sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Como as economias do Brasil e do Japão vão ficar em 2040!?

  Ao caro leitor

  Eu me formei em Letras lá no Japão.

  Portanto, eu sou leigo na economia. Mesmo assim, eu ouso a prever como é que as economias do Brasil e do Japão vão ficar daqui a 30 anos.


  Em primeiro lugar, vamos ver como era a lista de 10 primeiros países no ranking do PIB em 1990, quando a economia japonesa estava no auge ao longo da sua história após o fim da segunda guerra mundial.


Pais
(US$  bilhão)
1
Estados Unidos
5,800.53
2
Japão
3,058.04
3
Alemanha
1,547.03
4
França
1,248.56
5
Itália
1,135.54
6
Inglaterra
1,017.79
7
Canada
582.74
8
Espanha
520.71
9
Brasil
507.78
10
China
390.28

  O Japão estava se classificado no segundo lugar e tinha muita diferença até com país de terceiro lugar : Alemanha. Além disso, o PIB do Japão era 6 vezes maior do que o PIB do Brasil que estava no nono lugar no ranking na época.

  Então, vamos ver como é que a mesma lista ficou em 2010?


Pais
(US$  bilhão)
1
Estados Unidos
14,657.80
2
China
5,878.26
3
Japão
5,458.87
4
Alemanha
3,315.64
5
França
2,582.53
6
Inglaterra
2,247.46
7
Brasil
2,090.31
8
Itália
2,055.11
9
Canada
1,547.05
10
Índia
1,537.97

  O que você pode notar nesta lista comparando com a lista anterior é subidas de países emergentes chamado de BRICS no ranking.

  Infelizmente o Japão cedeu segundo lugar, que mantinha mais de duas décadas, para China no ano passado. E a diferença do PIB entre o Japão e o Brasil diminuiu bastante também. Agora o PIB do Japão é um pouco mais de 2 vezes do PIB do Brasil.

  Então, como esta lista ficará em 2040? Eu só vou prever ranking sem valor do PIB.


Pais
1
China
2
Estados Unidos
3
Índia
4
Brasil
5
Russa
6
Japão
7
Indonésia
8
Alemanha
9
França
10
Inglaterra

  Na minha opinião,o fator que mais influencia o resultado do ranking seria a população, além de fator como o desenvolvimento do país.
  
  Eu classifiquei Índia no terceiro lugar neste ranking, porque eu acho que vai demorar mais de 30 anos para ficar na frente do Estados Unidos. Entretanto, contanto que o governo indiano não conduza o país para direção errada, Índia poderia ultrapassar a China até final do século 21.

  Infelizmente o Japão vai caindo no ranking do PIB ao longo do século 21.

  O primeiro fator que influencia para isso seria diminuição da população, que começou há 3,4 anos. O segundo fator seria diminuição das pessoas ativas na população, devido à taxa de fecundidade muita baixa. ( 1.39 em 2010 )

  Na pior das hipóteses, o Japão pode sair dos primeiros 10 paises da lista de PIB no final do século 21, caso o governo japonês não acerte nas medidas tomadas.

  O Brasil também não pode passar o século 21 tranquilo infelizmente, pois  a taxa de fecundidade está caindo nos últimos anos radicalmente que nem paises desenvolvidos.

  Eu imagino que o Brasil vai crescer no ritmo acelerado nos próximos 20 anos. Entretanto, vai desacelerando esse ritmo e poderá parar de crescer na segunda metade deste século.

  Para que não aconteça isso, o governo brasileiro precisa tomar uma medida adequada, com qual incentiva os jovens a terem filhos. Senão, o Brasil vai seguir o mesmo caminho que o Japão....

  Contudo, pior é que o governo brasileiro está fazendo o contrário.

  Segundo ao artigo publicado no Correio do Povo nesta semana, Supremo Tribunal de Justiça autorizar o casamento entre pessoas de mesmo sexo!!

  Desta forma, será que vão nascer bebês que vão construir o futuro do Brasil??? 

  ;)


Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Anônimo disse...

Não sei do japao, mas o brasil ta endividado =/, todo aquele papo de divida quitada era piada. Tem que olhar a divida interna e externa.

Esse tipo de predição é dificil de fazer pq muitos setores importantes demoram para obter resultados. Sem ajuda e bom planejamento é bem dificil, não depende do governo e sim do povo.

Mas imho, atualmente tenho observado que empresas globais tem aumentado cada vez mais o impacto nas economias dos respectivos paises instalados. Algumas parece que lentamente estao deixando seus paises de origem e se tornando monstros o.O

Rafael disse...

Um tanto infeliz esse comentário da autorização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com ou sem casamento dá na mesma. muito homofóbico o comentário.

Anônimo disse...

Infeliz este comentário sobre o casamento. [2]

Anônimo disse...

Japão está em recessão desde 1997, já faz mais de uma década e não saiu da crise. E para piorar tem os terremotos, tsunamis, radiação.. Sem contar o alto índice de idosos e a baixa natalidade, o governo gasta muito dinheiro com aposentadoria e desespesas dos velhinhos que tão vivendo lá seus 70, 80 anos.

Vocês acham que lá não existe pilantragem? A yakuza domina os portos do Japão, os pachinkos (tipo de bingo), importam prostitutas vietnamitas, agiotagem, drogas, espionagem industrial e etc..

Os próprios japoneses se venderam, os trabalhadores das grandes empresas vendiam os conhecimentos para obter lucro nos finais de semana. Olha o caso de Seul na Coréia do Sul com Sansung, Hyundai, Kia... Cresceram absurdo com tecnologia comprada por baixo do pano. Nem vou comentar da China, o Rei das Cópias. É a força dos tigres asiáticos passando a perna no Japão.

Colen disse...

Não achei que o comentário foi de mal tom, tendo em vista que o casamento de pessoas do mesmo sexo afeta sim na natalidade querendo ou não. Gostei do post, mas acredito que o Brasil estará a frente da Índia, pois a cultura indiana é uma grande barreira para entrada de empresas internacionais tornando o Brasil mais atrativo depois da China logicamente.

Anônimo disse...

Muito otimismo o seu em colocar o Japão entre os 10.

Anônimo disse...

PIB não quer dizer necessariamente qualidade de vida, como se observa pelos paises que figuram o top 10, alta taxa de natalidade pode até influenciar o PIB de um estado positivamente, mas é terrivel em todos os outros quesitos, e em último lugar não faz o minimo sentido Russia figurar nesta lista de 2040.

Anônimo disse...

se não conseguiram nem prever a crise de credito de 2008 como se pode prever a economia de 2040? :P

e sobre incentivar os jovens a terem filhos, sim realmente isso é uma ótima ideia, aumentem o numero de crianças passando fome e pelas ruas isso com certeza vai fazer com que o país se desenvolva

Luciano disse...

Meio dificil comparar Brasil x Japão, são países diferentes, com economias diferentes, produtos diferentes. O Japão cresceu basicamente na cola dos EUA, já que a maior parte das exportações japonesas iam pra lá. Com o Brasil acontece algo parecido no momento, só que nosso maior cliente é a China e mesmo quando eles diminuirem o ritimo de crescimento, outras economias estarão entrando em ritimo de crescimento emergente e em termos de matéria prima e alimentos, devem ter uns 3 ou 4 países em condições de competir com o Brasil. Por mais que nossa população envelhaça, isso acontecerá quando tivermos uns 300 milhões de habitantes, isso ainda vai gerar uma taxa de natalidade pra manter o país por pelos menos 100 anos, depois desse período, provavelmente teremos mais imigrantes por aqui. Mas realmente é complicado esse tipo de previsão, a 10 anos atras previam que o Brasil atingiria 2 trilhões de dolares em PIB somente em 2015, estamos em 2010 é já conseguimos isso, assim como previram um crescimento médio de 4 a 5 % ao ano entre 2010 e 2020, no entanto, estamos crescendo perto de 3% esse ano.

Anônimo disse...

A economia japonesa já tava ruim, chega o tsunami e lá se vão 300 bilhões para arrumar.

Anônimo disse...

Chegamos a 7 bilhões de pessoas no mundo. Acho que tá bom, né?
Com a redução da população mundial os problemas da humanidade seriam mais fáceis de resolver e cada pessoa poderia ter uma qualidade de vida maior.

Anônimo disse...

Existem milhares de crianças em abrigos no país, esperando para serem adotadas... Casais homossexuais podem adota-las... E também podem "contratar" uma barriga de aluguel, no caso de dois homens... Podem fazer inseminação artificial, no caso de duas mulheres. A união entre pessoas do mesmo sexo não altera em nada a taxa de natalidade. Acho que você apenas conseguiu uma forma educada de demonstrar preconceito. Se é que existe uma forma educada de fazer isso.

Haruka disse...

Também não achei o comentário dele homofóbico ou de mal tom, uma vez que é fato que casais homossexuais não podem ter filhos biologicamente.

No entanto, é ótimo que o casamento deles seja aprovado, uma vez que casais homossexuais tendem a adotar crianças, e precisamos disso no Brasil. Ainda que as taxas de natalidade tentam a cair, ainda temos muitas crianças abandonadas, frutos de pais que as tiveram sem condições de criar. Portanto, com mais casais dispostos a adotar, o país tende a ter uma maior mão de obra jovem (uma vez que não sabe-se se as crianças abandonadas conseguem chegar à adolescência ou vida adulta saudavelmente, mesmo aquelas que estão abrigadas em orfanatos).

Anônimo disse...

Estava adorando o blog mas depois que li o comentário infeliz e preconceituoso me fez parar de ler, obrigado!

Anônimo disse...

O mundo é de quem se reproduz!!! As minorias relincham mas isso é fato, e a economia tem mais espaço pra se expandir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics