sábado, 10 de dezembro de 2011

Porque os brasileiros não gostam de "COMIDA JAPONESA"!?


  
  Ao caro leitor

  Você gosta de “comida japonesa”?

  Sim!?

  Pois é. A popularidade da “comida japonesa” está aumentando cada vez mais aqui no Brasil,ne? 

  Até eu percebo isso através do número crescente de restaurante japonês aqui em Porto Alegre nos últimos 10 anos.


  Nesses dias, quando eu passei pelo Mercado Público do Centro de Porto Alegre, eu vi uma fila longa diante de uma restaurante japonês para comer sushi e sashimi.

  Comer peixe cru talvez tivesse sido uma coisa bárbara para brasileiros há 10 anos. Contudo, parece que mudou essa ideia completamente entre brasileiros.

  Agora comer Sushi e Sashimi é uma moda!!

  Sim. Isso é uma prova de que nós podemos mudar o hábito e o pensamento de um povo em tempo.

  Hoje gostaria de lhe apresentar  "4 comidas japonesas" que a grande maioria dos brasileiros não gosta neste momento.

  1. GELATINA DE CAFÉ

 
  A gelatina de café é muito popular no Japão e você pode se encontrar em qualquer restaurante e cafeteria. Só que eu nunca tinha visto gelatina de café aqui no Brasil infelizmente.

  Misturando com leite concentrada ou chantilly, a gelatina de café fica tri gostosa. Porque os brasileiros não comem gelatina de café!?

  2. CAFÉ GELADA  (Ice coffee em japonês).


   Esta bebida é bastante consumida pelos japoneses principalmente no verão. A gente costuma colocar leite concentrada e xarope para que a bebida fique menos amarga.

  Muitos adultos preferem tomar esse café gelada ,seja no restaurante, seja na cafeteria. É uma das bebidas preferidas do povo japonês.

  Eu ainda não me encontrei com isso no Brasil. Não sei por que as restaurantes brasileiras  não oferecem a bebida tão gostosa.

  Será que os brasileiros não aceitariam a ideia de tomar café gelada em vez de café quente? Se for por causa disso, os brasileiros estão perdendo as coisas boas da vida.....

  3. MANJYUU

  Manjyuu é um doce tradicional japonês que tem feijão doce dentro e parte redor feita de trigo, como a foto acima mostra.

  Na verdade, eu não gosto muito de Manjyuu. Os japoneses comem Manjyuu ao tomar chá verde que é uma bebida amarga, o que dá uma harmonia perfeita entre coisa doce e coisa amarga.

  Segundos os alunos brasileiros, os brasileiros não conseguem aceitar “ Feijão doce”, pois eles comem feijão salgado no dia a dia....

  Como é difícil quebrar um preconceito já adquirido ao longo da sua vida,ne?

  4. NATTOU


  Nattou é um alimento tradicional japonês feito de soja fermentada.

  Não é comida podre, mas fermentada. Só que como este alimento tem cheiro forte, sabor forte e consistência pegajosa,  há muitos japoneses que não conseguem comer, apesar de ter japoneses que adoram Nattou.

  Se você gosta de Nattou além de Sushi e Sashimi, você pode se dizer que é apreciador verdaderio  da comida japonesa.....

  Quando eu vim ao Brasil pela primeira vez, eu me surpreendi com a Pizza doce, pois não existia Pizza doce lá no Japão.

  Foi um pouco difícil de aceita-la no início, pois pizza tinha que ser salgado na minha cabeça. Porém, eu fui gostando da Pizza doce com o passar do tempo e hoje eu reclamaria ao dono da pizzaria se não oferecerem Pizza doce.

  Como nossa ideia e gosto muda,ne? (risos)

  Quando eu fui passear pelo Japão há 5,6 anos, eu vi a Pizza doce numa pizzaria lá no Japão pela primeira vez. Aí eu pensei o seguinte.

  Alguns brasileiros que foram trabalhar para Japão devem ter levado Pizza doce do Brasil.

  É uma globalização....

  Será que você também aceitaria 4 comidas que eu apresentei neste post um dia?

  ;)



Comentários
44 Comentários

44 comentários:

тσsнισ-кυи disse...

Acho que o café gelado seria uma boa,não café frio,mas sim café geladissimo.Ai acho que seria uma boa pedida.E tenho vontade de experimentar o feijão doce tbm e a gelatina de café ;)

miyuki みゆき disse...

eu sempre faço café gelado no verão e é otimo, eu amo manju, quando vou na colônia japonesa de ivoti sempre compro XD

Anônimo disse...

os 3 como de boa agora a unica coisa que n vai eo NATTOU achei muito ruim qd comi >.<
como a Miyiki falou manjy eo cafe gelado sao otimo^.^
nuss falando de pizza japonesa lembre da methalma acho q e assim o nome muito boa foi a melhor pizza japonesa q ja comi hehe

Anônimo disse...

ops Miyuki*

Bruno Roxo disse...

Manjyuu e Nattou eu como bastante, geralmente minha namorada sempre compra Nattou pra comer, mas ninguém em casa gosta de comer, só eu mesmo xD

Haruka disse...

Nattou nunca! Todo mundo que conheço que comeu reclama do gosto e do cheiro, então não tenho coragem.

Mas já provei manjuu e gostei. Além de que já encontrei em porto alegre um café gelado em caixinha, muito bom por sinal! Mas parece diferente desse que você descreveu. E se eu gostei de café gelado não teria problema com gelatina de café. Na verdade eu gosto de doces de café (como bombom com recheio de café, por exemplo).
Sei lá, acho que esses não se popularizaram porque ninguém tentou de fato trazê-los para o Brasil ainda. Acho que caso chegassem o pessoal ia gostar sim...

Anônimo disse...

Em falar em nattou, lembrei do takuan, hahahaaha uma vez eu comprei e dexei na geladeira e qdo minha namorada abriu a porta... meu deus.. hahaha.. ela perguntou se eu tinha peidado.

A geladeira é q cagou um troço amarelo e fedido né!.. acho q é uma das comidas mais fedidas, verdadeiro pum em conserva. Pior q eu gosto, eu como escondido. Vcs já comeram takuan?

Anônimo disse...

como assim brasileiros nao gostam de cafe gelado? Starbucks nao vende nao?
se frapuccino nao for cafe gelado entao eu nao sei o que eles vendem
manjjiu tem tambem...so nao acha quem nao quer.....a gelatina vi apenas uma vez e a ultima...nunca houvi falar....

Anônimo disse...

Já tomei várias vezes café gelado aqui no Brasil, vende nas cafeterias, é que eu não bebo nada quente. Tomo chá gelado (tem um muito bom do Rei do Mate), café gelado, chocolate gelado e etc.. Gelatina de café eu já experimentei e é bom, o manju eu prefiro mais chocolate mas se for escolher eu gosto do botanmoti, anpan e yakimanju

Nattou é ruim demais, o cheiro e o aspecto não me apetece, nem aquelas orelhas de porco cozida e temperada com missô e nem pé de galinha industrializado aqueles do pack a vácuo do mercado já pronto para comer. Surume também não gosto, é duro, seco, fibroso e etc..

Anônimo disse...

Quero provar o doce e o café gelado!
Aproveito pra dizer que gosto mto deste blog.

Anônimo disse...

Moro aqui em Campo Grande,MS não sou japonês e gosto muito da cultura e de comida japonesa e não é só sushi e sashimi,gosto muito de manjyu,moti,shimeji,shitake,o nattou acho muito forte,azuki e o mais famoso que até virou prato tradicional aqui de CG o sobá,e então posso me considerar um japonês?

Anônimo disse...

Eu praticamente nasci no japão e morei lá até aos meus 10 anos.

A culinária brasileira supera muito a japonesa.

A comida japonesa tem pouco tempeiro. O churrasco japones é uma vergonha comparada com a do brasil!

Confesso que todo esse tempo que morei lá, só aprendi a engolir a comida, porque quando cheguei aqui, aí sim comecei a degustar.

Jamais troco um restaurante mineiro por um japonês!!

Anônimo disse...

Boa tarde, muito legal este seu post, eu já comi aquele que tem feijão doce(só não sei escrever o nome!rsrsrs) e gostei muito. Realmente ninguem vai gostar de algo se não provar... mas a cultura também ajuda viu, pq eu já vi um senhor japonês que comeu feijoada com couve e farofa e não gostou nada nada...rsrsrsrsr.
bjosssss

Anônimo disse...

Aqui em Recife tem uma cafeteria que vende milk shake de café é muito bom, nos dias quentes é perfeito. e gostaria muito de provar todos os outros itens da culinária japonesa da qual sou apreciador.

jose correia

Mitsuo disse...

É engraçado né, aqui o pessoal tá aceitando bem a comida japonesa por ser mais leve, lá no Japão tem alguns restaurantes brasileiros. Quando eu estava lá eu cheguei a namorar algumas japonesas e como eu comia sempre nesses restaurantes brasileiros, levava elas e elas não gostavam não. Falavam que era muito gorduroso, salgado, muito pesado a comida. Acho que nesses restaurantes só iam os imigrantes mesmos.

Ramon disse...

gelatina de cafe e cafe gelado deu vontade de exprimentar

Anônimo disse...

Eu amo unaju e unaji, mas ao perguntar aum brasileiro , eles torcem o nariz.
Pois nunca vi um brasileiro comer um destes pratos.
Mas o que esta sendo popularmente conhecido aqui em sao paulo, e o Lamen ou ramen

Abraço!!!

Anônimo disse...

é anonimo, o lámen tá crescendo pelo mundo, ví uma reportagem sobre isso. Mostrou tbm o filme lá da Britany Murphy e tal, que ela queria aprender as tecnicas do lámen, filme chato demais.

Acho que o mais famoso aqui é o kazu lámen, esse é tradicional mesmo, um tempo atrás eles tavam sem os ingredientes por causa da radiação no Japão. Mas tá aí o site quem quiser conferir:

http://www.lamenkazu.com.br/

doyouremember disse...

toshio-kun, compre um saco de azuki, coloque na panela de pressao como feijao normal e siga alguma receita... azuki sozinho nao eh tao gostoso qnt yaki manjuu X_X...
cafeina eh cafeina em qlqr lugar ^_____^

Massa disse...

Um NATTOU ia bem agora!!!
Parabens pelo Blog!!

Anônimo disse...

Nattou eh muito fedido....soh o cheiro e aspecto gosmento te tira o apetite....

Anônimo disse...

Além da pizza doce, tem os pratos japoneses doce aqui no Brasil tipo o temaki doce da Makis Place, harumaki doce ou tempurá de sorvete. O pessoal inventa cada uma!

Mas essa coisa de popularizar a camida japonesa aqui no Brasil nesses 10 anos tem o lado positivo e o negativo. O lado positivo é a variedade de opções e preços perante a concorrência. O lado negativo é que vários empreendedores resolveram arriscar nessa febre para ganhar $$$ em algo meio desconhecido. Muitos restaurantes japoneses que tem o dono brasileiro investe em um local caro, faz uma decoração temática super bonita e contrata aquele sushiman gaijin que fez um curso de 1 semana e mal sabe falar os nomes dos sushis corretamente. Faz um sushi horrível e muitos brasileiros leigos vão lá porque o local é chic e tá na moda.

Não vou nem citar os nomes, já paguei mais de 150 reais em um restaurante chic e a comida era uma porcaria. E isso tem em todo canto, tem um outro que é tipo choperia meio balada e que tem sushi, o sushi parece que veio do dia anterior guardado na geladeira, e o local é bem caro e popular. O pior foi em uma cidade que não tem muitos imigrantes de japoneses, o "sushi" deles era praticamente oniguiri com o filé de peixe em cima, na inocencia eu fui falar com o sushiman, achei que ele tinha feito errado o meu pedido e sushiman baiano falou que era assim mesmo.

Não tou falando que todos são um lixo, tem muitos restaurantes tradicionais aqui que preparam maravilhas como o Jun Sakamoto ou até restaurante pequeno, simples e barato que faz um ótimo sushi.

Unknown disse...

Café gelado e gelatina de café são ÓTIMOS!! Embora eu nunca tenha tomado/comido fora de casa.

Manjyuu doce é gostoso, mas não sou muito fã de anko, prefiro os com recheio de shiroan =] Prefiro nikuman (vulgo "manjyuu salgado" em terras paulistas)

E nattou... não. >_<

Outras coisas que eu acho muito difícil encontrar por aqui (nos restaurantes) são kinpira gobou, ganmodoki, unaju, karee bem feitinho (o do Karê-Ya é muito muito ruim)... coisas que você só come em casa.

Renato Kunz disse...

Ouve uma época em que o japão tentou vender esses cafés gelados em lata aqui no brasil, e não deu certo. Foi em mais ou menos 1997-1998.

Veh Luize disse...

Hai!

Nossa, o café gelado é o melhor, gosto disso a muito tempo. Mas a comida japonesa q amo, é Lamen (e nao é o Nissin Miojo, tem os eventos de anime, compro la e degusto), uma pergunta, nos animes, sempre aparece os personagens comendo lamen e tomando leite, é habito? Ah, sushi tbm é bom.

Arigato... bai bai!

Manu Sato disse...

Nunca gostei de manju. Acho estranho. Mas me arrependo de ñ ter experimentado o nattou no JP. Fui dar ouvidos ao povo... Diziam q tinha gosto de xulé. Café gelado é uma delícia! Mas tem outras comidas estranhas no JP. Ñ gostava dos restaurantes brasileiros no JP, a comida parecia q faltava algo. Aqui no BR tb tem muitas comidas estranhas e comemos. Acho q é questão de costume. Nós somos forasteiros e temos q adaptar ao lugar e ñ ao contrário!

Diego disse...

O brasileiro ainda iamgina que a unica comida japonesa é o Sushi, além de esses 4 existe o "Hiyashi Lamem" que seria o miojo gelado! ;D

Aila Lima disse...

Eu adoro Manjiuu *_* quero muito comer outra vez e detestei Nattou, gostou muito forte e cheiro ruim.
Fiquei com vontade de experimentar a gelatina de café, eu já comi uma de algas que é muito boa.

Lady Baginski disse...

Eu tenho curiosidade de encontrar manjuus aqui no brasil, e quanto a gelatina de café e o café gelado, acho tri, mas aquela gosma que apareceu por último, eu acho que não ia ter coragem de comer não O.o hehehe

押田 ~龙 disse...

Cafe gelado dependendo do lugar e obviamente da época vai encontrar vários adeptos no Br hehe Eu tomava no verão pq no calor de Forno Alegre ninguém merece tomar cafe quente ne!ka( desconfigurou o teclado e n sei onde esta interrogação )

Agora quanto a paladar, como provar feijão doce e tal acho que a questão e experimentar né eu gosto de feijão doce e tmbm gosto do salgado, arroz tbm tudo vai sendo bom e não matando ótimo hehe. Teve um japonês colega de trabalho que pediu para experimentar meu bentou com feijão salgado que comprei de um peruano e ele achou gostoso.

RMB disse...

Café gelado, eu tomei só uma única vez em minha vida, não me lembro do fabricante, na época dava até na tv, vinha em uma latinha.

Eu amo a cultura japonesa, é uma pena aqui em Cuiabá-MT não existir muito desses restaurantes.

PS: E se Porto Alegre é tão quente assim, porque tem tanto gaúcho por aqui ? hsuahsuahsuahu. E ainda dizem: Gaúcho bobo estão todos em P. Alegre. (eu não tenho ada contra, tenho muita vontade de conhecer P. Alegre, acho muito lindo o estado).

Anônimo disse...

Meu maior temor ao visitar o Jãpão, era adapatação aos hánitos alimentares.
Surpresa, não tive problema algum, ia muito ao supermercado e escolhia.
Fui pensando no Mc como uma solução provisória, não frequentei nenhum Mc, com é meu habito aqui no Brasil.
Ao lado do Hotel havia um supermercado, adorava ir lá bisbilhotar e provar. Claro havia receio, mas gostei do que provei.
Foi uma experiência muito profunda.

Anônimo disse...

Desculpem-me os erros ortográficos.
Segue correção.
Meu maior receio ao visitar o Japão, foi a adaptação ao hábitos alimentares.
Surpresa! Não tive problema algum. Ia muito ao supermercado do lado do hotel e escolhia. Adorava bisbilhotar, comprar e provar. Gostei do que provei. Quando fui ao restaurante escolhi pelas amostras o que pareceu mais do meu agrado.
Deixei o Mc para emergências, mas não precisei.
Foi uma experiência profunda.

Sero disse...

Eu sou um dos que adoram manjuu. Deve ser minha iguaria japonesa preferida! Pena que não tenho visto muito para comprar ultimamente, mas quando ver eu ataco! hahaha

julis disse...

Será que nós brasileiros se talvez fizéssemos o mesmo que você e fossemos para Tokyo,eu não iria reclamar da cultura.Brasileiro não gosta de muitas coisas japonesas,pois é estranho ao paladar.Desde que nascemos nossos pais nos ensinam a comer feijão com arroz e honrar a nossa pátria.Para japoneses que são tão nobres e refinados,te dou uma dica,não é elegante de forma alguma avaliar e fazer critica a um pais vizinho,sendo que você esta dentro do território.O blog é ótimo,tenho realmente muita vontade de experimentar muitas coisas,adoro japoneses.Um dia,ainda me mudo para Tokyo.

Haruka disse...

Qual sua opinião sobre comidas brasileiras que você nunca tinha ouvido falar antes de vir pra cá?

Digo, não falo de comidas como pizza doce porque apesar de ser algo "diferente", você já conhecia pizza...

Eu falo de coisas que imagino que não tenham no Japão, como, por exemplo, lentilha. Existe lentilha no Japão? Você já provou aqui no Brasil? O que achou? Que outros alimentos definitivamente não existem lá mas aqui existem?

yukipoa disse...

Oi,Haruka!
Acho que a grande maioria dos japoneses nem sabe como é comida brasileira.
Só que graças às imigrações dos descendentes de japonês para o Japão, estão surgindos restaurantes brasileiras principalmente nas regiões onde os brasileiros moram.
Por isso, comida brasileira está sendo reconhecida cada vez mais lá hoje em dia.
Eu pessoalmente não sabia nada antes de vir para cá.
Eu gosto da lentilha e churrasco.
;)

Duli disse...

Eu amo a cultura Japonesa, gostaria muito de ir pra lá um dia, adoro doramas e animes,j-pop, alguns dizem que o pessoal de lá não tem sentimento e só pensam em trabalhar, penso que eles tem muito sentimento só não demostram em publico como nós brasileiros que beija na boca na rua. Em relação a comida, realmente é bem diferente da nossa aqui, fui na muralha da China em POA e senti muita diferença, a comida deles é meia doce, comi uma carne de porco num molho vermelho adocicado, vou ser cinsera que não gosto de sushi e sashimi.

diga disse...

Tá ai 4 tipo de comidas q eu nunca comi e nem provei, feijão doce? realmente é o oposto do q todos nós brasileiros estamos acostumado, é estranho mas acho q é normal afinal é hábitos e cultura diferente. Como vc mesmo disse,q seus aluno disseram q os brasileiros não conseguem aceitar “ Feijão doce”, pois eles comem feijão salgado no dia a dia...rsrs eu concordo em parte, aqui no brasil tb consumimos arroz salgado dia a dia mas gostamos muito de arroz doce tb, estranho né? rsrs eu gosto muito, então acho q é questão de provar pra saber se vc vai ou não gosta. Como vc mesmo disse quando vc veio ao Brasil pela primeira vez, e se surpreendeu com a Pizza doce, pois não existia Pizza doce lá no Japão e q Foi um pouco difícil de aceita-la no início, pois pizza tinha que ser salgado na sua cabeça. Ou seja o mesmo pensamento q os seus alunos teve em relação a feijão doce, mas vc provou e foi gostando da Pizza doce com o passar do tempo, então mesmo q seja estranho é isso q temos q fazer provar pra saber se vai ou não gosta, GELATINA DE CAFÉ, CAFÉ GELADA, eu gosto de café bem quentinho rsrs eu já tomei café frio eu acho horrivel mas gelado deve ser outra história né, parece muito gostoso mesmo, MANJYUU, NATTOU...agora q vi alguns pratos tipicos do japão aqui tenho q dar um jeito de provar de qualquer jeito. Ah Parabéns pelo blogger, gostei muito flw.

David Rodrigues Lime disse...

Eu nem sabia que existia gelatina de café!
Eu gosto sim de comida japonesa ué,porem nunca tive oportunidade de provar. ^^
Por que aqui onde moro nao tem lojas que vendem esse tipo de comida. :(

Patrícia Peixoto disse...

OMG gelatina de café *¬*
Nunca comi xD, mas me deu uma vontade. Pena que não existe aqui ... vou ter que fazer pra provar.
Vou fazer toda essa lista um dia x)
Adoro experimentar comidas novas, só temo fazer de forma errada e acabar deixando ruim algo que era pra ser gostoso.

Monika Nishikido disse...

Adoooooro Nattou :)
Mas café pra mim, é só quente, concentrado e bem docinho...

Agora quero ver brasileiro comer Sazae.

k disse...

eu não consigo comer sushi e sashimi, como estou acostumada com comida bem temperada, acabo achando meio doce de mais e que falta sal hahaha, você podia escrever sobre suas primeiras experiências com a comida apimentada brasileira, meu amigo que cursou o ensino médio no Japão disse que ficou pasmo com a quantidade de sal que comemos

OnlyJhon disse...

Particularmente eu aprecio mais o café gelado do que ele quente mesmo...XD qnt ao Manjyuu eu sempre quis experimentar mas nunca achei nenhum lugar que vendesse o que eh uma pena....XD agora Nattou nao desce...ja tentei comer uma vez mas realmente nao gostei.... XD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics