terça-feira, 11 de outubro de 2011

Porque japoneses pintam cabelo com a cor castanha!?


 

  Ao caro leitor

  Você já pintou cabelo? Qual cor? Castanha, preto ou loiro?

  Que seja, porque você decidiu pintar cabelo??

  A propósito, qual é a cor de cabelo de japonês?


  É preto em princípio, ne?

  Contudo, você não tem visto japoneses que têm cabelos com a cor de castanha por acaso??

  Pois é.

  Então, porque os japoneses pintam cabelos????

  Vou lhe apresentar minha opinião aqui.

  Como eu já mencionei em algum post neste blog, as escolas em geral no Japão tentam controlar tanto os comportamentos dos alunos quanto as aparências dos alunos.

  Um dos exemplos que controla as aparências dos alunos é que obrigar os alunos vestirem uniformes, principalmente a partir da escola secundária.

  Aliás, todos os alunos têm que vestir uniformes determinados pela escola e esses uniformes têm que seguir um padrão.


  Contudo, os alunos revoltados que não queriam obedecer à orientação dos professores vestem uniformes um pouco modificados, tanto para manifestar seu espírito de revolta à diretoria da escola, quanto para se expressar seu estilo pelos uniformes que eles acham legal.

  Na verdade, a grande maioria deste tipo de alunos tira notas baixas nas provas e este tipo de comportamento é única maneira para eles conseguiram chamar atenções dos outras nas escolas. Se eles insistissem no seu estilo destacando-se no estudo, os professores até escutariam as opiniões deles seriamente e até poderiam mudar regras escolares, o que seria muito legal.

  Outro exemplo que as escolas controlam as aparências dos alunos é sobre cabelos.

  Na minha época, todos os alunos tinham que raspar cabelos e todas as alunas não podiam ter cabelos longos que chegariam até ombros....


  Isso deve ser uma coisa inacreditável para os leitores brasileiros,ne?

  Com certeza os brasileiros jamais aceitariam esta regra escolar e podem até entrar na justiça justificando que cada pessoa tem sua liberdade.

  Entretanto, era um costume bastante comum no Japão inteiro pelo menos até 25 anos atrás e ninguém questionava sobre isso na época.

  ( Só que 2 anos depois que eu me formei, a escola que eu frequentava mudou isso e os alunos não precisaram raspar cabelos mais..)

  Bom.  Até na minha época, ao entrar no colégio, os alunos não precisavam raspar os cabelos e as alunas também podiam ter cabelos longos.Ou seja, todos os alunos conseguiram liverdade sobre cabelo até certo ponto.

  Nos anos 90, um  grupo de ídolos japoneses se popularizou  no mundo de celebridade. O nome do grupo era SMAP.  Entre 5 membros do grupo, Takuya Kimura se destacou com seu estilo inédito : cabelo longo e castanho.


  Na época ele se tornou uma celebridade tão influente que muitos japoneses imitavam o estilo dele para aparecerem homens bonitos....

  Apesar de que muitas escolas não deixavam os alunos dos colégios pintarem cabelo,muitos revoltados tentaram pitar cabelso tanto para demonstrar sua revolta quanto para aparecer bonito.

  Pintar cabelo com a cor castanha deixa o cabelo aparentar mais leve do que cabelo preto.Eu admito este efeito e acho bonito.

  Só que depois que eu vim ao Brasil, eu reparei uma coisa.

  Há muitos brasileiros que queriam ter cabelo preto e liso.

  Então, os japoneses têm que se orgulhar do seu cabelo preto.  Ao pintar com a cor castanha, os japoneses estão perdendo suas identidades e seus charmes....

  Não sei se os japoneses me escutaram ou não. Entretanto, dizem que ultimamente os japoneses estão valorizando cabelos pretos cada vez mais e muitos japoneses com cabelo castanho estão com cabelo preto agora.

  Que bom!!

  ;)


Comentários
28 Comentários

28 comentários:

Diana disse...

Raspar a cabeça e ter cabelo curto?! Sério?! Eu não sabia disso...que horror!!!

Eu acho bonito cabelo castanho mas prefiro o meu cabelo preto escorrido ^^ Não gosto de tintura mas quando eu estiver com meus cabelos brancos vou tingir com certeza rsrsrs
As pessoas geralmente não ficam contentes com o que tem, sempre querem parecer algo que não é da natureza delas tudo em função do que elas acham belo.

Abraço
Diana

K disse...

Nossa, não sabia que o Kimutaku tinha influenciado isso!
Tinjo o cabelo de castanho há mais de 2 anos (tenho 18), principalmente por influência da convivência com amigos da colônia (e também por influência dos idols japoneses e coreanos).

Ultimamente tenho notado que esse costume está em decadência também entre os descendentes daqui. Vários amigos meus já não tingem mais os cabelos, tornei-me uma excessão...

N disse...

esse post me lembrou essa musica do nmb48 hihi http://www.youtube.com/watch?v=JlVz4ufGPfc

Anônimo disse...

Gostaria de sabe que ainda existem os japoneses puros que têm os olhos azuis, verdes, mel? Assim como no filme de Memórias de uma Gueixa... Obrigado e adorei seu blog.

Anônimo disse...

O bonito no japonês é exatamente a caracteristica oriental: amo aqueles olhinhos puxados, narizes e bocas delicados, acompanhado dos cabelos lisos e pretos. Se não for assim, para mim, não tem graça, principalmente em relação aos olhos: gosto dos olhos bem puxadinhos, não gosto dos mais arredondados (há vários tipos de olhos no Japão, mas todos com a palpebra movel menor e emputida: sob a palpebra fixa).

Japonês para ser bonito e atraente, para mim, tem que ter as caracteristas proprias. ;-D

Mas ai você me pergunta: ah, Mirian, então por que você sendo negra aliza os cabelos? Eu respondo: é mais facil de arrumar, prático e rápido. Manter os cabelos crespos e com um penteado bonito da muito, muito trabalho. =(

Abraços.

Anônimo disse...

Isso é modismo, no verão clareiam o cabelo e no inverno tá todo mundo de cabelo preto novamente. Aqui no Brasil chega o verão todo mundo quer pegar um bronzeado.

Diogo disse...

muito bom seu blog
gostei ^^ sou fã do japão por causa dos animes...
a de raspar o cabelo é nova pra min ahuahuhhauauh

alex disse...

Japones = Racista e orgulhoso de nada. Cambada de racista que se sente superior. Gente estranha e nazista que se acham masi inteligentes e superior a todos os outros. A terrinha é peuqena heim.

Anônimo disse...

nossa adoro cabelo preto e liso ! eu sou de origem italiana, meu cabelo é castanho e cacheado. nao gosto muito nao, prefiro cabelos escuros e escorridos, meu sonho hehehehe e os olhinhos puxados sao lindos também.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Os japoneses têm invejas de pessoa ocidental no final das contas.
Acho que cada raça ou cada povo quer ter o que outros têm,ne?
Pintar o cabelo com a cor de castanha é uma maneira.
Só vou responder que não tem japonês puro que tem os olhos azuis,verdes e mels.
;)

Anônimo disse...

Já pensaram JAPONESA E LOIRA hehheh

Reinaldo disse...

Isso tudo é uma questão de moda. Moda muda com o tempo.

E o que não for moda, é questão de gosto pessoal. Dentro de qualquer cultura existem aqueles que se orgulham dela, e aqueles que preferem as outras culturas.

Anônimo disse...

Amo a cor e a textura do cabelo japones!!!

Claire disse...

eu adoraria usar os uniformes do japao é tao retro e fofo
Sem duvido o cabelo japones é mto lindo *_*
Parabéns pelo blog !

Anônimo disse...

O post mostra a disciplina das escolas japonesas eu não sou brasileiro nem japonês,mas gostaria de visitar o japão,no Brasil as escolas é muito bagunçada.

Anônimo disse...

minhas primas falaram que se o cabelo fosse longo tinha que estar sempre preso e tb nao podia pintar o cabelo...aliás cabelos pretos e lisos são maravilhosos!

Anônimo disse...

Puxa vida, tenho cabelo castanho e pinto de preto xD

Ninguem esta satisfeito =)

Anônimo disse...

"Na verdade, a grande maioria deste tipo de alunos tira notas baixas nas provas e este tipo de comportamento é única maneira para eles conseguiram chamar atenções dos outras nas escolas."


????
como assim??
Com que base você esta afirmando esse tipo de coisa?

Eu estudei 10anos no Japão, e alunos estudiosos que tiravam notas boas também se vestiam de modo modificado sim!!

押田 ~龙 disse...

Muitos amigos que tive mudaram a cor do cabelo por influencia do rock japonês em especial que faz sucesso ai eu mesma ja pintei, mas não o faco mais. Tintura danifica e com o tempo vai tirando aquele brilho bonito que cabelos orientais tem.
Mas concordo que cada povo tem seus complexos pois a moda dita as coisas e faz pessoas se sentirem menos bonitas não estando naquele padrão ditado pela moda.
Quando popularizou essa valorização do oriental no Brasil e que muitos passaram a dar mais valor a suas características falo isso por experiencia e por observar conhecidos que vc ve que muda comportamento e não se descaracterizam tanto pintando o cabelo ou fazendo maquiagem para disfarçar tracos aqui ali...
Me pergunto como e pq as japonesas aqui chegaram a esse nível muitas vezes e tanta maquiagem reboco cílio postico, tintura e fita ou cola p deixar a pálpebra mais a amostra que nem parecem japas ainda muito kawaii, mas não tao bonita e delicada quanto as que não fazem isso. Perguntando elas so falam que acham bonito, mas nunca ninguém me respondeu como e pq adotaram tais hábitos...e desde quando ainda acho uma que saiba me responder...

Vanessa disse...

ゆきせんせい,

Que interessante!! Eu estudei em colégios no Brasil onde eram obrigatórios o uso de uniformes, mesmo em colégios estaduais. Sinto muita saudade! Acredito que no colégio é preciso haver regras rígidas e padrão comum para não haverem confusão e desrespeito. Claro que não deixar o cabelo crescer já é demais, acho exagero, rsrsrs. Mas as regras rígidas são muito boas, pois proporcionam uma disciplina que você nunca mais perderá. Tenho uma pergunta... Como é a adaptação de estrangeiro em escolas como essas no Japão?

Yuki disse...

Oi,Vanessa! Obrigado pelo comentário.
Nas escolas onde tem poucos alunos estrangeiros, os alunos estrangeiros precisam se virar sozinhos além de precisar se adaptar às culturas japonesas.
Nas escolas ontem tem número razoável de alunos estrangeiros,há até um professor que saiba falar a língua deles e dá algum tipo de suporte para adaptação deles nas escolas.
Mesmo assim, eu imagino que não é nada fácil.
;)

fh disse...

Bom gente eu sou japonesa e meu cabelo era preto e escorrido, fiquei assim durante uns 3 anos, injuei e agora pintei de chocolate para dar uma mudada.
Eu acho que não tem essa de japonês não ter orgulho das suas caracteristicas, eu acho que é uma coisa pessoal.

Independente da etnia, gosto é gosto, cada um faz o que sente vontade.

Meu cabelo não vai deixar de ser liso se eu cuidar bem, e se quiser voltar com o castanho escuro eu volto. Não são os outros que tem que dizer o que fazer, é o que você quer p. vc mesma!

Gente, mudar é bom.
E essa coisa de preconceito com a própria etnia é ridículo, sendo assim todos os negros criticariam a Beyoncé por usar várias perucas de diferente cores, e por ter feito cirurgia no nariz. Acordem, isso já era.
Não tem nada a ver.

Mirna disse...

Olá, eu gosto de cabelo castanho. Eu queria saber quais produtos usar para manter a cor do cabelo. porque eu tenho cabelos coloridos e eu não tenho mantido. beijos

Anônimo disse...

Alex, o que japoneses tem a ver com o nazismo? Me explica. Você vem falar que japoneses são racistas, mas você já leu o seu comentário? Com certeza você deve ter levado um fora de uma japa, ou então algum japonês te comeu na porrada. Só pode.

Nakagawa disse...

Oi!Ah gostei do texto ,sou descendente de japoneses e tenho cabelo castanho natural e olhos beem mais claros que os do meu pai(que é japones "puro" apesar de ter nascido no Brasil)apesar de eu ter mantido as caracteristicas de "cabelo liso e olhos puxados",heheheh mestiços são mesmo uma coisa engraçada,sem necessidade de pintar o cabelo por aqui,apesar de que gostaria de que ele fosse mais escuro!E de onde tiraram a ideia de japones de olhos claros(comentarios acima)??0.o

Unknown disse...

Yuki não acho que os japoneses sentem invenja dos ocidentais, apenas devem admirar e gostar dos estilos de cabelos que tem aqui, então resolver ter um igual, gosto é gosto como disse a Fabiana, e eu acho lindo as japonesas e os japoneses tanto com cabelos pretos lisos, como quando estao com cabelos castanhos, e fala sério a Yuri Ebihara é um pedaço de mau caminho, foi bom ter colocado a foto dela ai :P, pra voce ver que japas ficam lindas(os) com cabelos castanhos e ondulados. Gosto de japonesas e japoneses purinhos, mestiços sao bonitos, mas eu amo a aparencia original ,o problema não é nem o cabelo pintado de castanho,é os olhos, quando os japoneses(as) passam aquela maquiagem pra arredondar os olhos perde o ar de japones(a) :S

Unknown disse...

Eu tenho cabelo preto e liso e eu acho muito bonito e eu sou brasileira mais é genética da minha mãe por que a minha mãe e minha irmã também tem cabelo preto e liso e tipo e genética de nois tres entao e legal eu gosto e olha que eu sou brasileira e tenho cabelo de japonesa ou coreana e bem difícil isso em e meu olho e meio puxado eu acho que sou metade coreana por que serio sou muito parecida mais eu gosto de ser brasileira e gosto do meu estilo e tal

Sandra Giff disse...

Uau! Eu amo orientais. São lindos, perfeitos . Pintado o cabelo ou não hahaha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics