terça-feira, 18 de outubro de 2011

Porque japones mistura três tipos de alfabetos na escrita!?


  Ao caro leitor

  Quem sabe um pouco sobre japonês deve saber que a língua japonesa tem três tipos de alfabetos.

  Eis Hiragana, Katakana e Kanji.

  Os japoneses usam todos os três tipos misturando na linguagem escrita por incrível que pareça.

  Então, sabe por que os japoneses três tipos?

  Vou lhe revelar isso neste post.

  Antes de mais nada, eu já vou lhe dar conclusão.

  Uma das respostas seria para conseguir separar uma palavra da outra, pois japoneses não dão espaço entre as palavras na hora de escrever frases, que nem as línguas ocidental tais como português.

  Então, vou lhe explicar passo por passo.

  Em primiro, eu vou citar as partes das explicações sobre três tipos de letras segundoWIKIPÉDIA.

  O hiragana é um dos alfabetos silábicos da língua japonesa. É usado para todas as palavras para as quais não exista kanji, ou este exista, mas seja pouco usado. Também é usado nas terminações dos verbos e dos adjectivos.


   O katakana é um dos silabários empregados na escrita japonesa junto com o hiragana. Contudo, é usado para escrever nomes comuns e próprios de origem estrangeira, principalmente ocidental, onomatopéias, palavras técnicas, gírias e nomes científicos de plantas e animais.


  Os kanji são caracteres da língua japonesa com origem de caracteres chineses,  que se utilizam para escrever japonês junto com os caracteres silabários katakana e hiragana. No Brasil, kanji, também é sinónimo de ideograma. Devido à maneira Target="_blank"que os caracteres kanji foram adotados no Japão, um único kanji pode ser usado para escrever uma ou mais palavras diferentes. Pelo ponto de vista do leitor, é dito que os kanjis apresentam uma ou mais "leituras" diferentes. A escolha da leitura depende do contexto, significado pretendido, uso em compostos, e até a localização na frase.


           ( 80 Kanjis que aluno do primeiro ano do ensino fundamental vai aprender )

  Deu para entender o sistema de escrita da língua japonesa?

  Segue uma frase exemplar que está escrita só em Hiragana, sem espaço.


  O leitor pode interpretar esta frase em duas maneiras.


  O significado seria "Tire sapatos aqui, por favor."


   O significado seria "Tire Kimono aqui, por favor."

  Quando a frase está escrita só em Hiragana, dependendo de como separar as palavras, o significado da frase pode mudar completamente como no exemplo acima.

  Entretanto, se escrever a frase em Kanji, este tipo de interpretação errada devido à falta de espaço entre as palavras jamais aconteceria. Aliás, nós nunca escrevemos frase com espaço, apesar de que o livro didático destinado para aluno estrangeiro está escrito com espaço entre as palavras com a intenção de facilitar a aprendizagem.


  Por isso mesmo, nós usamos três tipos de alfabetos.

  Deu para entender?

  Aliás, se escrever tudo em Hiragana ou Katakana ( que são alfabetos silábios ), custará para entender a frase até para os japoneses.

  Devido ao esse efeito, a desenhista de Manga escreve as frases em Katakana de propósito, quando um E.T. ou um estrangeiro fala as frases, para dar a impressão de que a frase foi falada em outra língua aos leitores, como no exemplo a seguir.


  Por último, vou deixar uma frase na qual se usa três tipos de alfabetos.


  O significado da frase seria " Eu adoro Dragon Ball"

  Cada cor da letra indica seu alfabeto.

  Azul : Kanji,  Vermelho : Katakana, Preto: Hiragana

  ;)
 

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante Yuki-San!e diga-se de passagem,tambem Adoro Dragon Ball! hahahaha

C.F. disse...

Que mania de fazer tudo de forma épica =.=
Como já comentei em um outro post, parece até que japonês faz o contrário do jeitinho brasileiro, criam um jeito desafiador para tornar o evento épico. Quer dizer, pra que simplesmente dar um espaço entre as palavras? VAMOS USAR TRÊS ALFABETOS DIFERENTES MUAHAHAHAHAHAH

Anônimo disse...

Que explicação mais kawaii, Yuki-sensei! (^_^)

Eu sempre me perguntava o porque usar os kanjis. Respondia para mim mesma: "Isso deve ser para dificultar a vida dos estrangeiros!". Kkkkkk!!!

Muito obrigada por esta explicação: você retirou da minha mente essa duvida cruel. Você explicou essa questão de forma simples, clara e objetivo. Você é um otimo sensei.

Abraços.

Anônimo disse...

Que explicação mais kawaii, Yuki-sensei! (^_^)

Eu sempre me perguntava o porque usar os kanjis. Respondia para mim mesma: "Isso deve ser para dificultar a vida dos estrangeiros!". Kkkkkk!!!

Muito obrigada por esta explicação: você retirou da minha mente essa duvida cruel. Você explicou essa questão de forma simples, clara e objetivo. Você é um otimo sensei.

Abraços.

João Carlos ン disse...

ótimo post Yuki, seu blog já tá adicionado aqui nos meus favoritos , gosto muito das suas explicações sobre determinadas coisas do Japão , abraços =)

Obs: eu tbm adoro Dragonball xD

Camila disse...

Cara, estimado C.F., você possui um humor simplismente terrível. Típica pessoa que parece não ter nada melhor para fazer além de ler blogs pelo os quais você parece não se interessar e parece sentir prazer nessa sua crítica pobre. Triste.
Interessante post Yuki-san, tirou algumas de minhas dúvidas e curiosidades sobre a língua japonesa. Parabéns pelo blog, sempre que consigo, passo para dar uma olhadinha! Abraços.

Veh Luize disse...

Hai!
Nossa estava procurando na internet os melhores animes do Japao, e achei teu blog. Muito util e interessante. De uns dois ou tres anos, pra cá, eu me apaxonei pela cultura, tudo me chama a atenção. Estou tentando aprender por conta propria. enfim, sem mais enrolação, adorei o blog e queria muuuuito perguntar...
Como os estragenros são vistos/quistos no Japao? Tenho o sonho de ir pra la, mas ao mesmo tempo, receio!

Arigato!
Sayonara, bai bai! ^^

shironeko disse...

ya yuki-san!
muito bom esse post! eu nao entendia direito o porque de tres jeitos de escrita, agora ta explicado! é... deve ser bem difícil aprender isso mais posteriormente pretendo fazer um curso de japones...
Domo arigatou!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics