terça-feira, 13 de junho de 2017

Tem sentido de manter o voto obrigatório no Brasil!?

  Ao caro leitor

  O número de abstenções, votos em branco e nulos foi maior que a votação que elegeu Nelson Marchezan Jr. à prefeitura de Porto Alegre no segundo turno das eleições realizado em 2016.


  Ao ler esta notícia, eu estranhei muito, pois o voto é obrigatório no Brasil. Portanto, eu achei que isso ocorreu apenas aqui em Porto Alegre.

  Contudo, ao aprofundar ao assunto, eu descobri que a realidade era diferente do que eu imaginava.

  Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, abstenções, votos em branco e nulos somam 32.5 % do eleitorado do país inteiro no segundo turno das eleições realizado em 2016.O pior é que esse índice piorou comparando com o mesmo registrado na eleição realizada em 2012 : 26.5 %.

  O voto é fundamental para manter a democracia de um país.

  No entanto, na circunstância em que a votação é obrigatória por parte do povo, quase um terço do povo nem cumpre sua obrigatoriedade. Será que tem algum sentido de manter o voto obrigatório?

  O Japão adota o voto facultativo, já que o voto é considerado como direto não como dever. O índice de votação veio diminuindo gradativamente ao longo dos últimos 30 anos tanto na câmara baixa quanto na câmara alta de 70% para 50%, e de 75% para 45% respectivamente, conforme as figuras abaixo.


  Ou seja, cerca de 50% do povo está decidindo quem vai liderar o país. O princípio de democracia está furado. Será que assim os políticos eleitos estão exercendo suas funções representando todo povo?

  1 ) Você já faltou à votação em alguma eleição? Caso sim, por que você faltou?
  • Não votei com justificativa.( Karina, 26 anos, veterinária ) 
  • Faltei algumas vezes com justificativa.( Carlos, 55 anos, empresário )
  • Não faltei nenhuma. ( Mariana, 24 anos, estagiária )
  • Faltei uma vez porque estava de plantão. Não consegui sair do hospital para ir à votação. ( Fabiano, 30 anos, médico )
  • Nunca faltei em nenhuma votação. Sempre estive presente em todas as eleições.( Leonardo, 25 anos, criador de som )

2 ) Você já votou em branco ou em nulos? Caso sim, por qual motivo você fez isso?
  • Votei nulo para presidente. Não tinha nenhum candidato que eu pudesse confiar. ( Karina )
  • Todas às vezes eu votei em alguém. Por mais que o candidato seja ruim, acho que a gente tem que se posicionar independente de qualidade dos eleitos. Votar em branco é perder pouca possibilidade de escolher. Você se deixa de escolher alguém na tentativa de escolher. ( Carlos )
  • Já votei em nulo por motivo de protesto. ( Mariana )
  • Já votei em nulos porque não tinha nenhum candidato que representava o que eu penso correto. ( Fabiano )
  • Eu já anulei voto. Porque votei em várias eleições em candidatos que eu achava menos piores e daí depois quando eles são eleitos ou descoberta alguma coisa ruim sobre eles, eu ficava pensando que eu gastei meu voto. E aí, nas últimas eleições, eu decidi que eu não iria mais votar em quem eu não acredito independente de votando em uma pessoa que eu acho ruim. Eu evito uma pessoa pior. Mas, prefiro não apoiar em nenhum candidato que um partido que eu não concorde com as ideias. ( Leonardo )

3 ) Apesar de que o voto é obrigatório, por que você acha que o índice de votação está diminuindo nas últimas eleições?
  • Como é obrigatório, a gente tem que ir para votar. Mas, não tem candidato, é única forma que tem de não dar nosso voto para quem, a gente acha que julga que não merece mesmo. Acho que na próxima eleição aumenta ainda mais voto nulo e branco. A maioria, na verdade, tem ficha suja. Mas, criminosos continuam se candidatando. E tem que votar neles. Então, percentagem de votos nulos e brancos vai aumentar. ( Karina )
  • Acho que todo mundo está iludido com a politica. Muita gente não tem interesse e não quer mais porque a gente sabe que classe política, eles governam para si, não governam para as pessoas. Eles não têm nenhum interesse para legislar para as pessoas. Eles têm interesses próprios. As pessoas ficam iludidas e então cada vez mais o índice de abstenções, votos nulos e brancos são grandes por causa disso. ( Carlos )
  • Acho que por justamente o voto ser obrigatório, tem muitas pessoas que não se interessam pela política ou não entendem a política. Sendo voto livre, provavelmente as pessoas que se interessam pela política e buscam o conhecimento. ( Mariana )
  • A política brasileira anda muito bagunçada. Eles têm muitos escândalos de corrupções em todas as esferas de políticas. As pessoas andam desanimadas com as políticas desgostosas. A corrupção atinge a maior parte de partidos. As pessoas não têm em quem votar. ( Fabiano )
  • Eu acho que pode ser exatamente pela falta de confiança do brasileiro com os políticos. Como existem muitos escândalos políticos que são revelados quase mensalmente, semanalmente até, os brasileiros perderam as confianças nos políticos. Talvez estejam compartilhando mesmo pensamento que eu, que prefere não apoiar nenhum político, porque já não sabem mais em quem confiar. Ou simplesmente acham que a política brasileira está perdida ou algo assim. ( Leonardo )

4 ) Você acha que é necessário manter o voto obrigatório no Brasil? Ou, pode deixar o voto facultativo? Por que você acha assim?
  • Acho que o voto tem que ser facultativo. Muita gente só vai votar realmente porque é obrigatório votar em qualquer pessoa. Por exemplo, se tiver aquela pesquisa, quem tem maior número de voto, os candidatos têm mais chance de ganhar. Têm pessoas que acha que se ela votasse para outro , ela está perdendo votos. Então, ela vai votar em quem vai ganhar segundo a pesquisa. ( Karina )
  • Acho que no Brasil tem que ser obrigatório. Porque a classe dominante, ele iriam fazer de uma forma muito mais fácil de eleger um candidato do partido deles. Pelo fato da grande maioria das pessoas, porque se a política está ruim de jeito que está, a culpa é totalmente de nos. É nós que colocamos caras lá. Mas, as pessoas que têm baixa escolaridade, que não tem possibilidade de ler, e é que são as pessoas simples que trabalham bastante não tem tempo de ficar atualizando sobre o que acontece. ( Carlos )
  • É melhor o voto facultativo. Assim, aqueles que realmente têm conhecimento se interessam em votar. No voto obrigatório, muitas vezes muitas pessoas votam por votar. Não votam pensando. Votam só aleatórios justamente por ser obrigatório. ( Mariana )
  • O voto deveria ser facultativo. Muitas vezes as pessoas querem votar de fato e ,muitas vezes principalmente em locais mais pobres, o voto é comprado. Os políticos compram votos. ( Fabiano )
  • Isso é uma pergunta bem difícil de responder. Eu, particularmente, gostaria que o voto fosse facultativo. Mas, entendo um pouco da obrigatoriedade do voto. Acho que é importante as pessoas participarem da política brasileira. Mas, ao mesmo tempo, talvez o voto sendo obrigatório, seja um dos motivos pelo qual as pessoas não se interessam tanto pela política, porque ela virou um dever, não uma coisa se pesquisada e se levada a sério. Ela é uma dever de ser. Eu acho que talvez como as coisas do jeito que estão dando errado, dependendo dá para voto facultativo pudesse indicar uma mudança, talvez até uma melhor. ( Leonardo )

5 ) Para poder conter a queda de índice de votação, qual medida o governo tem que providenciar?
  • Acho que tem que fazer reforma política. A pessoa que tem ficha suja não pode ser permitida se candidatar. ( Karina )
  • Esse índice cada vez maior de abstenção e em função de descrédito de que grupo político tem. Não tem medida. Tudo que o governo faz lá em cima, as leis que eles colocam são para não ser cumpridas. As leis que eles fazem sempre é para virar a balcão de negócio. ( Carlos )
  • Tentar fazer as pessoas ter mais interesse mais pela política por governo do país. Isso vem também mais com estudo e mais educação que infelizmente é muito fraco no Brasil. Nem todas as pessoas têm acessos ao estudo e ao conhecimento, principalmente na região norte e nordeste, são analfabetos muitas vezes. Isso prejudica o caso. ( Mariana )
  • Eu acho que a primeira coisa que o governo tem que fazer é reconquistar a confiança da população. O melhor jeito de fazer isso é sendo transparente nas medidas que as coisas são aprovadas. A gente tem muito pouco conhecimento sobre como as coisas funcionam no Brasil. A população basicamente não sabe o que o governo faz. Isso pega informações que são mascadas pelos jornais, entregados pela metade. Eu acho que para o governo reconquistar a confiança no Brasil, precisaria de uma reforma talvez em todo Brasil e muitos outros aspectos brasileiros que não só o governo como educação, como nossa mídia, até nosso comportamento com os outros que não é muito tolerante em relação à política. ( Leonardo )
  ;)


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

A resposta é simples. O voto obrigatório ajuda a manter milhares de empregos no TSE, TREs e Cartórios Eleitorais.
Além disso cobra-se multa pra quem não votou e o eleitor perde um tempo danado deslocando-se para um Cartório Eleitoral sá pra justificar a falta.
O voto facultativo tornaria o sistema mais enxuto mas eles não vão querer perder essa mamata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics