domingo, 4 de junho de 2017

Estudar japonês no Japão vai melhorar seu japonês!?

  Ao caro leitor

  “A melhor maneira para estudar idioma estrangeiro é estudar esse idioma numa país onde se fala essa língua.”

  Você concorda com isso????


  Um dos alunos foi para o Japão anteontem.

  Ele vai fazer o curso de japonês numa escola de japonês em Tóquio durante 3 meses ( ou talvez 6 meses).

  Ele estudará japonês na escola por 4 horas, de segunda até sexta-feira. Além disso, durante toda estadia, ele vai pousar numa casa de família japonesa.

  Sabendo desses dois fatos, você acha que o nível de japonês dele vai melhorar????

  Vamos supor que ele vai ficar no Japão durante 6 meses.

  Como o tempo de contato com japonês é o fator importante para prever seu futuro desempenho, eu vou calculá-lo com mais precisão.

  Na escola, como ele estuda japonês por 4 horas, a soma de tempo de estudo por semana será de 20 horas  ( 4 vezes 5 ). Então, o tempo de estudo mensal será de 80 horas e ele estudará mais ou menos 480 horas em 6 meses.

  Na casa de família japonesa, ele é obrigado a comunicar em japonês com os membros da família. Vamos supor que ele fala com eles durante 1 hora por dia. Nesse caso, o soma de prática de japonês atingirá 180 horas em 6 meses.

  Somando os dois, teoricamente ele estudará japonês por 660 horas em 6 meses de estadia no Japão. 

  Diante de esse tempo relativamente longo, a gente imagina que ele vai melhorar seu nível de japonês radicalmente.

  No entanto, na minha opinião, o seu progresso de japonês depende muito de quanto ele se dedicar ao estudo de japonês.

  Eu não tenho nenhuma dúvida sobre seu progresso de japonês em 6 meses de estadia no Japão.

  Contudo, eu estou alertando que seu progresso pode variar muito conforme sua dedicação e isso pode decepcioná-lo, já que ele deve ter esperado mais.

  Eu vou lhe explicar porquê.

  Em primeiro lugar, ele vai estudar japonês numa turma junto com os outros estrangeiros que têm mais ou menos mesmo nível de japonês que ele.

  Ele vai ouvir muitas frases erradas proferidas pelos seus colegas, o que prejudicaria a melhoria adequada de japonês. A única pessoa que fala japonês tudo certinho na turma é só professora japonesa, que é uma nativa de língua japonesa.

  Normalmente a professora no Japão explica tudo em japonês. Então, ele vai conseguir melhorar seu listening bastante, sim.

  Entretanto, como há muitos alunos, normalmente 7, 8 alunos além dele, sua chance de falar ou responder às perguntas em japonês é bem limitado durante aula. Isso quer dizer que ele poderá praticar japonês bem pouco durante aula.

  Tornando-se um aluno mais participativo, ele pode aumentar a chance de praticar japonês, sim. Mesmo assim, ele poderá falar japonês por 10 minutos, na pior das hipóteses, durante 4 horas de aula. Infelizmente isso não ajuda melhorar sua fala, apesar de aprender novas gramáticas, novos vocabulários.

  O melhor lugar para ele praticar japonês é a casa de família japonesa ,onde ele se hospeda, com os seus membros. Por sorte, a família japonesa tem duas filhas que têm idades próximas a ele.

  Eles são japoneses de verdade e falam japonês 100 % correto. E ele pode trocar ideias e informações com eles na situação real. Ou seja, ele aprende se comunicar em japonês mesmo.

  Espero que todos os membros da família japonesa sejam legais e atenciosos para ele. Se alguém da família está disposto a conversar com ele pelo menos uma hora por dia, ele conseguirá melhorar sua fala radicalmente em 6 meses, sem sombra de dúvida. Posso dizer que a conversa com algum membro da família por 1 hora vale muito mais do que aula de 4 horas na escola.

  Entrar numa academia ou num clube de arte marcial, por exemplo, lhe proporcionará grande oportunidade não só de praticar japonês com os japoneses mas também de fazer amigos japoneses de verdade.

  Não estou negando fazer amizades com os outros alunos estrangeiros da turma na escola. Se o objetivo dele for aprender a falar japonês fluentemente, é melhor fazer mais amigos japoneses do que fazer amigos estrangeiros.

  Eu sei que há muitos brasileiros que não falam quase nada de japonês mesmo no Japão morando há 10 anos, já que eles falam só português com seus colegas brasileiros na fábrica e nem fazem amigos japoneses na vida cotidiana.

  O meu aluno pensa em morar no Japão no futuro próximo. Espero que ele aproveite esta estadia no Japão e melhore seu japonês como ele espera.

  Não só como professor, também como uma pessoa que está aprendendo inglês e português, eu estou muito curioso sobre quanto um rapaz de 18 anos vai melhorar seu japonês em 6 meses.

  Eu vou saber o resultado daqui a 6 meses e vou lhe relatar ao respeito num post aqui no Fanpage.

  ;)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics