sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Quais são diferenças entre novela brasileira e novela japonesa!?

 
  Ao caro leitor

  Você assiste a novela brasileira?

  Sim!?

  Quase todos os alunos meus reponderam “Não”.

  Só que as audiências das novelas do Globo que eu vejo no jornal são mais de 30. Isso quer dizer que mais de 30 % do povo brasileiro assistem essas novelas,não é?

  Por que nenhum dos alunos meus dizem que não assistem?

  Hoje eu gostaria de tratar as diferenças entre novelas brasileiras e novelas japonesas.

  Antes de mais nada, eu confesso que eu não costumo assistir novelas brasileiras.

  Aliás, a única novela brasileira que eu assisti na minha vida foi Laços de Família, no segundo ano em que eu comecei a morar no Brasil.


  Eu a assisti porque eu pensava que poderia melhorar o meu nível de audição de português, além de ter curiosidades sobre o que a novela brasileira trata.

  Eu adorei esta novela e aprendi muitas coisas com ela.

  Mesmo assim,eu não continuei a assistir outras novelas novas por várias razões que você vai saber por meio da minha explicação sobre comparações entre as novelas brasileiras e as novelas japonesas.

  1. Duração

  O que me surpreendeu mais na novela brasileira foi a duração longa que umaa novela passa. Por exemplo,Laços de família foi transmitido durante 8 meses, de segunda-feira até sexta-feira.

  Como é que os brasileiros conseguem assistir a mesma novela durante tanto tempo!? Foi o que eu pensei naquela época.

  Diferente da situação no Brasil em que só uma emissora Rede Globo domina o mercado, há muitos emissoras de TV de nível alto no Japão. Em região de tóquio, por exemplo, há 6 emissoras de TV : NHK ( canal 1 e 3 ), NIHON ( canal 4 ), TBS ( canal 6 ), FUJI ( canal 8 ), ASAHI ( canal 10 ) e TOKYO ( canal 12 ).


  No Japão, o ano é dividido por 4 que nem estações de ano. Em princípio, a grande maioria das novelas passa durante só 3 meses,exceto algumas novelas da NHK. Como passa um episódio por semana, o número total dos episódios por novela é entre 10 e 15.

  Você achou muito pouco?

  Como uma emissora de TV transmite mais ou menos 3 novelas em cada trimestre, telespectadores podem assistir 18 novelas ( 3 × 6 = 18 ) em cada trimestre.

  Você achou muito?

  Como há muitas opções,os telespectadores só assistem aquelas novelas nas quais seus atores favoritos atuam.Em consequência disso, as audiências das novelas acabam ficando baixas.

  Só para você ter uma ideia, eu vou lhe mostrar os critérios para avaliar novelas no Japão conforme as médias das audiências.

5 % : fracasso
10 % : razoável
15 % : sucesso
20 % : sucesso total
25 % : mega sucesso

  Sabendo essa realidade, você vai entender que acima de 30 % das audiências alcançadas pelas novelas brasileiras são super, ultra,tri altas,ne?

2. História

  Como eu já expliquei no item 1, as novelas brasileiras têm muitos episódios.Portanto,as novelas brasileiras são obrigados a tratar sobre as coisas cotidianas e a história se desenvolve muito devagar e repetem muitas cenas iguais nas novelas, o que parecia Déjà vu.

  O protagonista se apaixona pela mulher linda e conquista essa mulher depois de tentar de várias maneira superando vários obstáculos.Passam cenas quentes de namoro durante algum tempo e ele trai essa mulher e eles brigam feio. Então, ele tenta consolar ela justificando que aconteceu sem querer e recomeça namoro.....e assim por adiante.


  Quase mesmas coisas acontecem com outros personagens também só para variar e ocupar o tempo da novela longa.

  Por outro lado, as novelas japonesas focam num assunto principal.Como tem poucos episódios, a história se desenvolve muito rápido.Caso você não assista um episódio, você vai deixar de entender a história.

  Normalmente, o primeiro episódio sempre dá audiência mais alta, já que muitos telespectadores assistem só para saber se é boa ou não.Caso os telespectadores não gostem do primeiro, a audiência vai despencar. Caso contrário,dá para manter a audiência e poderá subir ao longo da novela dependendo do desenvolvimento interessante da história.

  3. Atores

  Nas novelas brasileiras, sempre mesmos atores e atrizes atuam nas novelas, pois o Rede Globo fecham contratos diretamente com eles, através do qual proíbem eles atuarem nas outras emissoras.

  Eu acho isso absurdo porque sempre mesmos atores e atrizes estão atuando entre eles. Eles mudaram só papeis de novela em novela.

  No Japão, atores são independentes apesar de ter pertencidos a algumas agências.Eles têm liberdades para atuarem em novelas de todas as emissoras.Aliás, no maioria dos casos, eles precisam passar no test para conseguir um papel na novela.

  Então, é quase impossível acontecer que mesmos atores atuam numa novela.Pode acontecer que mesmos atores principais atuam na mesma novela, apesar de ser raro.

  4. Autores

  Eu não sei bem como é no Brasil.Entretanto, em grande maioria dos casos, parece que dramaturgos bem reconhecidos estão escrevendo tramas das novelas.

                                                            Shinji Nojima

  No Japão, existem 3 tipos de autores para telenovelas.

  1.      Dramaturgos.
  Dramaturgos profissionais criam histórias novas só para televisão.
  *Shinji Nojima é um dos dramaturgos que fizeram mais sucesso nós últimos 20 anos.

  2.      Autores dos romances.
  Baseado na romance original que se vendeu muito, dramaturgo monta uma história adaptada para televisão.

  3.      Autores dos mangas.
  Baseado no manga original que se vendeu muito, dramaturgo monta uma história adaptada para televisão, tomando muitos cuidados para não estragar o mundo original do manga.

  5. Música

  Na novela japonesa, toca música tanto no início da novela quanto no final.

  Para um cantor conseguir vender muitos CDs no Japão, uma das melhores maneiras seria ser escolhida como a música principal que se toca no início da novela(主題歌).

  Posso lhe afirmar que quase todas as novelas que fizeram grandes sucessos têm músicas principais bem legais. A sincronização perfeita entre a melodia e letras da música e história fazem com que a novela seja mais legal ainda.

  Em princípio, como toca só uma música numa novela, essa música que se toca só uma vez no clímax de cada episódio marca na nossa coração.Ou seja, ao ouvir a música, a gente lembra a novela e cenas emocionantes daquela novela, como uma cena da novela 東京ラブストーリー a seguir


  Por outro lado, na novela brasileira, tocam várias músicas de diversos cantores durante a novela, além da música principal que se toca no início da novela. Como toca muitas músicas nacionais e internacionais ao longo da novela que dura 7, 8 meses, em grande maioria dos casos, as letras não combinam com a história.
 
  Mesmo assim, como tocam as mesmas músicas tanto que telespectadores acabam comprando CD dos cantores da novela. Eu também acabei comprando CD coletâneo da Laços de Família na época.

  6. Horários


  No Japão, a maioria das novelas começa às 21 horas ou às 22 horas e todas as novelas começam nos horários determinados, sem nem um segundo de atraso.

  Quando eu comecei a assistir Laços de Família no Brasil, eu fiquei surpreso ao notar que os horários dos inícios da novela variavam de dia em dia.

  No início, eu não consegui acreditar nisso, pois eu pensei que assim os telespectadores não podiam organizar as coisas para conseguirem assistir a novela na hora.No entanto, como eu já expliquei acima, perder alguma parte da novela não faz diferença. Portanto, não é necessário preocupar tanto em começar a novela no horário determinado.

  Eu imagino que isso influencia bastante nos comportamentos dos brasileiros em relação à pontualidade, o que eu já tratei num post neste blog.


  Cada país tem sua realidade e seus costumes.Não estou julgando que um é melhor do que outro.A minha intenção neste post foi mostrar as diferenças.

  Caso queria assistir novelas japonesas boas, você pode conferi-las no seguinte post.

  ;)

Comentários
24 Comentários

24 comentários:

Doll disse...

Acho novelas brasileiras muito grandes também e os assuntos muito repetidos, tenho assistido novelas japonesas por causa sempre tem um assunto novo, as que mais gosto são as que aparece o Matsumoto Jun. Mas gosto de novelas coreanas como My Name is Kim Sam Soon e I do, I do. Você assiste novelas coreanas? E os japoneses em geral assistem?

Gasparzinho disse...

Pelo número de capítulos, o Japão não tem novela e sim Mini séries como tem aqui também.
Eu acho que esperar uma semana para ver outro capítulo como no Japão, não é legal. Se você perde um deles, deve acabar o interesse de ver tambem. É melhor gravar e ver como filme.

Anônimo disse...

Ah as novelas brasileiras já foram boas (A novela o clone por exemplo) hoje em dia as novelas só tem ''sacanagem'' histórias repetitivas os escritores são sempre os mesmos mas por algum motivo o povo não para de ver. Eu acompanho as novelas japonesas pois são diferenciadas e interesantes mesmo que sejam em torno de 12 episodios e eles atuam super bem tudo é bem feito...enfim eu gosto muito.

Anônimo disse...

vc errou em uma coisa nao e de segunda a sexta e sim de segunda a sabado e chato pra caramba nao sei como alguem pode assistir isso

Gado da YUMEKO JABAMI disse...

Olá! Você confundiu como funciona a medição de audiência de TV. Primeiramente, na maioria das vezes, a medição publicada nos jornais é a de São Paulo.
30 pontos não significa que 30% das pessoas estão assintindo a algum programa. Na verdade, cada cada ponto representa 60 mil domicílios, ou seja, 30 pontos é igual a 1.8 milhões de domicílios.
Hoje, os anunciantes e as redes de TV não estão tão preocupados com os pontos, mas, sim, com o share. Este mede a porcentagem de televisores ligados, por exemplo: Avenida Brasil já conseguiu 60% de share em São Paulo. Isso quer dizer que de todas as televisões ligadas, 60% delas estavam na novela da Globo.
Eu acho que a maior diferença entre as novelas daqui e as do Japão é o impacto na cultura. As novelas, principalmente as da Globo, têm um impacto muito forte na nossa cultura, pois definem modas, comportamentos e gostos.

Renato Kunz disse...

Não sei como é no japão mas aqui no Brasil a maioria esmagadora dos espectadores de novelas são do sexo feminino e gays, ha também um publico masculinos porem a maioria destes não gostam muito de assumir que assistam novelas.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Doll.
Eu assisti só uma novela coreana chamado Gyeou Yeonga, o que foi a primeira novela coreana que fez sucesso no Japão.
As novelas coreanas estavam na moda no Japão durante algum tempo.
Minha mãe adorava.
;)

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Gilberto.
Eu não sabia essa maneira de calcular a audiência no Brasil.
No Japão, algumas famílias recebem aparelhos para medir audiências.
Conforme os programas que essas famílias assistiram, serão calculados audiêncieas.
;)

Iruka disse...

Eu não gosto de assistir novela no Brasil, tem muita gritaria,e além do mais, dependendo da audiência,o roteiro pode até mudar no meio do caminho.
Atualmente estou vendo 4 novelas japonesas.A diferença além da duração,é que os temas são bem superficiais.

Anônimo disse...

"Oi" Yuki (Brincadeirinha), não vamos brigar. Gomen, por não ter me apresentado no meu primeiro post, fique tão empolgado que esqueci.
Gostei muito do seu Blog, to tendo a oportunidade de conhecer muito mais do Japão, que eu aprendi a gostar cada vez mais nesses últimos três anos Apesar de toda a diferença cultural.
Bom, eu não sou mais tão noveleiro como antes, já fui mais, e sempre preferi as cómicas, meu autor preferido Silvio de Abreu que vai voltar agora com o remake, mas nem to muito feliz por que a Globo anda picoteando muito as novelas deles. Não assisti nenhuma novela japonesa "ainda", e justamente o meu abandono das telenovelas brasileiras são a duração delas, ficar preso aqueles 6/7 meses ali, nos dias de hoje é cada vez mais difícil e a qualidade também caiu muito nas duas últimas décadas.
Agora gostaria de fazer uma pergunta. Como as novelas brasileiras te muita cenas de intimade bem fortes (sexo), e o Japão é um país mais reservado, qual o horario que passa uma novela brasileira no japão?
Gomenasai pela empolgação!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Para um japonês assistir a novela brasileira no Japão, precisará assinar o canal pago.
Eu não sei qual horário essa novela passa.
No Japão,praticamente cenas quentes não passam no canal aberto antes da meia noite.
;)

Eduardo disse...

Muitos brasileiros preferem fazer um curso à noite a assistir a telenovelas pois preferem usar o tempo disponível para algo mais útil e prazeirozo, como por exemplo aprender a língua japonesa.

Anônimo disse...

gostei da novela haru natsu da NHK

Anônimo disse...

globo nao coloca japa na novela

Anônimo disse...

Vc acha que as novelas do Brasil sao mt grandes e que os atores estao sp a repetir? Entao precisa de ver novelas portuguesas, em especial de um certo canal (nao vou dizer qual :p)... aqui em Portugal às vezes tem novelas que duram mais de um ano e quando acabam vem outra novela com os mesmo atores e até com os mesmos protagonistas... E os horarios das novelas de certos canais ainda sao piores, pois, por exemplo, se uma novela começa às 22h, qnd outra novela nova começar, essa novela das 22h vai para as 23h e a novela nova vai para as 22h, o que faz com que as novelas passem a dar mt tarde e que os espetadores nao possam acompanhar a historia...

Anônimo disse...

Yuki. Uma das impressoes que os japoneses passam pra mim é que a maioria tende a gostar do rock e do pop. eu gosto de rock e rap , e queria saber se o rap é popular no japão. e tbm queria saber se existe o rap ''proibidão'' no japão, se nao sabe o que é, é aqueles rap que falam de roubos, prisões , armas, e o cotidiano de quem vive assim. vlw :)

Biah Wenzel disse...

eu adoro as novelas japonesas (na verdade, uma que eu amei era considerada um "dorama", não sei se é a mesma coisa que novela, mas acho que é! hehe)
vou procurar assistir mais dessas novelas pq geralmente elas são muito fofas :)

Fabio Alexandre disse...

Olá.. sou estudante de publicidade, e só gostaria de esclarecer que os 30 pontos de audiência não significam nem de longe que as novelas alcançam 30% da população Brasileira. É na verdade uma relação estatística de amostra que se faz entre a quantidade de domicílios com TV ligada no momento em que é transmitido o programa (no caso a novela) e quantos desses estão sintonizados naquele canal. Veja que eu digo DOMICÍLIOS, sendo que podem haver mais de uma TV em cada domicílio, e essas podem está ou não sitonizados nos mesmos canais, conta apenas pessoas que moram na casa, sendo que visitas são descartada.... bla bla bla...

Resumindo, esto no 4º período e só comecei a estudar isso a 2 semanas e vi que esses 30 pontos nada tem haver a porcentagem total da população brasileira, e é um cálculo muito complexo. Assim que eu aprender isso direitinho explico.

Nola disse...

Prefiro mil vezes assistir à novelas japonesas do que às brasileiras.Uma novela japonesa que adorei foi Himitsu no hanazono, o enredo foi divertidíssimo e o final maravilhoso.

Anônimo disse...

não lé todos os comentários mais as novelas brasileiras tem um enredo muito bom. um clima de mistério daria se virasse mangá no japão faria muito sucesso sem duvidas.

darkest disse...

adorei seu post. gosto do seu jeito racional de escrever, dividindo em subtemas e tudo mais. eu li um coment q fala q as novelas japonesas eram como mini-series...e bom, tirando algumas diferenças -- visto q ainda nao vi nenhum dorama -- acho q deve ser por ai msm. continue assim mano!

Stéphanie disse...

Não sou muito fã de novelas brasileiras, pois tendem a ter o mesmo conteúdo. Praticamente em todas o vilão tenta separar os mocinhos e os personagens secundários tentam ajudá-los; ou seja, creio que nos falta ainda muita criatividade, apesar de a ideia de retratar um assunto citidiano ou visando criticar um problema social deve ser levado em conta. Por isso, algumas das úncias novelas que assisti e gostei foi Páginas da Vida (nunca me emocionei tanto!!), A Padroeira (retratava a época cuja mão-de-obra escrava ainda era válida) e Beijo do Vampiro (achei bastante diferente o roteiro, gostei muito).
Não conheço muitas novelas japonesas, mas um amigo meu me recomendou Basilisk - Kouga Nipou Chou. Alguém poderia me dizer onde poderia baixá-lo? Seria muito grata, pois não o encontro...

Sam disse...

Olá Yuki.

Acho que o Brasil poderia experimentar aprender um pouco com o Japão quanto às suas novelas. Ultimamente algumas novelas que fugiram da velha fórmula de drama-romance se mostraram grande sucesso no Brasil. Gêneros que focam na vida cotidiana de pessoas da classe média ao invés dos mais ricos parecem alcançar mais audiência, e também o suspense e a comédia parecem conquistar mais.

Gostaria que as emissoras brasileiras experimentassem criar uma novela com uma história bem definida em que a trama avançasse sem delongas. Até pensei em como seria legal assistir uma adaptação brasileira do anime Hanasaki Iroha para a novela brasileira, a história de uma menina que é mandada para viver e trabalhar na pensão de sua avó pois sua mãe quer morar sozinha com o namorado. ela deixa sua vida na capital e tem de se adaptar à rotina dura da pensão, mas conta com amizades lá dentro, e é tudo bem divertido sem ser engraçado demais.

Seria bom ter uma história sem tramas exageradas e com uma trama diferenciada.

Unknown disse...

Não entendo muito sobre televisão ou novelas pois novelas eu não assisti muitas na vida somente 3 e algumas novelas mexicanas, você me pergunta novelas mexicanas? sim o Brasil importa algumas novelas mexicanas dentre elas são Marimar, Usupadora, Rubi Negro eu acho. O Brasil de longe juntamente com alguns outros países latino americanos, são os reis da novela não sei se meus cálculos estão certos mais eu acho que o Brasil e o maior produtor de novela no mundo. As novelas passam aos montes nas telinhas brasileiras nos mais diversos canais ate parece que a única coisa que o Brasil sabe produzir para TV e novela só na emissora Rede Globo as novelas passam aos diversos horários por dia novela da 2h PM novela da 5 PM novela da 6 PM novela da 7 PM novela da 9 PM novela das 10 PM e a você a e vai segurar o Brasil nas novelas? sem contar as que são exibidas em outras emissoras tudo isso só na poderosa Rede Globo que parece que alienou a sociedade brasileira que só da valor a programação de novela existe ainda reprise de novelas antigas que foram sucessos, não importa o horário não existe nenhuma emissora brasileira que chegue perto de bater a rede globo nem se quer existe competição pós a Rede Globo já sai ganhando disparado como segundo maior emissora de Televisão do mundo perdendo somente para ABC, emissora de TV dos Estados Unidos. Dentre o rank das famosas emissoras do mundo estão a ABC, REDE GLOBO, CBS, essas são as 3 maiores emissoras de televisão do mundo e pra uma emissora ultrapassar a Globo teria que atingir gigantesco numero de audiência. Yukiopa cai entre nos, novela no Brasil e doença. Sem querer ser preconceituoso de mais para com os Brasileiros, no lugar de uma novela que tal um filminho Brasileiro, acho que muitos já assistiram cidade de Deus, filme que retrata a vida dos traficantes do Rio de Janeiro, nunca fui muito de acompanhar novelas mas tenho certeza que acompanharei também algumas novelas japonesas para aprimorar meu japonês. Agora se for anime estamos a e todo dia na pra assistir pelo menos 3 por dia igual refeição diária não pode faltar haha. Gostaria de le recomenda um anime bom que retrata da historia do Japão na perspectiva de um jogo chamado Karuta palavra importada do português que significa literalmente carta ele se chama Chihayafuru.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics