quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Porque o melão no Brasil é tão ruim!?


  Ao caro leitor

  Qual fruta Você gosta mais??

  O Brasil é um país onde podem comer vários tipos de frutas inclusive frutas tropicais durante o ano inteiro.

  A fruta que eu gosto mais é melancia. 


  Quando eu vim ao Brasil há 13 anos e meio, eu me encontrava com melancia em quaisquer restaurantes populares.Como eu adorava a melancia, eu ficava muito feliz em poder comer melancia independente da estação de ano.

  Só que tinha uma coisa a dizer.

  A melancia no Brasil é muito ruim!!!
 
  Não me encontrava com melancia doce que eu sempre comia no Japão. Raramente eu me encontrava com melancia mais ou menos doce.

  Para mim, a melancia no Brasil é apenas uma comida cheia de água e pronto.

  A melancia inteira no Japão custa entre 40 reais e 70 reais e pode se comer só no verão, em princípio.

  É caríssimo para caramba,ne?

  Entretanto, não tenho como comparar a melancia no Japão à melancia no Brasil. É de outro categoria mesmo.

  É claro que eu não posso reclamar muito sobre a melancia daqui, pois é muito barata. Fora isso.... é uma tristeza.....

  A outra fruta que eu gostaria de comentar neste post é sobre o melão.

  Será que os brasileiros estão achando que o melão daqui é gostoso????O melão daqui quase não tem sabor e nem um pouco doce....Pode até parece uma borracha.

  Vou lhe informar que o melão no Japão é extremamente doce. Sabe porquê? Porque se não fosse doce, ninguém compraria melão.

  Os consumidores japoneses são tri exigentes sobre sabor e tudo mais.

  Por isso mesmo, os agricultores estudam e investem muito para satisfazer os consumidores produzindo melão o mais doce possível.

  Eu não entendo porque os agricultores brasileiros não fazem o mesmo.

  Aliás, eles se importam as aparências dos produtos, além dos sabores. Na foto do supermercado no Japão embaixo, você vai notar a diferença radical. 


   Como eu já me acostumei com frutas e verduras com defeitos no Brasil, eu me surpreendi com tantas belezas dos mesmos produtos, quando eu fui ao supermercado no Japão no início deste ano.

  Etnretanto, pensando bem, posso concluir que os brasileiros não estão desperdiçando até aqueles produtos defeituosos diferente dos japoneses, o que eu acho muito bom para globo. Ou será que os produtores não estão tratando os produtos com devidos cuidados....

  Os japoneses têm costume de enviar  presentes para pessoas, com quem estão recebendo certa gratidão no dia a dia, por volta do dia 15 de agosto. Este costume chama-se OCHYUGEN.

  Uma das presentes mais preferidas é “melão” msemo. Alias,normalmente os japoneses costumam comprar melão de primeira linha que pode custar mais de 200 reais, com intenção de agradar pessoas tais como seu chefe, o que pode afeter relacionamento no trabalho porsteriormente.


  Você tem coragem de comer um melão que custa 200 reais????

  Para falar a verdade, um melão que custa cerca de 40 reais já é bem doce e com certeza você vai ficar satisfeita com isso!!

  Os brasileiros estão perdendo oportunidades de comer "Frutas de verdade"...

  Eu acredito que todos os brasileiros merecem comer aquele melão doce e aquela melancia doce que os japoneses comem. 

  Espero que agricultores brasileiros produzissem frutas doces que têm o mesmo nível do Japão o mais breve possível!!

  ;)


Comentários
65 Comentários

65 comentários:

Paula M. disse...

Olá, eu moro não muito longe de Porto Alegre, e concordo que frutas e vegetais daqui realmente não são de muito boa qualidade, é raro encontrar algum que não esteja "ferido" em alguma parte. Também não gosto muito de frutas do mercado, onde moro temos o costume de platar alguma árvore frutífera nos fundos da casa, ou pelo o menos algo de flores. As frutas que nascem nas árvores dos fundos de casa são bem mais doces e suculentas.
Sempre tive curiosidade de visitar o Japão, acho mutito interessante a cultura. Adorei o seu blog, Principalmente por saber que tu é de POA. É interessante saber a opinião de um japones que mora na região.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Paula!
Que bom que gostou do blog!
Se você conheçer um pouco sobre o Japão através do meu blog, eu me sentiria gratificante.
;)

Paula M. disse...

Eu realmente achei muito interessante seu blog, acho que passei mais de uma hora lendo suas postagens. Fiz várias descobertas lendo-as, também achei ineressante o fato de que mesmo falhando em algumas regras do português (o que é normal para qualquer estrangeiro) tu usas expressões bem sul-riograndenses como "bah" e "tri legal". Muito legal essa tua incorporação das expressões daqui. Só tenho uma curiosidade: tu também toma chimarrão tanto quanto nós que nascemos aqui?
Desculpe perguntar, é que faço faculdade de psicologia, e consequentemente sou curiosa.
Obrigada pela atenção!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Paula.
Eu não costumo tomar chimarrão.
Mas, se alguém me oferecer, eu não recuso.
Porque os japoneses tomam chá verde, o que é parecido com chimarrão.
;)

Rafa disse...

Meu tio é japonês. Ele ficou chocado quando viu um funcionário dum supermercado daqui do Brasil "virando" uma caixa cheia de maçãs em cima da gôndola do supermercado, com futas caindo no chão e tudo.Não é à toa que as frutas daqui são vendidas sujas e amassadas.

Não acho que nós evitamos desperdício e por isso comemos as frutas ruins mesmo.O negócio é que não reclamamos e fica assim!

Anônimo disse...

Com relação a qualidade das frutas, tem uma explicação que talvez a maioria concorde. A qualidade das frutas que chegam no Japão são de primeira. Tanto no sabor quanto na aparência. No Brasil também tem frutas e verduras de qualidade. As primeiras mangas que entraram no mercado japonês tinham um ótimo sabor e uma ótima aparência. Muitas frutas que chegam no Japão são da Asia, onde a qualidade é igual ou inferior a do Brasil. Os países produtores só exportam o supra-sumo de sua produção, deixando para o consumo local, o resto, isto que é a verdade...

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Eu já ouvi falar mesma explicação sobre café.
Acredito que isso é verdade.
Só que quanto ao melão e melancia, eu acredito que os produtores brasileiros não sabem produzir os mesmos de qualidade.
;(

Anônimo disse...

Só se for aí em PA que a melancia é ruim. Aqui no Ne posso te garantir que a melancia é doce que enjoa.

ファビオラ disse...

Realmente tem razão quando diz que a melancia do Brasil é basicamente água, e acho que até por isso que oculta mais o sabor. Notei que de uns anos para cá a qualidade das frutas tem caído muito mesmo, como os da maçã. Eu moro em Manaus e nossas frutas em geral eram para ser com muito sabor, mas os agricultores só estão interessados em vender, então aquele(a) Melão/Maçã/Melancia que eram pequenos(as) e saborosos(as), viraram gigantes (Devido aos produtos) e sem sabor. Aliás, muito bom o seu blog! :) Realmente me interessei, Parabéns!.

Dani ;) disse...

Adorei seu blog!!
Moro no Japão, e sim, as frutas, verduras... tudo é muuito bonito e bem cuidado nas bancadas de mercado. É um capricho incrivel!!
Não me lembro muito do gosto de melancia e melão do Brasil... mas os daqui são mel!!! rsrsrsrsrs

Adorei!!
Dani

Letícia M. disse...

Olá!!! Acompanho seu blog há algum tempo e adoro!!!! Fico conhecendo um pouquinho mais do Japão a cada post seu, e isso me anima bastante!

Quanto às frutas, bem... eu não conheço o Japão, por isso não posso falar de lá, mas aqui no Brasil, principalmente nos grandes mercados, as frutas/verduras são feias e não são saborosas. No entanto, quando a gente vai para cidades menores, em feirinhas de ruas, pelo menos na cidade dos meus pais, por se tratar de agricultura familiar, tudo é bem vistoso e tem um gosto todo especial!

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários,Fabiola,Dani e Letícia.
Eu já comi melão e melancia em São Paulo e nos capitais dos outros estados.
Eram ruins mesmo.
Já comi os mesmos no restaurante mais chique e também eram sem sabor.
Espero que eu me encontre com frutas gostosas um dia aqui no Brasil.
Só que mamão é bem gostoso às vezes.
Aliás, como eu nunca comi mamão no Japão, nem tenho como comparar.
;)

Anônimo disse...

Vale constar tbm que a Pera daqui ñ é tão boa se comparado ao do japão que é bem doce

Anônimo disse...

Sabe porque a banana caturra e o pepino japones está ficando escasso?
Estudos recentes chegaram a conclusão que JAPONES+GAUCHO enfiam tudo no rabo e desta forma ficou escasso. Volta pro japao e vai matar tua fome lá...FDP

Anônimo disse...

Acho que deveria postar uma receita feita a base de CARNE DE BALEIA E GOLFINHOS,pois são exigentes na culinária não importando a agressão ao meio ambiente.Qto as frutas concordo pela qualidade, pois é sabido que quanto mais defensivo agricola é usado, melhor????o aspecto da fruta...(abra o olho japinha e manda analisar uma dessas frutas e veras o resultado)vais ver qto a produzida aqui é saudável...

BARISI disse...

Olá, Sou Mato grossense.
Aprendi com meus pais e avós a escolher com cuidado as frutas que levava para minha casa...
Creio que o problema esta em parte no cultivo e no manejo, já que são milhares de fatores modificam o sabor de uma fruta...

Aqui a melancia é doce, e o melão quase um "melaço".

Abraços

Anônimo disse...

"Como eu já me acostumei com frutas e verduras com defeitos no Brasil"

ISSO FOI RIDÍCULO, ME SENTI TÃO INCOMODADO COM ESSA FRASE QUE DEU A SENSAÇÃO QUE NO JAPÃO TUDO É MARAVILHOSO E "PERFEITO" QUE NOS BRASILEIROS NÃO COMEMOS OU TEMOS NADA DE QUALIDADE SEGUNDO VOCÊ!

Anônimo disse...

eu nunca gostei de melao e melancia ate comer as prodizidas no japao. realmente eh verdade o que vc disse. eh uma pena que um post que objetiva consientizar consumidores e produtores possuam comentarios com um pensamento tao pequeno e subdesenvolvido como esse acima...

Belugo disse...

Sinceramente não gostei do post!!! E fico observando os comentarios de como aceitamos uma critica destas, como tapa com luva de pelica, reclamando de comida velho?? Quantos tem condição de compar uma melancia no Brasil? Aff, no Japão vc pega 40 reais pra ter uma melancia, isto sim é amargo. Faça-me o favor, agradeça a Deus por estar na terra maravilhosa ou volte para seu Japão.

André Henrique disse...

Opa adorei o post e e concordo com os comentários anteriores, é uma cadeia de fatos e erros, logicamente nós exportamos as melhores frutas, tais como bananas, manga, melões e melancias (que aqui no Espírito Santo é muito doce), mas também há a falta de cuidado no trato das frutas desde a colheita até o supermercado.

Um bom exemplo citado é o café, o Espírito Santo é um grande produtor de café e a bebida consumida aqui é de péssima qualidade.

Pra se consumir um bom café é melhor beber o café arábica torrado manualmente (que no ato da torrefação cheira a chocolate, é maravilhoso ficar por perto).

Não são só os exemplos que citei, há também falta de preparo tanto dos produtores quanto do restante da cadeia produtiva.

Acho interessante seu cometário, pois um de fora pode perceber as coisas por uma ótica diferente do que estamos habituados.

Anônimo disse...

Sem querer ser ufanista mas as frutas do brasil sao melhores do que as do japão ;D
a diferença é que lá eles levam esse comercio de frutas mais a sério então eles dão uma atença especial as frutas eu acho que é isso apesar de nunca ter ido pro japao, mas pelo que vc disse no post eu intendi isso xD
ah venha no espirito santo aki dependendo do lugar tem umas feirinhas com "boas frutas" xD

Gika disse...

Quando eu via em Animes os personagens comendo melancia no verão como se fosse um doce, eu estranhava. Agora entendo! Realmente, nunca gostei muito de melancia porque ela sempre me parecia muito aguada e sem gosto... Acho que se provasse a japonesa eu adoraria!

Já o melão eu adoro comer no café da manhã. Daí depende mesmo é do tipo do melão! Em geral os que eu compro são bem doces e não custam tão caro!

Mas o que eu não consigo acreditar é que os japoneses REALMENTE gastem essa fortuna com frutas!!
Prefiro pagar R$6 por um melão docinho daqui do que R$40 pela mesma fruta no japão, por mais doce que seja!

Abraço.

Anônimo disse...

Eu nao concordo! melancia é minha fruta favorita, e sinceramente ... vc deve estar frequentando o fim da feira, sei lá. eu sempre compro melancia e elas são super doces!

sem contar que me espanta esse fascínio pelo açucar nas frutas... fiz um intercambio no canada onde conheci muitos japoneses e quando saíamos para comer eles sempre diziam "tal coisa é muito doce, não gosto de muito doce" ... "muito doce para mim, talvez as meninas gostem mais" ...

Frederico disse...

No caso dos melão no Brasil ele não apresenta um sabor tão agradável pelo fato de ser colhido antes de estar totalmente maduro, esse processo favorecendo o transporte para outras regiões com menor dano a carga, visto que sua polpa e casca estão mais firmes, "resistentes", visto que os frutos normalmente são transportados de forma precária no nosso país, as formas de acondicionamento das frutas, a disposição nos mercados, e até a forma como os compradores verificam as frutas degradam o produto. Um melão que normalmente apresenta um sabor mais evidênciado é o comercializado em caixas e redes de proteção. Este sendo colhido na época certa e transportado de forma adequada, porêm apresenta valor mais elevado. A mesma idéia deve ser observada no caso da melância.

Mike disse...

Olha, gurizada, sem ser chato, mas gente que fica indignada quando falam mal do Brasil, são as mesmas que podem ser culpadas por um total desleixo de todos nesse país.

Pra quem nunca saiu do Brasil, que fique sabendo: A comida no Brasil é de péssima qualidade, não só as frutas. TUDO é de péssima qualidade, querem um exemplo? O café consumido aqui na Europa e produzido no Brasil é mil vezes melhor e EU JÁ VI COM MEUS PRÓRPIOS OLHOS O PORQUÊ. O café bom é exportado, o verde fica no brasil, é torrado, moído e você nem se dá conta.

ACORDA, BRASIL! Aqui também, as frutas tropicais (que não são plantadas aqui e chegam verdes ainda) depois de maduras são uma delícia, enquanto no Brasil era uma porcaria.

Deixem de serem orgulhosos e exijam produtos decentes, afinal é a saúde de vocês que está em jogo!

Oshiro disse...

Foi como eu vi numa reportagem sobre como os alimentos são tratados.
A falta de cuidado vem desde o recolhimento da fruta (ou legume) até o supermercado ou feira. Os alimentos são muito maltratados, são jogados nas cestas, colocados em caixotes de madeira q estragam e muito alimentos, são jogados como lixo nas prateleiras e por aí vai.
Eu não experimentei a melancia daqui do Japão, mas o melão sim.
Muito delicioso.
Só não gostei da pera, achei as do Brasil mais doces.

Acho que o preço das frutas nos da a noção do cuidado que elas recebem. -ounão (já comprei fruta cara no Brasil e quando fui comer, era pior que fruta da feirinha da esquina).

Eu percebi uma coisa aqui nos mercados, é que eles selecionam demais os alimentos pelo fato do consumidor ser extremamente exigente.

Ah só uma dica, modere os comentários. Ver comentários racistas e preconceituosos, ninguém merece.
Tem uma coisa que a maioria dos brasileiros que navegam pela internet precisam aprender é educação.
Aprender que seu país nem sempre é a oitava maravilha do mundo. Existem diferenças enormes entre Brasil e Japão, e que o blog não é pra ofender o Brasil e sim mostrar essa diferença com o autor dando SUA opinião e sua vivência nos dois países.

Já discordei diversas vezes de coisas que o autor escreveu, e nem por isso precisei ir aos comentários e ofendê-lo.
Saibam ser educados, isso é o básico.

Anônimo disse...

40 reais uma fruta o brasileiro reclama de pagar 2 reais a duzia, se os agricultores daqui pudessem cobrar esse preço vc ia achar que estava comendo açucar com as nossas frutas de tão doces que seriam ! comparar cultura e algo complicado, mais nossas frutas são de excelente qualidade, semana passada meu tio mandou distribuir 30 caminhões de laranjas pra quem pudesse buscar pois não compensava pagar o frete do caminhão para ir no ceasa vender ! não acho que vc devia dizer que nosso melão ou nossas frutas são ruins !

Thiago disse...

Os produtos "tipo exportação" são de fato de melhor qualidade mesmo, isso tem a ver com a exigência do mercado consumidor e também com o poder aquisitivo. Quanto ao sabor de determinados alimentos existem fatores que vão muito além do cuidado do produtor, fatores esse como o solo, oxigenação, sol, etc. Não se pode culpar o produtor por esses fatores que independem dele. "Ah, mas ele pode colocar fertilizante X para suprir a deficiência de seu solo ou alterar as condiçoes Y e Z para que a oxigenação e a exposição ao sol sejam as ideais". Sim, eles podem. E alguns o fazem, o que naturalmente encarece o produto.
Falando a respeito do melão, é até engraçado dizer que o melão do Brasil é ruim, porque o melão é a fruta mais exportada do país (http://www.abcsem.com.br/noticia.php?cod=817)!
Tenho que concordar com você que o melão que eu como no dia-a-dia é um pouco sem graça (chamar de borracha sem gosto é exagero), mas os melões que comi quando estive no Nordeste do país (aliás, todas as frutas no Nordeste) era muito, muito mais doce, e me perdoe a região Sul, mas as frutas que eu comi aí eram bem menos doces que as que eu consumo no dia-a-dia(Minas Gerais), logo, quase sem doces em comparação com as do Nordeste.
Agora nas minhas experiências fora do país, as melhores frutas que eu comi foram brasileiras (não gosto nem de lembrar de um pêssego que comi direto do pé nos EUA, aquilo sim era sem gosto).
Portanto, dizer que as frutas aqui são ruins é uma análise superficial e precoce. Pra comprar alimentos de melhor qualidade é preciso saber onde comprar.

Anônimo disse...

Voces que nao aem escolher frutas,
o brasil posssue o melhor clima do mundo para a maioria das frutas
talves se trocasse de feira poderia achar algo melhor
Outra as melhores frutas que sao colhidas vão pro exterior, e nos ficamos com as podemos dizer, não tão melhores
Conheço muitas pessoas que moram no exterior e ficam abismadas com as nossas frutas tanto em gosto quanto em diversidade
ou o brasil nao seria um serio vendedor internacional de frutas
Talves o autor esteja muito por fora do assunto

Anônimo disse...

Olá, sou Eng. Agronomo e posso afirmar a vcs com toda a certeza que nossas frutas sao de qualidade. E o que faz perder esse valor em palatabilidade, é referente ao transporte e armazenamento.
A produçao de frutos com o alto nível de qualidade, faz com que o produto final venha com um preço elevado, onde apenas poucas pessoas tem condições de comprar.

Gabi,Carol,Babi e Duda disse...

Meu, japonês come peixe cru e carne de golfinho... eu particularmente adoro melancia e raramente me decepciono, principalmente, por prezar muito o fato de ela ser bastante aguada. Já comprei uma mini-melancia menos aguada e mais densa e achei uma droga.

Anônimo disse...

Isso é questão de gosto, eu particulamete tenho pavor de frutas muito docê, é quase que intragavel para mim! As vezes minha mãe compra umas melancias que são docês demais, eu nem como! E isso do melão pelo menos aqui na minha cidade eles não se parecem com barracha nem nada

Tomas disse...

Cara. primero, fala tanto vai pro japao mora lah, e é mais caro porque nao tem chao pra planta porcaria nenhuma lá, e melancia é melancia um poko mais doce ou nao é a melhor coisa do mundo!!!!!ponto.

Anônimo disse...

volta pra lá japa, afinal nem capacidade de aprender a escrever você teve...

Anônimo disse...

tento ir pro interior do estado que vc encontra pequenos produtores!!! agora se vc vai num hipermodafoca mercado vc nao vai encontra frutas nem verduras de qualidade!!

Anônimo disse...

Bem, vc generaliza quando fala Brasil. Vc já experimentou melancia em todos os estados?

Anônimo disse...

Concordo que é dificil encontrar um melão ou melancia gostosos, porém discordo veemente da relação gosto e aparencia das frutas. É sabido inclusive que as frutas mais bonitas possuem mais agrotóxicos, ora, se nenhum bicho quis comer aquela fruta ou legume, porque eu vou??? o fato das frutas do Brasil te parecerem de menor qualidade é que as mais bonitas e doces vendemos pra vocês a preços exorbitantes que você comentou. Quantas pessoas no Brasil pagariam 40 reais por UM melão, enquanto se pode pagar 2 reais pelo mesmo melão?

Anônimo disse...

Primeiro carinha, você acha que tem Japones plantando melão, e eles fazem de tudo para ele ficar doce senão vocês não compram? realmente tem, pode até ter, mas eles estão aqui, no BRASIL, e não vendem este produto aqui, porque não só porque ele custa caro, mas porque acham que nós podemo ser o quintal deste mundão, acham que podem exp´lorar a nossa terra, já que lá os espaços são ocupados por usinas atomicas, defensivos agricolas em excesso para garantir o mínimo de produção, etc. Portanto eu concordo com você, nós no Brasil somos um povo conformista, que come o que sobra do primeiro mundo, mesmo produzindo para ele, esta é a falha do brasileiro, aceita tudo, aceita qualquer um na sua terra, aceita bandido mafioso, aceita o que vier, mas vai se acostumando mais, aqui quem chega como você, acaba primeiro falando, tentando acordar todo mundo das coisas ruins, daqui a pouco já começa a ficar mais branda a coisa, e quando menos espera a gente ta tomando um chimarrão na soleira da porte e que se dane todo mundo, minha cuia ta cheia mesmo.

Evandro Cabral e Maria Fernanda disse...

A meu filho vai sonhando, isso aqui é Brasil.Se nem na educação e na saúde eles estão investindo vão investir no gosto das frutas?Já vai ser bom d+ se eles dessem um jeito de alimentar toda a população.Japão é superpotencia cara, aqui é exploração encima.Acostume-se.

Anônimo disse...

Olha talvez a explicação mais simples seja clima mesmo. Algumas pessoas mesmo falaram nos comentários que onde elas moram o melão é docinho e tals. E tendo em vista o tamanho do Brasil... não dá pra desconsiderar a possibilidade de você morar em uma região em que essas frutas são ruins. Já tentou comer banana na Europa? É dificil achar uma que esteja "fresca" e as "frescas" normalmente estão verdes.
É claro que há questões de manejo etc, mas como um amigo ali de cima falou as frutas brasileiras em sua maioria tem poucos agrotóxicos. E frutas sem agrotóxicos não costumam ser muito bonitas e sem machucadinho.

Anônimo disse...

Já li alguns posts desse blog e ainda não entendi qual o intuito que esta coisa tem.
O que eu vejo aqui é um estrangeiro que veio para o Brasil e reclama de quase tudo.
E concordo com o que alguém disse em um dos comentários, se os brasileiros tivessem como pagar (e cobrar) 50, 70 reais em uma fruta, obviamente os tais estudos feitos no Japão por parte dos produtores para deixar a sua melancia japonesa mais doce tbm seriam feitos aqui, é algo que não tem como comparar, falar sobre o sabor de uma melancia e o seu preço fora daqui e se perguntar o por quê de não fazerem do mesmo jeito nesse país enquanto milhões de brasileiros mal conseguem comprar uma fruta que tenha um valor mínimo é algo que beira o ridículo.
Respeito opiniões das mais diversas, mas por favor, um pouco de consciência nunca fez mal a ninguém.
Abraços.

Haruka disse...

Querido amigo anônimo que não possui a coragem necessária para se identificar ao criticar alguém: Até onde sei, o intuito do blog é apresentar curiosidades e diferenças entre o Brasil e o Japão. Isso é muito importante para qualquer pessoa que planeja algum dia viajar, estudar ou mesmo morar no Japão, uma vez que temos acesso a informações que jamais teríamos sem o mesmo. Para mim, por exemplo, tem sido muito informativo e relevante, uma vez que planejo um dia viajar para o Japão, e tais informações são muito importantes caso eu queira me socializar adequadamente com os japoneses.

Além do mais, não é como se o autor simplesmente criticasse o Brasil a torto e a direito. Ele elogia muitas coisas do Brasil, inclusive se comparadas com a do Japão. No próprio post sobre educação(!) ele frisa o quanto acha ruim o método educacional japonês, e diz que o do Brasil é mais adequado. Justo em um tema que todos nós brasileiros criticamos, ele se colocou a favor e e elogiou. Penso que ele é justo em suas colocações e, sempre lembrando, isso é uma opinião pessoal, portanto cada um tem a sua.

Em relação as frutas, não penso que todas devam custar R$ 40,00, mas, o que nos impede, por exemplo, de termos acesso também aos produtos de qualidade exportação? Acho justo que nós brasileiros possamos adquirir, ainda que mais caro, os produtos de mesma qualidade que exportarmos. Vários países comercializam frutas brasileiras saborosíssimas, que são bem transportadas e acondicionadas, ao contrário das comercializadas por aqui.

Isso seria uma situação adequada para ambos os lados: Quem mal tem dinheiro para pagar o preço normal das frutas, e quem tem dinheiro e gostaria de poder desfrutar de frutas melhores (ou você pensa que ele não pagaria R$ 40 em uma melancia por aqui se pudesse desfrutar do mesmo sabor que tanto gostava no Japão?)

Anônimo disse...

Pode até ser verdade tudo isso, MAS quem provar da cenoura, beringela, alface, pimentão produzidos no Japão, não vai sentir gosto. E aqui no Brasil, temos muitas variedades de tipos de banana, maçãs. Espero que um dia, você possa provar o pêssego da variedade Bolão, que vai deixar o pessego do Japão como algo insignificante.

Dani disse...

Nossa! Nunca tinha pensado na possibilidade de uma mesma fruta ter sabores diferentes em países diferentes. Fiquei curiosa para experimentar a melancia japonesa. Só não concordo em desfazer de uma fruta porque a casca está feinha, isso é algo natural e nem sempre atinge o interior do alimento.

Anônimo disse...

Sou de Mossoró, onde se exporta melão para todo o mundo. Entendo quase nada de fruticultura e exportação, mas o q dizem aqui é que o melão e boa parte das frutas produzido no Brasil nunca é consumida pelo mercado interno. Ou seja, ficamos com o refugo. Com a mercadoria que não é boa para exportação, já que o cliente estrangeiro é muito exigente. Talvez seja por isso não comer boas frutas aqui. Há varias empresas de japoneses que produzem melão aqui.

Letícia disse...

Não gosto muito de melão.. Talvez seja porque eu raramente como.... Visite Rondônia! Aqui a melancia é bem doce e é o único lugar que conheço que tem abacaxi bem docinho, dá a impressão de que foi plantado com açúcar *_*

Cibelle disse...

oiee...gostei muito do seu site...
eu concordo q a melancia e o melão estão bem caro no japão,so que depende do custo d vida no japão né e eu vi nos comentarios algumas reclamaçãoe, so que os brasileiros gastam 40,00 reais em outras coisas q vão fora, então não falem dos japoneses,porque o brasileiro come arroz e feijão e arrota peru essa é a verdade do nosso pais...

andre krenak disse...

Olha dsicordo com todas as respostas Tenho residencia aqui no Japao SOu carioca e amante de Frutas vou lhes contar o que acontece
1 aqui no japao as frutas nao tem doce e nao sao Boas
alem do que nao se encontra aqui frutas em abundancias igual ao brasil todas sao importadas tirando um tipo de laranja que sao plantadas aqui e tangerinas
mas estas laranjas plantadas a qui sao sem doce e secas ja a tangerina se encontra algumas com doce suficiente . ate boas digamos.mas, resto nao tem como
digamos uma manga eu compro no brasil e corto igual bife bem gostosa delicioioooooosa uma maravilha manjar dos deuses..

2 alem do mais em falar que sao carissimas
aqui no japao nunca vi uma abacate de porte grande igual aos do brasil e tambem manga
outra coisa e' que os japoneses detestam coisas muito doce eles nao compram ou se compram comem a metade e ja eh suficiente para eles
uma coisa que eles gostam aqui demais sendo doce ou salgado seria chocolate rsrsrsrsrs
sao amantes de chocolates
mas frutas aqui de verdade nao se tem doce e suco

Mi disse...

Moro no Japao faz 10 anos e concordo: A melancia daqui eh beeem doce, sim!Todas! Da para comer ateh a parte branca, tbm doce. E o melao, nossa..incompaaravel. Parece mel. Sabor diferente.

押田 ~龙 disse...

palavras de Mike
*...gente que fica indignada quando falam mal do Brasil, são as mesmas que podem ser culpadas por um total desleixo de todos nesse país.*

palavras da Oshirosan
*Tem uma coisa que a maioria dos brasileiros que navegam pela internet precisam aprender é educação.
Aprender que seu país nem sempre é a oitava maravilha do mundo. Existem diferenças enormes entre Brasil e Japão, e que o blog não é pra ofender o Brasil e sim mostrar essa diferença com o autor dando SUA opinião e sua vivência nos dois países.* Tambem concordo com a moderação de tais comentários pq ninguém merece hein ...
E realmente moro no Japão e nossa as frutas daqui são docinhas e se procurar acha barato tem mercado com pontos os quais vc acumula e pode comprar. Tinha frutas que eu não comia muito no Brasil como uva e pera, mas aqui nossa!! Melancia nunca comi aqui e caro, melão eu comi e e gostosíssimo, morango eu amo e comia no Br, mas o daqui e sem comparação uau enorme e docinho lindo. O que mais gostei no japão foi vc poder pagar p ir em um lugar onde plantam e comer a vontade. E para alguns que comentaram que frutas grandes e pq tem agrotóxico e tal, nem sempre, na verdade no japão planta na época p qualquer um que no minimo sabe o que come deve saber q na época obvio que e de melhor qualidade, gosto e o preço mais baixo,menos perda por questões de praga perdem bem menos frutas na seleção outra questão e que colhem frutos maduros. Contudo ainda acho que ambos os países desperdiçam alimentos cada um a sua forma, dava p alimentar a Africa com o que o Brasil e o Japao jogam fora de alimentos.
Obvio que o não aproveitamento desses alimentos leva a questões inclusive de leis que acho deveriam ser mudadas por ex aqui no jp eles não dão o que jogam fora por defeito, ou seja la o que for, p funcionários e pobres por que ja houve casos de aproveitadores que aceitaram e usaram isso p processar por problema na comida. E casos assim aconteceram em vários países e um dos maiores motivos pelo qual muitos países não doam grande parte dos alimentos considerados descartáveis ao consumidor pagante.
Quando eu estava no Brasil minha mãe plantava no patio mesmo e meu avo tmbm planta, mas ele trabalhou com plantação a vida toda e sempre dava p nos o que colhia as frutas dele eram sempre mais gostosas e coloridas que as do mercado.

Carla de Oliveira disse...

Caro Yukipoa,
Não sei como são as coisas aí no Rio Grande do Sul mas tenho certeza de que aqui em são Paulo as frutas são muito boas. Você não deve ter ido a um bom supermercado... Aliás, a cultura de melões aqui no Brasil se deve quase que exclusivamente aos nipodescendentes que foram moram no interior de São Paulo. Nós os brasileiros temos o costume de não comermos frutas muito doces porque aqui faz muuuuito calor e doce ou salgado, dá sede. Então preferimos frutas pouco doces e com muita água. Os europeus, como os portugueses por exemplo, adoram alimentos muito doces, porém, nós não. É coisa de cultura, cada país tem a sua. As frutas são assim mesmo por causa do clima. As frutas muito doces têm muita frutose portanto muita caloria o que pode com o nosso clima provocar indigestão. Nos países frios como o Japão e alguns países europeus por causa do clima. Entendeu agora? É a mesma coisa que um brasileiro que nunca comeu sashimi ir ao Japão e pedir peixe e ao invés de ele vir frito ele vem cru! Tenho certeza de que o brasileiro não vai gostar disso assim como não gosta de arroz grudadinho rsrsrsr....

Anônimo disse...

aqui em Goiânia, as melancias são bem doces no "tempo da seca", que dura metade do ano, no tempo "das chuvas" fica muito ruim,o melão que vende aqui, vem do nordeste, tem umas marcas premium ,exemplo MELÃO REI, que é mais caro , mas pode comprar, que é bem doce, não tem MELÃO REI aí?

Anônimo disse...

Eu assisti uma reportagem onde informava sobre esse assunto. O que disseram foi o seguinte: Os melhores produtos do Brasil são exportados e nós ficamos com o resto. Isso é triste!

_Léo

Bordados disse...

De fato...
sinto muita saudades das frutas do Japão... (não só das frutas, de muitas outras coisas)
Gostaria muito de saber o que os japoneses fazem para ter aquelas frutas tão doces, queria fazer igual no meu quintal.
Parabéns pelo blog! Muito bom!

Anônimo disse...

Me desculpe falar mas eu também notei que esse blog só faz mal comparações do Japão com o Brasil e como aqui as coisas são ruins. Acho que quando o dono do blog veio pra cá esqueceu que o país ainda esta em desenvolvimento e não tem como comparar o nível de vida de um brasileiro com um japonês. (Imagino ele indo à Etiópia e perguntando porque as ruas são tão sujas e sem asfalto comparado com as do Japão ).
Mas ainda falando em alimentos eu gostaria de saber se no Japão não existem leis de proteção aos animais no quesito de abate que os protege de aberrações como essa do vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=67BkPIc2DJ4&feature=player_embedded

Unknown disse...

Depende do local do Brasil onde come as frutas... apesar de não ter provado a melancia do Japão, eu acho que a melancia daqui de Manaus bem suculenta e doce, só que tem que saber escolher (o que não me vem ao caso). Já o melão do nordeste, foi o melhor melão que comi no Brasil. Ainda tem o abacaxi... já provei de várias partes do Brasil, mas do Amazonas é inigualável!
Em contrapartida, algumas frutas como morango, maçã, pera, de climas temperados, são bem ruinzinhas...
O Brasil é um país grande e o seu clima varia de acordo com as regiões e suas terras também.Dessa forma, os sabores das frutas também mudam.
Bom, é claro que a qualidade da produção e como se conservam as frutas têm grande influência no seu sabor, mas acho que a geografia também é importante nesse aspecto :)

Anônimo disse...

Agradeça pelas frutas doces japonesas, pois são todas brasileiras. A não ser as que os japoneses enchem de agrotóxicos (falsas frutas), pois é um país de uma cultura linda, porém solo muito ruim.

Anônimo disse...

Adoro o Japão, gostei muito do blog, concordo que ambos os países(Japão e Brasil) possuem muitos prós e contras, mas pra início de conversa, o melão a qual foi mostrado na figura acima não é do tipo mais comum entre os brasileiros, e concordo que esse é muito mais doce pois já experimentei, e sim, você também pode encontrar esse melão no Brasil(não exatamente idêntico ao japonês, pois estes possuem uma história desde o período Taisho, mas parecido), porém ele custa um pouquinho mais caro.
O melão a qual possui mais procura no Brasil é de outro tipo e não é tão doce comparado ao que foi mostrado, mas também ele não é ruim como muitas pessoas estão dizendo, e sim, diferente.
Portanto, acredito que o autor do blog se expressou mal quando fez o artigo, pois quando li, deu a entender que tudo no Japão é perfeito.
Como disse adoro o Nihon, tenho amigos que são nihonjin, mas confesso que lá também existem muitos problemas quanto a como o país funciona.
Recomendo a leitura do livro: The Japanese Mind: Understanding Contemporary Japanese Culture

Cromagnon disse...

Brasil é infelizmente é fraquíssimo de frutas, eu adoro ameixas mas pra comer uma que preste é no máximo umas 2x ao ano, porque de resto vem sempre sem sabor, super azeda,dura demais ou já "cozida" por dentro...e o pior é que muitas frutas importamos de países como Argentina e Chile, como se no Brasil não pudéssemos produzir!

Isso me deixa revoltado, o governo em geral "caga e anda" pros produtores rurais pequenos, tecnologia e incentivo mesmo só pros ruralistas ricos da soja, milho..

Luana RJ disse...

Muitos comentários sobre o propósito de blog e as intenções do autor, mas nenhum posicionamento do mesmo a esse respeito.
Olha só, concordo que no Brasil, algumas frutas não são boas, mas é questão de região e do quanto está disposto à pagar por algo de boa qualidade.
Já li outros posts, não sei se o autor se expressa mal, ou se é intencional, porém me parece que sutilmente, mantém esse ar de superioridade quando faz comparações. É um direito. Além do direito de poder expressar-se. Temos escolhas ;). A minha é não ler mais. Desejo muita sorte e sucesso ao blog.

Anônimo disse...

No Japão tem muita fruta modificada geneticamente;vai saber se é isso que faz a melancia,o melão ficarem bem doces.Será que apesar de "bonitos" e saborosos eles são seguros para consumo?
O Brasil também é problemático:pode-se plantar praticamente de tudo mas,por vária$ questõe$ também se modificam geneticamente as frutas,as verduras...colocam agrotóxicos etc.
Abençoados são os que possuem uma árvore frutífera em casa.Podem comer as frutas sem medo de ingerir junto substâncias camufladas.

Anônimo disse...

Na verdade, a maioria dos melões vendidas nos mercados é ruim porque são baratas. As mais caras são as mais doces e vão parar nos restaurantes finos ou são exportadas.
Infelizmente, a maioria dos produtores preferem a quantidade do que a qualidade e despejam as frutas no mercado sem qualquer controle mesmo. Ultimamente, vejo selo do produtor colado nas frutas. Acredito que seja para certificar a origem e até para dificultar o roubo de cargas.

Selena souza disse...

Ainda bem que alguém concorda comigo as frutas andam sem sabor desinchar vida

Selena souza disse...

Sonho com um abacaxi bom amarelinho doce só ficou na lembrança nem compro mais

Anônimo disse...

Frutas de supermercados não tem boa qualidade, em contrapartida nas feiras são dulcíssimas porque eles vão pros entrepostos ( tipo CEASA aqui no Rio ) bem cedo, sabem escolher e pegam as melhores, o grande problema é que são bem mais caras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics