sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Se quiser aprender a comunicar em japonês, favor não fazer curso de japonês no Kumon!!


  Ao caro leitor

  Se quiser aprender a comunicar em japonês, favor não fazer curso de japonês no Kumon!!

  Eu não tenho nada contra Kumon.


  Eu sei que o método do Kumon funciona super bem ao aprender matemática.

  No entanto, aprender idioma estrangeiro é outra história, totalmente diferente.

  Fazer o curso de japonês no Kumon é quase mesma coisa que tentar aprender a nadar sem entrar na piscina.

  Muitos alunos que faziam cursos de japonês me procurou reclamando que eles não conseguiram aprender a falar japonês no Kumon mesmo aprendendo japonês há anos lá.

  Claro que eles não aprendem.

  Os alunos não falam nenhuma palavra japonesa nem leem nenhum texto em japonês em voz alta durante a aula.

  Não há interação entre aluno e professor lá.

  O método de Kumon é autodidata, ou seja, alunos aprendem materiais por contas próprias só seguindo orientações escritas nas materiais.

  Obviamente autodidata é uma habilidade extremamente importante exigida para aluno, independente do método.

  No entanto, em relação ao aprendizagem de idioma, um professor ou alguém que sabe se comunicar nessa idioma é indispensável.

  Eu já conheço alguns cursos de japonês que vendem aulas gravadas e materiais com cheio de erros, sem oferecer aulas síncronas para alunos.

  Como o material é feito pelo professor brasileiro e não é revisado por nativo, há muitos erros que um nativo jamais cometeria.

  Nós somos ser humanos. Portanto, todos nós erramos e até nativos erram. O problema não é esses erros.

  O problema é que eles continuam usando esse material com cheio de erros há muitos anos, já que seus clientes nem sabem que há erros no material.

  Assim, vai espalhando conhecimentos errados para muitos brasileiros ao longo dos anos.

  Bom. Esse tipo de curso que vende aulas gravadas e materiais prontos é bom para escola ou professor que quer ganhar muito dinheiro em cima daquele alunos que têm poucos interesses pelo idioma japonês.

  Porque quanto mais vende mais dinheiro você pode ganhar, sem restrições de tempo. Basta gravar aulas uma vez e pronto.

  Contudo, pensando realmente no desempenho do aluno, esse tipo de curso é a mesma coisa que jogar dinheiro fora de ponto de vista de aluno.

  Aluno pode “aprender” algumas coisas, sim.

  Porém, caso você for aluno que leva o estudo de japonês sério, este tipo de curso não deveria ser sua primeira opção.

  O barato sai caro.

  Na verdade, eu sei que alguns cursos nem são baratos. Pelo contrário, são bem caros. Que horror!!

  Por último, eu vou lhe dizer o seguinte.

  Fazer aula particular pagando caro nem sempre vai resolver seu problema.

  De qualquer maneira, se o aluno não se dedicar, esse aluno jamais será fluente de idioma japonês.

  Ou seja, autodidata, dedicação e persistência por parte de aluno é importantíssimo.

  Aula particular nem professor bem qualificado fazem milagre.

  A função do professor é apenas ajudar e orientar o aluno para direção certa.

  O protagonista é aluno, você mesmo.

  Bom estudo.

  ;)

  P.S. Na verdade, eu tenho boa lembrança no Kumon. Quando eu acabei de chegar no Brasil, eu achei um filial na cidade, interior de São Paulo e eu fiz curso de português no Kumon.A dona e a professora de Kumon era tão gentil que ela reservou uma hora exclusivamente para mim. Ou seja, eu consegui praticar a conversa e tirar dúvidas, já que ela me deu aula particular, apesar de que ela foi professora de matemática.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics