quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Você quer ler mangas tomando refri à vontade!?

  Ao caro leitor

  Você já ouviu falar 漫画喫茶 ( cafeteria de manga )?

  É um estabelebimento comercial onde as pessoas podem ler mangas à vontade.

  Eu entrei neste tipo de estabelecimento só uma vez na minha vida, quando eu viajei para Japão em 2010.

  Hoje eu gostaria de lhe apresentá-la neste post.


  Eu morei no Japão até 1998. Na época, ainda não tinha cafeteria de mangas.Portanto, eu acredito que tal estabelecimento deve ter surgido no início do ano 2000.

  Inicialmente o objetivo principal deste estatabelcimento era para oferecer um ambiente confortável para leituras de mangas aos asalariados ou fãs de mangas.

  No entanto, após o surgimento da banda larga, os estabelecimentos passaram a oferecer a navegação na internet também aos usuários.

  Hoje em dia, a cafeteria de manga se transformou em tipo “Parque de diverão”, onde as pessoas podem usufruir divérsos tipos de serviços tais como :

Cantar karaoke
Jogar jogos online
Navegar na internet
Jogar jogos nos aparelhos grandes
Ler mangas
Comer e beber



  Eu vou lhe mostrar os valores praticados neste tipo de estabelebimento pela tabela a seguir.

Duração
Dia da semana
Fim de semana
1 hora
10 reais
12 reais
3 horas
25 reais
27 reais
6 horas
42 reais
44 reais
9 horas
55 reais
57 reais
12 horas
75 reais
77 reais

  Neste tipo de estabelecimento, adota-se o sistema ドリンクバー ( Drink Bar ), através do qual usuários podem tomar refrigerantes, suco, chá e café à vontade durante o tempo em que eles permanecem.


  É tri legal,ne?

  Você poderá ler mangas favoritos tomando refri à vontade!!

  Um manga que tem 200 páginas custa cerca de 400 ienes ( equivalente à 10 reais ) no Japão. Quando eu fui à cafeteria de manga junto com meu amigo, eu só consegui ler apenas um manga em uma hora enquanto meu amigo lia dois mangas.


  Ou seja, eu li um manga inteiro no local, mas eu não ganhei essa manga.Talvez não valha a pena passar tempo na cafeteria de manga para quem lê mangas devagar como eu.

  Se eu gostar de um manga específico, eu deveria comprar esse manga para conseguir colecioná-lo. Assim, eu posso lê-lo quantas vezes quiser em casa.

  Então,este tipo de estabelebimento servirá só para asalariados que acabaram ganhar tempos livres fora das empresas entre trabalhos, ou pessoas que sabem ler manga muito rápido.

  Enfim, pelo menos, não foi criada para mim.

  Mudando um pouco de assunto, este tipo de estabelecimento chamou muita atenção logo depois da crise econômica mundial provocada pelo colapso da empresa Lehman Brothers em 2008.

  Sabe porquê?

  Como estabelecimento estava funcionando há 24 horas e oferecia até banho para usuários, muitas pessoas de classe baixa que não tinham moradias passavam noite inteira para dormirem no estabelecimento, comendo comidas baratas e tomando refrigerantes à vontade.


  Ou seja, cafeterias de manga se serviam como hoteis baratos, onde abrigavam desempregados e trabalhadores tempoários, o que comprometia a segurança do estabelecimento pelos usuários comuns.

  Como japonês, eu lamento lhe mostrar as partes negativas do Japão. Porém, isso faz parte da realidade no Japão, onde tem aumentado as diferenças sociais cada vez mais.

  Na época, os policiais fizeram vistorias nos estabelecimentos para mandar essas pessoas irem embora para que consigam manter seguranças nos locais.

  Aliás,como têm quartos individuais normalmente, os fugitivos acabam utilizando cafeteria de manga como esconderijo.No ano passado, um suspeito famoso foi descoberto numa cafeteria de manga em tóquio.


  Só que o governo japonês precisaria tomar outras medidas para que essas pessoas tenham moradias e empregos.Porque todos nós temos direito de passar vidas com dignidade, contanto que estejamos disposto a trabalhar,ne?

  Bom.Voltando ao assunto, além da cafeteria de manga, há outro tipo de estabelecimento muito bom no Japão, onde você pode passar o tempo à vontade.E de graça ainda.

  Eis biblioteca municipal.

  Diferente da biblioteca municipal no Brasil, geralmente biblioteca no Japão é lugar muito confortável e limpo, como você pode conferir no foto embaixo.


  Além de ter muitos volumes de livros de diversos gêneros, há até mangas.Como os livros são doados pelas cidadões, você consegue achar até livros recem-lançados nas livrarias.

  Para você conseguir pedir livros emprestados, basta levar sua identidade e fazer cartão da biblioteca.Normalmente o usuário cadastrado pode pedir mais ou menos 5 livros emprestados durante 2 semanas.

  Quando eu era vestibulando, eu ia à biblioteca durante férias de verão para estudar. Mudar ambiente de estudo foi muito bom para mim.Além disso, como havia outros vestibulandos estudandos lá, eles me incentivavam a estudar mais.


  Infelizmente não oferece refrigerante gratuitamente lá.No entanto,você pode acessar à internet à vontade sem pagar nem um centavo.

  Todas as vezes que eu voltava para Japão, eu ia à biblioteca para pedir livros escritos pelos escritores fovoritos emprestados.

  No Brasil também há algo parecido com cafeteria de manga : Cyber café.

  Só que normalmente lá oferece só internet, cafe e lanche no máximo. Não é considerado como parque de diversão que nem no Japão.

  Você se interessou pela cafeteira de manga? Talvez valha a pena visitá-la uma vez para conhecer uma parte da cultura japonesa, caso você viaje para o Japão.

  ;)


Comentários
13 Comentários

13 comentários:

Anônimo disse...

Mas no Japão quem não tem moradia fixa não consegue emprego.

Anônimo disse...

Pra mim não serviria, eu fico meio perdido em lugares que há muitas coisas diferentes para fazer, não sei me decidir, eu ficaria igual barata tonta. Só iria para conhecer mesmo, fazer uso não é a minha. E se fosse só pra ler mangá eu ficava em desvantagem também, leio devagar como você, definitivamente não é um lugar pra mim também.

Iruka disse...

Você conhece alguma biblioteca no mundo onde a gente é quem deve levar nosso próprio livro?Este lugar existe desde 2008,projetada por Oscar Niemeyer em Brasília.Tentei por diversas vezes pegar um livro, mas a desculpa que dão é que os livros não estão catalogados.Parece piada,biblioteca sem livros disponíveis.E já estamos no final de 2012.

Priscilla Yamada disse...

Voce esqueceu de mencionar sobre os Darts...haha só vou la para isso! porque nem todos 'games' tem e as cafeterias ficam 24h abertas!
Ótimo post como sempre!

Anônimo disse...

cara se no brasil abrir um lugar que tem drink avontade fali rapidinho kkkkkk

Anônimo disse...

Mas no Burguer King vc pode reabastecer o copo a vontade por sei lá qto tempo, que nem é contado e eu compro sempre o combo q vem 500ml e nunca recarrego o copo. Minha esposa então nem toma metade.

A pessoa fica maravilhado achando q pode pegar a vontade mas ninguém consegue beber mto mesmo.

Anônimo disse...

mas no burguer king vc nao fica horas como nesses lugares tem gente que ate dorme no net cafe no nihon

Ricardo T.K. disse...

Bom dia! seu blog é excelente!As vezes fico surpreso com sua opinião sobre os assuntos. Com certeza você escreve o blog para melhorar seu português,não sou professor de português mas sugiro algumas correções: não é salariado, é assalariado, comer comida e beber bebida é pleonasmo vicioso, seria somente comer e beber, ao invés de collapse vc pode usar colapso mesmo. um grande abraço!

Yuki disse...

Obrigado pelas correções,Ricardo.
Eu corrigi os erros como você sugeriu.
Obrigado por ter acompanhado o meu blog.
;)

Anônimo disse...

Eu penso igual vc, prefiro comprar o mangá e ficar com ele do que pagar só p/ ler. Que furada isso!

André Brandão disse...

Olá novamente!
É, realmente esse tipo de estabelecimento não funcionaria aqui no Brasil. O "jeitinho brasileiro" acabaria com qualquer tentativa nesse sentido, infelizmente...

Obs.: Curto muito o mangá do Slam Dunk, ainda espero o dia em que o senhor Takehiko Inoue dê alguma continuidade a obra. Gostaria de ver o Sakuragi como o "rei dos rebotes" :) .

Obs2.: Assino o RSS do seu blog, porém desde a útima postagem "Você frequentaria ao colégio destinado só para mulheres!?" não atualiza mais. Tem como verificar o problema?

Um abraço.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Andre.
Como passou de 200 posts,eu precisava adcionar uma linha para fazer funcionar feeds.
Como não sou da área, não sei se vai funcionar.
Mas,acredito que vai começar a funcionar daqui a algum tempo.
;)

Unknown disse...

Cafeterias mangás são legais.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics