brasileira adora passar férias nas praias. Parece-me que existem só praias no mundo. Dá até a impressão de que quem não foi à praia não aproveitou as férias de verão como deveria....

  Eu admito que os pontos turísticos atrativos são cidades onde têm praias no Brasil, pois há milhares de praias lindas aqui,apesar de que não tem praias bonitas no Rio Grande do Sul ( exceto Torres ).

  Passar 2,3 dias nas praias é agradável. Porque quebra rotina e tudo é novidade.

  Passando isso, fica estressante para mim. Porque não tenho nada a fazer lá, além de ficar deitado no chão para bronzear sob sol, espiando mulheres de biquínis de vez em quando.

  Ainda por cima, acumula roupas para lavar, entra areia no quarto, paga preço elevado para almoço e jantar,etc.....

  Se eu fosse super rico, dinheiro resolveria todos esses problemas.Mesmo assim, uma semana na praia já é suficiente.

  No Japão, há um feriadão chamado “Golden Week” no início de maio. Durante este feriadão, muitos japoneses vão voltar para suas cidades natais ou viajar para exteriores tais como Havaí e Guam ( os dois são dos Estados Unidos ).


  Como todo mundo viaja na mesma época, dá muitos congestionamentos nas estações de trem e aeroportos do Japão...

  Porque todo mundo faz a mesma coisa? Não há alguém que pense diferente?

  Bom. Você gosta de passar férias nas praias? Como você passa?

  ;)




Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Liziane disse...

Olá Yuki!

Geralmente os brasileiros mudam o seu roteiro de acordo com a estação do ano. No verão, os brasileiros em geral costumam ir à praia, aproveitar o mar. Isso é um costume que vem com os indígenas (esse costume de tomar banho de mar, rio, etc). Ao contrário dos paponeses que tem como padrão de beleza uma pele bem branquinha, os brasileiros acham que a pele bronzeada é mais saudável do que uma pele muito branca, pois fica com o aspecto de pálido e parece que a pessoa está doente. É por isso que a maioria dos brasileiros passam o dia se bronzeando na praia.
Já no inverno, o costume é ir para as cidades da serra, onde é mais frio. No Brasil não tem neve. Então as pessoas que moram no Nordeste, onde é mais quente, costumam vir para o sul do Brasil conhecer o lugar e experimentar o friozinho e, com sorte, tentar ver a raríssima neve que de vez em quando cai lá.
Outra coisa, como aqui as férias costumam ser de 30 dias para os trabalhadores,e 60 dias para os estudantes, muitos passam esse tempo viajando (seja para a praia no verão ou para a serra no inverno.
Eu, por exemplo, passei o Natal em Santa Catarina,pois meu irmão mora lá. Mas depois disso ainda não tive a oportunidade de ir a praia esse ano ainda.

Gika disse...

Oi Yuki!

Interessante voltar da praia e ler sobre isso no seu blog! Voltei ontem de Torres, onde veraneio desde bem pequena, e passei apenas um final de semana lá. Foi legal, mas acho muito melhor passar pelo menos uma semana na praia!
Acho que é justamente a rotina da praia que os gaúchos gostam, o fato de poder estar ao lado da família sem se preocupar com horários e poder se divertir com os amigos.
A praia, para mim, é o supra-sumo do verão! Tudo nela aparenta ser exatamente o que queremos nas férias de verão: descansar, se divertir e passear com amigos e família.
Talvez seja mais uma questão cultural mesmo, mas eu acho a melhor coisa do mundo! Para mim, o verão não começa até eu ir para a praia!
Abraço,
Gika.

Yanne Menezes disse...

Oi! Conheci seu blog hoje e óh, li alguns posts e achei bem legal, tanto que fiz um subscribe pra receber atualizações por e-mail! Espero conhecer você melhor com o tempo, assim como outras pessoas que comentam aqui, grande parte é bem interessante!
E quanto a esse negócio de praia... Eu não curto passar dias, semanas, meses na praia. Gosto de ir num dia e no máximo voltar no dia seguinte, ou se for passar mais tempo, conhecer a cidade, os shoppings, outros pontos turísticos da onde eu estiver. Mas o que eu gosto mesmo, quando estou sem dinheiro, é de ficar em casa jogando video-game e assistindo animes. :D

Anônimo disse...

Ola,li seu blog e achei muito interessante.Tentei enviar um email mas infelizmente nao consegui(cliquei em contatos da home page mas a pagina esta fora de ar.Como poderia entrar em contato?Gostaria de perguntar a respeito de servico de traducoes que vc trabalha,seria pra empresa ou particular?Se for particular ,gostaria de saber mais a respeito sobre precos e condicoes,obrigada.
Ah meu nome e sayuri

André Henrique disse...

Oi na próxima cita os mineiros que LOTAM as praias do Espírito Santo. Esse costume de viajar para a praia nas férias é pra relaxar, ver uns shows que não costuma ter na sua cidade e ás vezes juntar a família na casa de praia.

Yuki disse...

obrigado pelo contato,Sayuri!
Eu faço tradução tanto para pessoa jurídica quanto para pessoa física.
Sim. Realmente a página de contato estava fora do ar.
Eu resolvi o problema.
Agora você pode mandar uma mensagem através da página de contato.
Atenciosamente

Sidney disse...

Olá, Yuki. Eu moro no estado do Rio de Janeiro. Aqui as pessoas saem de cidades como Rio e Niterói, que tem praias, para ir para cidades como Cabo Frio e Búzios, que, diga-se de passagem, também tem praias.
Mas isso vai de pessoa para pessoa e como já cometaram antes, do tempo. Até porque, por morar em cidade com praia, para muitos isso tira um pouco o ar de novidade. Eu particularmente não sou muito fã de praia, prefiro programas mais caseiros ou que envolvam um teto sobe a cabeça, pelo menos. ^_^

Julia-Sama disse...

Eu realmente adoro praia, mas odeio multidões, por isso as praias aqui do meu Rio Grande do Sul são perfeitas!

Uma coisa que só existe aqui no RS é o termo "veraneio" que explica bem isso. Uma fuga da cidade e do trabalho, onde passamos uns dias só para descançar e se divertir.

Renato Kunz disse...

Aqui em Vitória no Espirito Santo praticamente todos vão a praia, tanto nas férias de inverno quanto na de verão, as pessoas de baixa renda frequentam as prais locais mais próximas,a classe média frequenta as praias de Guarapari e Itaúnas locais mais turísticos do estado,ou viajam para Porto seguro, Salvador e Rio de Janeiro. Já a Classe média Alta e a Classe rica também vão a praia, normalmente para o Rio de Janeiro, Trancoso, Itacaré,ou alguma praia do exterior.

Os mineiros viram praga nas praias do Espirito Santo no verão.

押田 ~龙 disse...

Gosto do ambiente mais mato montanha não gosto muito de praia a não ser que ela esteja vazia p curtir o vento o mar. Detesto o que muitas pessoas fazem com as lindas praias do Brasil sujeira o lixo e tudo muito lindo ouvindo falar ate você ir e se deparar com isso . Meu programa favorito de verão tanto ai no Brasil quanto aqui no japão e fazer haikingu nas montanhas.Acho lindo relaxante alem de perder alguns quilinhos subindo montanhas XD hehe poder acampar com quem se gosta. Olhar as estrelas a noite fazer fogueira e contar historias de terror e tao legal gostoso.

Anônimo disse...

Yuki , vc esqueceu de colocar o ; ) quando respondeu o comentario da moça. Hahaha.

Haruka disse...

Acho que a questão de ir à praia é muito mais pela companhia e para fugir da cidade (rotina).

Maioria das pessoas que vai à praia para passar um período estendido vai com a família ou amigos, justamente para passar um tempo só com eles, sem as outras pessoas da sua vida. Ex: Ficando em casa durante as férias você até pode ver seus amigos, mas também vai continuar vendo seus vizinhos, síndico, zelador, porteiro...

A ideia de viajar apenas com pessoas escolhidas é justamente passar um tempo somente com elas. E pela companhia destas pessoas que é possível passar até mesmo um mês na praia sem enjoar. É super comum as pessoas se reunirem para jogar alguma coisa à noite e se envolverem em atividades de lazer que não envolver ir à beira da praia, mas sim ficar dentro da casa de praia.

Eu mesma já passei boa parte do meu verão em uma cidade de praia com os amigos sem ter ido ao mar sequer uma vez, haha.

Apenas fazemos isso com cidades litorâneas porque une o útil ao agradável: como é divertido ir ao mar às vezes, as pessoas tem casa na praia, então quando querem fugir da rotina vão para essa casa. Mas uma casa em qualquer outro lugar serviria também. Já fiz esse programa indo para a casa de uma amiga em Viamão, por exemplo (:

Calu disse...

Porque a praia e um lugar para relaxar em contato com a natureza e se abastecer de novas energias.
Ao contrario da cultura japonesa onde o bonito e ter a pele branca, no Brasil bonito e ser bronzeado, saudavel.
Voce notou que os idosos no Brasil sao mais fortes que os idosos no Jp. Andam sem bengalas e nao ficam corcundas, mesmo os que trabalharam na lavoura? Gracas ao Sol, que e a unica fonte de vitamina que ajuda a calcificar os ossos. Os japoneses tem ossos leves e fracos, uma colega japonesa de vinte e poucos anos teve a costela trincada num acesso de tosse! Fiquei espantada. Nunca ouvi isso no Br. As pessoas do Br que tem dentes e ossos mais fortes sao os nordestinos porque tomam bastante sol e os afro descendentes. No Japao as garotas vao a praia para paquerar, por isso vao maquiadas como se fossem p Disco, com laque no cabelo e pasmem, de salto kkkkk! E serio! Eu vi! Tbem no Jp as pessoas levam caes a praia, no Br e proibido! Cada um aproveita a praia como quer. Mas adoro o sol, depois de passar meu protetor solar, adoro banho de mar. Boa companhia, bom petisco e uma cervejinha, perfeito!

Anônimo disse...

Eu amo a montanha!!

Lia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics