quarta-feira, 13 de maio de 2015

Japão ou Brasil?Eis a questão!!


  Ao caro leitor

  A grande maioria dos brasileiros com quem eu tenho contato aqui no Brasil admira Japão e odeia Brasil. Alguns alunos até dizem que o Brasil é merda e querem sair do país de qualquer maneira.


  Porém, eu gostaria de pedir calma para as pessoas com esse pensamento.A realidade não é bem assim como pensam.

  Segue um vídeo,no qual a autora do canal do Youtube “Fale em japonês” fez depoimento sobre a diferença de cultura entre Japão e Brasil ao retornar ao Brasil recentemente.

  Eu achei o depoimento dela super interessante.

  Para quem gosta deste tipo de assunto, vale a pena assistir este vídeo.

  Claro que eu não vou concordar com todas as opiniões delas.No entanto, eu concordei com a grande maioria das opiniões deles.

  Eu concordei com seguintes depoimentos. 

  • Os brasileiros são comunicativos e começam a puxar assunto de qualquer maneira até utilizando ironia.
  • No Brasil, nada funciona direito.Por isso, a coisa que consegue terminar em algumas horas no Japão levaria semanas.
  • As mulheres no Brasil sempre são alvos de assédio sexual por homens tarados.
  • A proporção de mulheres bonitas no Brasil é maior do que a mesma no Japão.
  • Falar sua língua materna é maravilhoso, já que pode falar à vontade sem stress.
  • A laço de família é mais forte no Brasil.


   Eu não concordei com seguinte depoimento.

  • A comida no Brasil é melhor do mundo.


   Eu acho que a comida no Japão é melhor do mundo.Acredito que todas as pessoas do mundo inteiro acham que as comidas dos seus países são melhores do mundo.

  O que eu sempre digo ao respeito é seguinte.
  
  日本は暮らしやすい国だが、生きにくい国である。

  O Japão é um país onde é prático de viver, mas um país onde é difícil de viver.

  ブラジルは暮らしにくい国だが、生きやすい国である。

  O Brasil é um país onde é inconveniente de viver, mas um país onde é fácil de viver.

  No vídeo, a autora do vídeo disse que não está se arrependendo de ter voltado ao Brasil e não se sente saudade do Japão.

  E o autor do blog “Muito Japão” também voltou ao Brasil recentemente depois que ele morou no Japão há mais de 10 anos.

  Ou seja, os brasileiros, sem nenhuma descendência japonesa, estão voltando ao Brasil, deixando um país maravilhosa Japão, que os meus alunos brasileiros admiram.

  Considerando os fatos, dá para chegar a conclusão de que o Japão é um país que os brasileiros querem permanecer pelo resto da vida ou há algumas coisas muito boas aqui no Brasil.

  Os brasileiros têm mais dificuldade em se adaptar à sociedade japonesa do que os japoneses que se imigram para o Brasil.....

  Na minha opinião, se a segurança pública no Brasil melhorar significativamente e conseguir deixar país menos caótico e mais organizado, o Brasil será uma opção bem melhor do que o Japão.

  E aí?O que você acha?


  ;)

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu convivi com japoneses durante um bom tempo da minha adolescência (com pessoas do Centro Cultural Tikufukai em Ipatinga-MG) então tive um aprendizado valioso.
Os japoneses ensinam uma lição que o Ocidente está demorando demais aprender: "valorize a cultura, a tradição, o conservadorismo" vejamos, não é qualquer um que consegue entrar ou viver no Japão. O Japão é um país forte que aprender a sobreviver em condições geológicas extremas e ainda assim é um fortíssimo pólo cultural da humanidade. Tem que respeitar mesmo.

Admin disse...

Se eu pudesse passava uns tempos morando no Brasil e uns tempos morando no Japão, os dois países detém características únicas, pra mim o maior problema mesmo seria a comunicação, é algo que me incomoda não poder me comunicar plena e fluidamente, pois mesmo estudando a língua japonesa não me sentiria tão confortável quanto me sinto ao falar português, sobre as diferenças culturais, para quem é aberto a novas experiências seria algo totalmente contornável tendo em vista a mais fácil capacidade de adaptação.

Anônimo disse...

Percebo que a maioria das criticas quanto ao Japão é a falta de comunicação e calor humano, tenho parentes que moraram nos EUA e Europa e reclamam da mesma coisa...sei lá, as vezes acho que o brasileiro é muito carente e mimado, como disse o técnico da alemanha hehehehe

Anônimo disse...

Para mim depende da personalidade,da capacidade de adaptação e da indetificao cultural de cada um,as vezes a pessoa nasce no país e por mais que viva não consegue se familiarizar não sente que pertence a ele quando vai morar em um outro parece que sempre viveu ali pois se identificou com tudo tem outros que percebem o contrario e voltam descobrindo que o seu país de fato e o seu lugar

Anônimo disse...

Muito bom o seu blog e admiro o seu ponto de vista, principalmente a respeito da comida! O que você falou é muito certo - a comida do seu país certamente é a melhor do mundo. O alimento está diretamente relacionado com a própria história e com os laços afetivos, o que vai muito além de sabores ou ingredientes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics