segunda-feira, 22 de abril de 2013

Como você pode se tornar autor de manga no Japão!?

  Ao caro leitor

  Você gosta de ler manga?

  Sim!?Já pensou em ser mangaka ( 漫画家,autor de manga ) ?

  Hoje eu gostaria de lhe apresentar sobre como você pode se tornar mangaka.


  Quem acompanha este blog deve saber que eu queria ser mangaka quando eu era adolescente, como eu já tratei num post.

  Como não tinha internet na época, eu era obrigado a comprar livros, com os quais eu conseguia obter informações tais como modo de desenhar manga, ferramentas necessários para desenhar manga, modo de inventar história.

  A caneta chamada Gペン ( G pen ) e a fita especial para colar no desenho chamada スクリーントーン ( Screen Toon ) eram objetos especiais destinados só para pessoas que desenham manga.Portanto, eu não os achei na papelaria perto da minha casa e precisava ir até tóquio para comprá-los.


  Para você se tornar mangaka profissional, havia dois jeitos na época. O primeiro era levar sua manga para editora pessoalmente.O segundo era mandar sua manga para concurso de manga realizado pela editora.

  O concurso mais reconhecido no Japão é da editora Shueisha, que publica 週刊少年ジャンプ ( Jump ), a revista de manga mais vendido no Japão.A grande maioria dos animes que você conhece é de revista Jump. Os exemplos disso são Dragon Ball, Cavaleiro do zodíaco, One Piece, Naruto....

  Este concurso tem duas categorias : manga comum ( ストーリー漫画 ) e manga de comédia ( ギャグマンガ ).Homenageando às grandes mangakas, o nome para manga comum chama-se Tezuka shou ( prêmio Tezuka ) e o nome para manga de comédia é Akatsuka shou ( prêmio Akatusku ).


  Se quiser conhecer mais sobre estes dois caminhos mais tradicionais para você se tornar mangaka, eu lhe recomendo anime Bakuman que eu já tratei num post.

  Bom.Desde a época em que eu sonhava em ser mangaka, muitas coisas mudaram, graças a internet e desenvolvimento da tecnologia, seja bom, seja ruim!!

  Para começar, hoje em dia você não precisa mais de papel e caneta para desenhar manga como antigamente!!Na era digital, o que precisa é computador, caneta especial e mesa digitalizada destinada para desenhar manga!!

  Pela pesquisa que eu fiz, o produto mais reconhecido é da empresa japonesa WACOM.Parece que é a empresa que lidera neste segmento.

  Entre todos os produtos da Wacom, o que eu achei mais interessante para quem quer ser mangaka é produto chamado Bamboo Comic, o que você pode comprar só no Japão.


  Este produto inclui mesa digitalizada, caneta especial e alguns softwares úteis para desenhar manga!!Bah! Eu adorei!!É perfeito para quem quer desenhar manga como passa tempo como eu.

  O preço praticado deste produto no Japão é de 10 mil ienes mais ou menos ( equivalente a 200 reais ). É barato,ne?

  O produto que corresponde Bamboo Comic seria Bamboo Connect no Brasil.Você pode conferí-lo no vídeo a seguir!!


  Além disso, eu gostaria de lhe recomendar um software,com qual facilita muito a produção de manga.


  Você pode conferir o produto no vídeo a seguir!!


  Com a ajuda deste software,você pode produzir um manga que tenha a qualidade da manga feito por profissional!!

  Depois que você fizer manga, você pode mandá-la para sites destinados para sua divulgação da manga,além de você poder ver mangas dos outros usuários.

  O site que eu achei mais interessante foi Manga Gocha que é administrado pela editora de manga. Como quem administra este site é editora,algumas mangas em destaque estão sendo vendidos como manga impressa pela editora!!


  Se você conseguir vendê-la, você já é considerado como mangaka profissional. Ou seja,é terceiro caminho para você se tornar autor de manga profissional, além de dois caminhos citados acima!!

  Assim, hoje em dia qualquer pessoa pode se tornar mangaka profissional.Isso quer dizer que aumentou a concorrência entre os futuros mangakas e os atuais ao mesmo tempo.

  Infelizmente poucas pessoas conseguem sobreviver como mangaka profissional.No entanto,todo mundo tem chance de ser rico e famoso fazendo coisas que você gosta!!

  E aí? Você quer tentar ser mangaka?

  ;)

Comentários
16 Comentários

16 comentários:

FernandoSC disse...

Post interessante.

A título de curiosidade, quanto que Mangakas famosos como Eiichiro Oda e Masashi Kishimoto ganham? Eles recebem salário ou uma porcentagem das vendas? Tais mangakas podem ser considerados ricos tendo em vista o padrão de vida do Japão?

Obrigado.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Se ele não é rico, quem é rico????
;)

Anônimo disse...

Esse da primeira foto é algum desenhista famoso? Nossa, ele é idêntico ao meu irmão, levei um susto até.

Iruka disse...

Eu nunca li nenhum mangá japonês, mas quando era mais nova gostava de ler histórias em quadrinhos de terror.
Existe mangá em hiragana sem ser infantil?

Douglas disse...

Há uns 2 anos atrás fiz curso de design gráfico e notei que seria útil comprar uma mesa digitalizadora. Como não trabalhava, precisei juntar dinheiro e comprar a mais barata, saiu por 115 reais. Ajudou bastante,pois agilizou muitas coisas e era muito boa pra pintar os desenhos.
Sempre fui ruim em colorir os desenhos com lápis. ¬¬
Quem quiser pode da uma olhada na minha galeria ^^
http://douglas-0.deviantart.com/gallery/

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
A pessoa da foto não é autor famoso.
Infelizmente não tem manga escrito só em Hiragana.
;)

Unknown disse...

Yuki,

sei q é meio offtopic.
Mas é possível que um gaijin vá morar no Japão sem parentesco e nem intercâmbio?
Quais seriam essas possibilidades?
Poderia até fazer um post com isso?
(Sou novo no seu blog, se já vez algum post com esse tema poderia me ajudar a encontrá-lo?)
E aliás falar qual a diferença entre um japones vir morar no Brasil, assim do zero, sem parentesco e sem intercâmbio tbm.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
O Japão não é um país aberto para estrangeiros.
Para você trabalhar no Japão, precisa de qualificação alta.
;)

Unknown disse...

Sim, de quais qualificações vc fala, Yuki?
Não acha que muitos que leem o seu blog não teriam vontade de conhecer ou morar no Japão e por isso teriam a mesma curiosidade que eu tenho? Sobre as possibilidades de conhecer ou morar lá. Seria interessante tbm se pudesse fazer o q sempre faz no seu blog q é fazer uma comparação também para um japonês vir e morar no Brasil ou apenas conhecer, falar sobre as dificuldades?

Sobre o seu curso, vc prossegue para quem já fez o Minna no nihongo, o primeiro livro?
Qual seria o valor para as aulas intensivas?

Unknown disse...

Tenho vontade de conhecer o Japão e quem sabe até morar por lá algum tempo.

Anônimo disse...

Vc tem q ser nissei, sansei ou casado com uma descendente.

Unknown disse...

Estou sabendo da entrada do mundo digital que vem facilitando a produção dos mangás no mundo inteiro porem muitos mangákas preferem o jeito tradicional "lapis e papel", apesar que e mais que obvio que um mangáka utilizando uma mesa digitalizadora conseguiria ser mais produtivo que um mangáka que utiliza "lapis e papel" pelo fato de que você pode traçar e colorir somente com alguns toques sem muito esforço, eu já venho arriscando torna-se um mangáka porem falta-me mais noção de desenho ser mangáka não e muito facil mais tambem não e muito dificil pelo menos do meu ver, porem a parte dificil de fato e ter que aprender japonês avançado... E claro que não e tecnicamente necessario para se criar um mangá porem, para ser um mangáka profissional ou pelo menos que a obra tenha um pouco de sucesso e necessario algo como garantir que suas obras sejam passadas ao publico japonês, existem muitos brasileiros "otakus" fãs de mangá e anime mais se torna mangáka no Brasil e como querer ter um futuro desastroso, pois pouco existiria editora para publicar os mangás, sendo que os mesmo ja são considerado polemicos, desde anos existem essa richa para com a cultura oriental, mangás e animes, são formas interessantes de desenhos destinadas a varios publicos, porem muitos do ocidente aqui enchergam isso de maneira ruim, já que partiram varias críticas de pessoas do ocidente, afirmando que isso era um mál para a cultura ocidental, por isso, quase a TV de todo ocidente não transmitem muito animes, pelo fato da maioria conter cenas de violencia intensa e derramamento de sangue mesmo em animes com o traçado simples e infantilesco contem sangue ou muita coisa erotica, coisa que quase nenhum desenho ocidental tem, por que a maioria do publico mais velho no ocidente consegue ver que desenho e apenas destinado a criança sendo que isso não e verdade felizmente...

Akio Omoto disse...

Cara para morar no japão tu consegue com visto de trabalho, porém tem que ser bem qualificado. Porque o japão é bem fechado nessa questão.
Procure site de emprego japonês e tente enviar alguns currículo. dependendo da sua graduação a ampresa te aceita e te traz.
No tempo que fiquei no japão vi muito americanos e a maioria era professor de inglês.

Unknown disse...

Há a possibilidade de se criar uma história os episódios, e enviar para alguma empresa criadora de mangá ou anime?

Caio Graco disse...

Elew ganham pela porcentagem de vendas, além do dinheiro da publicação e pelos direitos autorais dos merchandising...
Soma tudo....

Caio Graco disse...

Elew ganham pela porcentagem de vendas, além do dinheiro da publicação e pelos direitos autorais dos merchandising...
Soma tudo....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics