terça-feira, 19 de novembro de 2019

Como um aluno estrangeiro pode fazer faculdade no Japão!?


  Ao caro leitor

  Eu tenho uma aluna brasileira que mora nos Estados Unidos.

  Ela tem 18 anos e está no último ano do colégio lá.


  Ela começou a morar lá aos 15 anos, logo depois que terminou o ensino fundamental no Brasil.

  Ela começou a fazer aula comigo há 2 anos.

  Para grande surpresa, ela terminou Minna no Nihongo 1 e 2, 50 lições, inclusive dois livros de exercícios, em 1 ano e meio fazendo só uma aula de 90 minutos por semana.

  Ela passou no N5 no ano passado e fará a prova de N4 este ano. Eu acredito que ela vai passar no N4.

  Ela já sabe se comunicar comigo só em japonês.

  Digamos que ela é a minha aluna mais dedicada ao longo de 21 anos de carreira como professor de japonês no Brasil.

  Além de fazer exercícios fora da aula, ela faz revisão da matéria e memoriza todos os vocabulários das lições.

  Nenhum aluno foi assim como ela, infelizmente.

  Na verdade, ela tira notas altas em quase todas as matérias no colégio.

  Como ela está no último ano do colégio, ela tem feito provas tais como TOFEL, SAT para poder ingressar na universidade nos Estados Unidos.

  E as notas do TOFEL e do SAT são bem altas. Então, com essas notas altíssimas, dá para entrar em universidades de alto nível nos Estados Unidos.

  Entretanto, ela gosta tanto do Japão que visa a ingressar na universidade no Japão.

  Parece que há algumas universidades que alunos estrangeiros possam entrar só com as notas do TOFEL e do SAT, sem a proficiência de japonês.

  Pelo jeito, as aulas nessas universidades são dadas em inglês.

  Os alunos estrangeiros assim precisam pagar mensalidades normais, sim.

  Contudo, suas mensalidades são bem mais baratas e nem se comparam com as das universidades nos Estados Unidos.

  Aliás, há bolsas de estudos disponíveis destinados exclusivamente para alunos estrangeiros em algumas universidades mais conceituados no Japão.

  E os alunos estrangeiros podem concorrer essas bolsas só após seus ingressos.

  Eu tenho certeza que ela conseguirá ganhar este tipo de bolsa.

  Deste modo, ela poderá fazer faculdade bem mais barato do que nos Estados Unidos.

  Ela me fala que quer ser fluente em japonês. Porém, caso ela fizer faculdade lá, com certeza ela será fluente em japonês.

  No futuro próximo, ela será uma profissional bem qualificada que seja capaz de contribuir tanto para a sociedade japonesa quanto para a sociedade brasileira através do seu conhecimento.

  É bastante gratificante trabalhar com uma aluna assim.

  ;)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics