No Japão, nenhum aluno iniciante começa a dirigir carro nas ruas públicas desde primeira aula que nem aqui no Brasil.
Eis alguma questões fatais que o aluno não pode errar.
Eu simplesmente quero uma paz no transito aqui.
Mas bah tchê, e não é que o japa tá virando um gaudério !
Bem vindo ao Rio Grande.
Paulo.
Na verdade nem toda auto escola faz aulas praticas nas vias publicas. na minha cidade, por exemplo, a prefeitura mantem um patio exclusivo para quem esta aprendendo a dirigir. o problema é que o custo de manutenção é bastante alto, então fica difícil manter. além disso, como fica em uma área longe do centro, muitos preferem nao ir.
Quanto às provas escritas, isso é um problema que precisa de medidas drásticas na mentalidade da sociedade para ser mudada.
parabens pelo blog
Olha a pergunta que o delegado mes fez no exame de direçao: Se vc esta comendo uma banana e ela acaba para que lado vc joga a casca dela direito ou esquerdo ou guarda dentro do carro?? DARRRRRRRR lol vc nao pode comer dirigindo.....
Isso é o velho jeitinho brasileiro:
>>>Se a prova exigir mais de 90% de acertos, ninguem vai conseguir, por que não gostam de estudar.
>>>Vão protestar, fazer greves, abaixos assindos, seja o que for para abaixar a média.
>>>O governo vai ceder, e tudo volta a mesma p**** =)
Isso é um defeito que aos poucos está sendo corrigido sim. Por mais que ainda o pessoal ache fácil, nos últimos ano a dificuldade das provas aumentou, tanto da escrita mas principalmente da prática.
Que isso é um problema não podemos negar, mas devemos olhar para frente e ver que as coisas estão melhorando.
Vamos que vamos!
Depende da cidade, tem cidade que tem um mini circuito para andar, simulação de vagas e um percurso para tirar habilitação de moto com lombada, costeleta, faixa de pedestre, slalom e etc... O que eu sei é que fica mais caro, tem uns amigos que tiraram em outra cidade do lado, cidade pequena porque é mais barato e mais fácil de passar.
Eu acho que melhorou bastante, hoje em dia tem o CFC com aulas de mecanica, primeiros socorros, direção defensiva e etc... E é obrigatorio 15 horas de aula no volante antes de fazer o teste. Antigamente era só o teste das placas e já podia fazer a prova de direção, não precisava de nenhuma aula de direção da auto escola.
Claro que tem o jeitinho brasileiro, eu mesmo nem fiz as 15 horas, já sabia dirigir e a auto escola forjou, só assinei várias vezes.
Então, eu reclamava bastante sobre o trânsito de porto alegre até que vim fazer meu intercâmbio nas filipinas.
Aqui as ruas praticamente não tem sinaleiras, não sei dizer se as pessoas não respeitam preferência ou se isso simplesmente não existe aqui e as pessoas buzinam até pra dar oi.
Aí resolvi perguntar como é pra tirar carteira aqui. Prova escrita? Não existe. Prova prática? Se tu disser que já sabe dirigir tu consegue um carteira em duas semanas.
Então, tá reclamando de que?
hahaha
Não preciso dizer que o trânsito aqui é HOR-RI-VÉL.
na china o transito é uma zona, do nada param no meio da rua, so buzinada o tempo todo, cortam de repente por todos os lados, loucura,
ah uma observaçao a carteira no japao custa em torno de 5000 dolares 5 mil doletas
Será que essa diferença de nota mínima não é pela diferença de dificuldade nas questões?
Eu nunca vi uma prova de direção, então isso é só especulação, mas...
Você disse que no Japão precisa acertar mais de 90% das questões, e você gabaritou a prova.
Aqui precisava acertar só 70% e você errou 3. Será que a prova brasileira não tem questões mais difíceis, então?
Obrigado pelo comentário,Haruka.
Acho que quase não tem diferença sobre a dificuldade da prova em dois paises.
Talvez a prova no Brasil seja um pouco mais fácil.
;)
MEU DEUS! 5 mil dólares para tirar a carta??? Que absurdo!
O que eu sei é que tem dois tipos de habilitação, tipo categoria para carro, carro automático e manual. Amigo meu voltou esse ano da Austrália e falou que lá também é assim, já que tipo a maioria dos carros são automáticos, a pessoa não precisaria aprender e tirar carta em um carro manual se não vai dirigir um carro manual né.
Imagina a facilidade de tirar carta com um carro automático e direção hidráulica, você nunca vai deixar o carro morrer, o carro não vai descer se for sair da ladeira e fazer baliza com DH é moleza. Mais facil que isso é ter sensor e camera de ré, rsrsrs.
Olá! Tenho acompanhado seu blog a algum tempo e estou adorando! Seu posts sempre têm assuntos interessantes e opiniões bem legais. Adoro o Japão e sua cultura, e seu blog tem me ajudado a conhecer mais sobre o país como os olhos de alguém que cresceu lá.
Parabéns pelo seu trabalho! =D
Bem, realmente o sistema de trânsito, na minha opinião, tem várias falhas. É bem fácil tirar uma carteira de motorista, sei que isso não acontece em todas as auto escolas, mas na minha cidade os próprios professores oferecem uma ajudinha extra para passar nos exames (propina).
É uma situação muito preocupante, afinal o alto número de acidentes e infrações no transito, pra mim, é apenas um reflexo de uma má formação na auto escola. =/