domingo, 25 de maio de 2014

Qual é a diferença definitiva entre a sociedade brasileira e a japonesa!?

  Ao caro leitor

  Quem gosta da cultura japonesa deve admirar o Japão e gostaria de morar lá usufruindo tudo que a sociedade lhe oferece.

  Contudo, hoje eu gostaria de explicar sobre o fato de que todas as moedas têm dois lados.

  Para você ter uma ideia, vamos supor que você marcou três encontros num dia dentro de 23 distritos em tóquio conforme a tabela a seguir.

Com quem vai encontrar
Horário marcado
Lugar de encontro
Cliente A
9:00 - 12:00
Akihabara
Cliente B
13:00 - 14:00
Shinjyuku
Cliente C
14:30 - 16:00
Ikebukuro

  Como você sabe, os trens no Japão estão circulando nos horários estipulados, sem nenhuns segundos de atrasos.Contanto que você saia de casa no horário certo, você poderá pegar quaisquer transportes públicos tais como ônibus e trem sem problema e poderá chegar no horário marcado, tudo como você tinha planejado antes.


  Como os japoneses costumam ser bem pontuais, a reunião com o primeiro cliente A começará exatamente a partir das 9 horas e terminará às 12 horas como tínhamos combinados com ele antecipadamente.

  O melhor é que pode acontecer exatamente mesma coisa nos outros dois encontros.

  Assim, você poderá cumprir três compromissos exatamente de jeito que você tinha planejado antes, já que todas as pessoas respeitem os horários marcados e os transportes públicos não se atrasam.

  O que você acha sobre isso? Você acha maravilhoso?

  Como será um caso similar aqui no Brasil?


  Mesmo que você se levante cedo para poder pegar ônibus mais cedo com o objetivo de chegar a tempo no primeiro compromisso, às vezes aquele ônibus que ia chegar mais cedo acaba chegando muito mais tarde e você poderá chegar atrasado no primeiro encontro.

  Ou, mesmo que você chegue no horário certinho, talvez o cliente A ainda não esteja no local de encontro e você precisará esperar muito tempo até que ele chegue.

  Para piorar, aquela reunião marcada para terminar até meio dia pode ir até 13 horas por causa do atraso do cliente, o que pode prejudicar o segundo compromisso seu.

  Assim, às vezes aquele plano que você tinha planejado antes fica tudo em vão.

  Contudo, por incrível que pareça, às vezes tudo vai dar certo no final.Por exemplo, o cliente B lhe avisa, em cima da hora, que ele precisa cancelar o encontro por causa do imprevisível ou ele mesmo chegue atrasado.

  E a mesma coisa pode acontecer com o último cliente C também.Como todo mundo não respeita e cumpra sua palavra, às vezes fica possível de cumprir todos os compromissos naquele dia, de jeito que nunca tinha imaginado.


  O Japão é uma sociedade onde você pode cumprir tudo de jeito que você planeja antes, enquanto o Brasil é uma sociedade onde você não pode prever como o que você planejou vai rolar.

  Qual sociedade você prefere? A sociedade japonesa?

  Normalmente os turistas estrangeiros que visitam o Japão ficam admirados com toda essa organização.Contudo, eu lhe questiono o seguinte.

  Para que tudo seja certinho e organizado, todos os membros da sociedade precisam cumprir suas tarefas sem nenhumas falhas, o que exige muito de cada membro e gera muito frustrações entre povo japonês.


  Quem erra é muito criticado pela sociedade e pode até ser excluído da sociedade por ser integrante incapaz de atender à exigência pela sociedade.

  O número elevado de suicídios e de Hikikomori é preço caro que o povo japonês precisa pagar para manter essa sociedade organizada e certinha que você enxerga por fora.

  Por isso mesmo, caso você chegue no local com 1,2 minutos de atraso, você precisará avisar seu atraso para cliente antes e pedir mil desculpas ao chegar no local para nunca chatear cliente.

  Por outro lado, eu tenho impressão de que os brasileiros não se cobram e não cobram dos outros também.Então, dificilmente eles pedem desculpas por atraso de 5 minutos ou pouco a mais.

  Caso você descreva essa característica do ponto de vista positiva, os brasileiros em geral são generosos e pacientes.Caso você descreva essa característica do ponto de vista negativa, os brasileiros em geral são irresponsáveis.

  Enquanto os japoneses tentam cumprir suas tarefas com 100 % de esforços e dedicações, os brasileiros tentam cumprir suas tarefas com 90 % de dedicações.

  Nenhuns brasileiros acham que o descumprimento das suas tarefas até o prazo estipulado é bom e justificável.Mesmo assim, muitos brasileiros acabam não cumprindo suas promessas mesmo sem querer, o que será muito criticado pelas outras se fosse no Japão.

  Deu para perceber isso só observando tantos atrasos das obras para Copa do Mundo aqui no Brasil,ne? Nem um evento mundial conseguiu fazer com que mude essa característica brasileira, o que já está no DNA.
 

  Portanto, se você for um brasileiro com essa característica, seria melhor não ir morar no Japão, pois você vai sofrer lá, apesar de que visitar o Japão não tem problema.

  Contudo, graças a essa característica, o índice de suicídio no Brasil é bem baixo.

  Por outro lado,infelizmente, muitos japoneses se suicidam por não poder cumprir suas tarefas, no nível em que sociedade ou empresa exige.

  A morte é única coisa que não tem solução.

  Eu lhe pergunto mais uma vez.

  Em qual sociedade você prefere?

  Uma sociedade em que você se mata pela pressão social ou uma sociedade em que você vive com medo de assaltos.

  ;)
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Anônimo disse...

eu sempre tento explicar isso para as pessoas na internet, não é que japão seja um lugar ruim de se viver mas lá também não é nenhum paraíso, como qualquer lugar do mundo lá tem seu pontos positivos e negativos.

sei que muito irão aparecer aqui dizendo que preferem o japão, mas eu DUVIDOOOOO que a maioria realmente suportasse viver lá por toda a vida e com toda a pressão que o povo japones sofre,e prova disso são as comunidades brasileiras no japão, se realmente a maioria conseguisse se integrar dentro do japão então porq eles formam comunidades?
muitas das pessoas que vivem nessas comunidades nem aprender japones aprendem porq tudo na vida delas é brasileiro

ImpMontezuma disse...

Ótimo post ^^ Eu penso muito parecido com você. Todos os lugares tem suas vantagens e desvantagens :)

Anônimo disse...

Nem sempre se consegue fazer tudo do jeito que se quer, logo, nós OCIDENTAIS estamos certos pois aceitamos os imprevistos da vida, como o tropeção que se pode levar, um acidente de trânsito, um acidente de carro, etc.

Timeseeker disse...

Eu preferiria pressão social, ao menos saberia que chegaria em casa vivo.

Daniel Carvalho disse...

O ideal é que, quem vai para um país diferente, não vá pensando em "usufruir da estrutura", mas sim adaptar-se e contribuir com seu novo conjunto.
Muita gente que comenta "ai eu adoraria ir pra lá, porque gosto de pressão" não aguentaria, pois nasceu no Brasil, absorveu a cultura e até sem perceber, tem os cacoetes daqui. E o mesmo vale para japoneses que vêm para cá: muitos simplesmente não conseguirão se adaptar a essa "malemolência" do Brasil.

O ideal seria mesmo um meio-termo, ou seja: que o brasileiro se esforçasse mais para cumprir seus prazos, e o japonês fosse um pouco mais tolerante não com a má-vontade, mas com os imprevistos...

Anônimo disse...

Assim, eu acho q todo mundo tem o direito de ir morar no lugar que quiser, mas tem que estar ciente de que as coisas não são perfeitas em nenhum lugar do mundo,e vai ter que se adaptar não adianta agir como agia no lugar em que nasceu porque não vai dar certo mesmo,e isso não é só no Japão,seja nos EUA,Europa,áfrica,Oceania,qualquer lugar do mundo vai ter uma sociedade diferente com um modo de pensar que talvez seja estranho para uma pessoa ou ela não se acostume.
E realmente é melhor termos um meio-termo,pois pra mim os dois países estão errados,aqui no Brasil a maioria das pessoas não se esforçam o bastante em quase nada,não levam muitas coisas a sério e ainda tem a questão da violência que está cada vez pior,e no Japão, embora seja um país seguro e com boa estrutura o povo precisa ser menos rigoroso com os outros e consigo mesmos.Mas em relação a pergunta eu preferia sim um país com pressão social do que viver em um país que posso morrer em um assalto e o bandido continuar solto ou morrer na fila de espera de um hospital público

miraiprius disse...

jeitinho brasileiro levar vantagem em tudo,eu nao gosto dos politicos brasileiros

Unknown disse...

Ao contrario do que 90% dos brasileiros diz, morar no Brasil tem sim suas vantagens. O Problema deste pais e que o povo tem patriotismo ZERO e nao ta nem ai pra quem bota como presidente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics