quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

As carnes no Japão são mais baratas do que as carnes no Brasil??

  Ao caro leitor

  Muitos brasileiros já me perguntaram a seguinte esperando que eu respondesse “sim”..

  “As carnes no Japão são caras,não é?”

  Hoje eu gostaria de tratar sobre carnes no Japão.


  Na verdade, a resposta pode ser “sim” e pode ser “não”.

  No caso de carne importada, a resposta seria “Não”.

  Em 1991, o governo japonês acabou liberando a importação de carne bovina do exterior para atender a solicitação ( pressão ) por parte do governo americano. Isso ajudou a baixar o preço de carne bovina no Japão. E a grande quantidade de carne, principalmente do Estados Unidos, entrou no Japão.


  Depois que aconteceu o problema de vaca louca, o governo japonês proibiu a importação de carne dos Estados Unidos no final de 2003. Para atender a demanda na época, os japoneses passaram a importar mais carnes da Austrália.

  Segue a figura na qual mostra de quais países o Japão importa carne de vaca em 2011.


  Enfim, a grande maioria da carne barata que você vai se encontrar em qualquer supermercado do Japão é do exterior, principalmente da Austrália, o que se chama de “ Ausi Beef ( オージービーフ )”.

  Essas carnes importadas são baratas.Por incrível que pareça, eu até posso dizer que são mais “baratas “do que no Brasil.

  Segundo a pesquisa feita pelo ministério de agricultura, florestas e pescas, os preços das carnes por kg aos consumidores são seguintes.


Carne bovina importada
Carne bovina nacional
Carne suína
Carne de frango
Ienes
3040
6730
2430
1260
Reais
69.5
153.8
55.5
28.8

  Considerando que a renda pelo capita no Brasil é menor do que um terço da mesma no Japão, o preço de carne bovina no Brasil, que oscila entre 18 e 35 reais conforme as partes de carne, não é tão barato que você imagina. Pode se dizer que até há carnes mais caras do que no Japão.

  Ou seja, aquela imagem dos brasileiros em relação aos preços das carnes no Japão é simplesmente preconceito.Infelizmente os brasileiros têm que lamentar mais uma vez sobre preços elevados até de carnes, além dos produtos eletrônicos e automóveis.

  No caso de carne “feita” no Japão ( Wagyuu 和牛 ) pelos criadores japoneses, a resposta é definitivamente "Sim", como eu já lhe mostrei na tabela acima.

  Wagyuu é caro mesmo. A razão principal para isso é mão de obra mais cara.

  Contudo, não é só isso.Com o objetivo de competir contra carnes importadas,os criadores japoneses investiram nas qualidades das carnes.Eles criam vacas de maneira muito especial como se fossem seus filhos.

  Por isso mesmo, Wagyuu é bem mais gostosa e macia.Os criadores de algumas regiões inventaram as marcas para carnes bovinas. Aliás, uma associação pública classifica as carnes conforme suas qualidades, o que eu não vejo aqui no Brasil.

  Matuzaka Gyuu ( 松阪牛 ) e Koube Gyuu ( 神戸牛 ) são marcas mais famosas.Imagine carne de Matsuzaka Gyuu que foi classificada para nível 12, o nível mais alto.Deve ser extremamente gostosa!!!

  Pelo levantamento que eu fiz na internet, duas fatias de 200 gramas de Matsuzaka Gyuu custam 13980 ienes ( 328 reais )!!!


  Eu jamais teria coragem de comer uma carne como essa.( Só há alguns dias antes de minha morte.....)

  O que os japoneses valorizam nas carnes é Shimofuri ( 霜降り ), que tem pontinhas brancas de gordura espalhadas em toda superfície da carne.Shimo é geada.Furi significa uma parte de verbo “cair”. Ou seja, Shimofuri é um estado em que geados caíram no chão.Dizem que muitas pontinhas de gorduras deixam carne mais macias.Você já comeu carne assim?

  Ao visitar vários supermercados no Japão durante viagem, eu notei uma coisa diferente dos supermercados no Brasil.

  Eis a variedade de peixes e frutos de mar.


  A área do setor de peixe era igual à área total do setor de todas as carnes, bovina,suína e frango.

  Só para você ter uma ideia, a proporção de cada setor era mais ou menos assim.

  Peixes e frutos do mar   50 %
  Carne bovina                 25 %
  Carne de frango            15 %
  Carne suína                   10 %

  Deu para entender como os japoneses comem os peixes no dia a dia,ne?

  Aliás, você já deveria ter imaginado isso, já que a culinária japonesa mais famosa no exterior é Sushi e Sashimi.Então, essa proporção seria uma situação previsível.

  Como eu não voltava ao Japão há muito tempo, eu me surpreendi com as variedades das peixes no supermercado do Japão, pois eu já estava acostumado a ver supermercado brasileiro que tem pouca variedade dos peixes.

  Na verdade, os japoneses em geral começaram a comer carnes de gados a partir do início da Era Meji ( 1868 - 1912 ) com a intenção mostrar que você é pessoa moderna e ocidentalizada....


  Até então, os japoneses comiam só carnes de animais caçados tais como veado e javali por causa do budismo e dizem que não havia ideia de criar gados para comê-los, já que os agricultores utilizavam vacas para auxiliar seu trabalho no campo.

  Os brasileiros utilizam seguintes termos para carne : carne vermelha e carne branca.Quando eu ouvi isso aqui no Brasil, eu não entendia nada.

  Um brasileiro me dizia assim. “Eu não como carne vermelha.Só carne branca que eu como”

  Como assim?Os brasileiros escolhem carnes para comer por causa da cor de carne?

  Como os japoneses não tem essa noção, nós não utilizamos esses termos para carne.

  Por último, eu gostaria de tratar sobre as formas de carnes em dois países.

  No Japão, a grande maioria das carnes vendidas no supermercados são fatiadas bem fininhas, pois há bastante pratos,nos quais usam carnes bem fininhas.

  Sukiyaki, Yakiniku,Shabu shabu, Gyudon, Nikuyasaiitame.


  Por outro lado, no Brasil, há bastante carne bem grande e grosso.Porque os brasileiros utilizam essas carnes para Churrasco ou Sopa.

  Eu adoro esses pratos japoneses apresentados acima.Porém, eu adoro churrasco também.Contudo, depois que eu comer muitas carnes na churrascaria, nem dá vontade de ver carnes durante 3 dias no mínimo.

  E aí? Você come bastante carnes no dia a dia?

  Ou você é vegetariano por acaso?

  ;)

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Anônimo disse...

Quando eu for um dia p/ o Japão só vou comer em fast fods(pois são bem baratos), pois não como peixes ou frutos do mar. Mas comerei algum dia o famoso Kobe beef que tem gorfura entrelaçada com fibras na carne , pois tem vezes que temos de valorizar o hedonismo.

ImpMontezuma disse...

Isso realmente foi novidade pra mim ^^... E mais ainda pelo fato de que a carne cara japonesa tem gordura espalhada por toda parte... Isso eu considerava como um ponto ruim... Ja que gordura geralmente da um gosto ruim... e do modo como a carne japonesa esta não tem como tirar essa gordura... Mas... eu nunca experimentei, pode ser que eu esteja errado... Só que por esse preço nem vou tentar XD

Anônimo disse...

Muito interessante. Sempre achei a carne no Japão bem cara, não só pelo preço bruto mas também pelos costumes do povo comprar pequenas quantidades por compra. Enquanto os brasileiros compram 1~3kg de uma vez, o japonês costuma comprar poucas fatias de 200g. O mesmo vale para frutas.
Se for observar pelo preço relativo, realmente a carne japonesa é barata. O que impressiona, é que são importadas. Como será que funciona a tributação japonesa?

Iruka disse...

Não sei por que no Brasil as carnes são ruins....e somos um dos maiores exportadores!
Os cortes de contra filé, patinho,alcatra, pelo menos na minha cidade são terríveis.Muita fibra, gordura e duras!Já comprei em diversos estabelecimentos e sempre me decepciono.Peixe fresco não existe,e os congelados vem com mais gelo do que peixe...Já fui vegetariana por 1 ano, não consegui continuar.Apesar de eu ser descendente de japoneses, não como sashimi e nem camarão.Gosto de shabu shabu e gyudon,mas os açougues do Brasil não cortam carnes finas como no Japão.

Fábio disse...

Fui mandado por um tempo para o Japão em uma das filiais da empresa onde trabalho e não achei a carne mais barata não. Lembro até o dia que fizemos um churrasco e fui no açougue comprar carne, o vendedor quase caiu de costa quando disse que queria levar 3 kg de carne, paguei uma fortuna. Eu achando que iria impressionar todo mundo e chega os americanos da empresa fazendo uns T-bones com um molho maravilhoso. Achava que americano não era bom em churrasco, me enganei.

Agora o wagyu é caro mesmo no Brasil, em São Paulo pelo menos acha fácil e é uma delícia. Tem até hamburguer de wagyu.

http://www.wagyu.org.br/

O que no Japão é barato e de ótima qualidade são os pescados e frutos do mar.

Unknown disse...

Não fazia ideia dessas diferenças de preço...
E aliás, Yuki, cortes grossos de carne só vejo aí no Rio Grande de Sul, e meu pai, que é gaúcho mas vive há 24 anos aqui em Santa Catarina, sente bastante falta desses cortes grossos por aqui, que tu põe na churrasqueira e prepara com bastante calma... às vezes ele consegue em um açougue aqui da cidade pedir um corte mais grosso, mas não sempre...

Anônimo disse...

Eu não acho que seja mais barato. Olha o site de vendas de uma loja brasileira daqui do Japão e compare o preço.

http://www.tele-amigos.com/category/index/cat/0102

Anônimo disse...

Carne vermelha é como chamamos a de gado.
e Carne Branca é a de frango.
por causa da cor de cada uma, é só um outro nome pra fazer a diferenciação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics