sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Eu me "casei"!?

 


  Aos caros leitores

  Eu comecei a morar junto com a minha namorada e a filha dela há cerca de 1 mês.

  Morar junto com namorado ( a ) é 同棲する(どうせいする) em japonês.


  Hoje em dia 同棲(どうせい)se tornou cada vez mais comum principalmente entre casal jovem.

  Experimentar a vida de casal antes de casamento é importantíssimo no sentido de saber se casal consegue se convier junto em paz ou não.

  Eu chamo isso de “Test Drive”. Risos.

  No Japão, por mais anos que o casal more juntos, isso jamais será considerado como “casamento”.

  Ou seja, o casal não terá obrigações nem direitos.

  Para que essa convivência conjugal seja reconhecida oficialmente, os dois seguintes pré-requisito serão necessários.

  São seguintes.

  1.   A intenção de se casar por parte de ambos os partes.
  2.   A convivência real de casal.

  Tendo dois pré-requisitos, esse união será reconhecida como 事実婚(じじつこん).

  Traduzindo isso literalmente, 事実婚(じじつこん)seria casamento baseado nos fatos.

  Assim, o casal terá direitos e obrigações quase iguais ao casamento legal, 法律婚(ほうりつこん).

  Contudo, há algumas diferenças entre 事実婚 e 法律婚.

  O mais importante seria a falta de direito à herança do seu companheiro caso seu companheiro falecer antes.

  Bom. Pelo que eu pesquisei no internet, no Brasil, morar juntos com seu namorado(a) já é considerado como casamento independente da vontade de cada indivíduo.

  Até há pouco tempo, precisava de 5 anos de convivência para união estável seja admitida.

  Agora esse prazo de convivência foi dispensado.

  Ou seja, logo que você comece a morar juntos com seu namorado(a), você já pode ser considerado como casado e terá todos os direitos e obrigações que um casal que se casou legalmente tem.

  Então, eu já era. Sou “casado” já.

  14 anos depois do fim do primeiro casamento, eu me “casei” pela segunda vez.

  Muitos colegas que vieram ao Brasil junto comigo há 22 anos nunca se casaram. E eu conheço muitos conhecidos japoneses que são solteiros.

  Não sei porque.

  Aliás, muitos japoneses nunca se casam ao longo das suas vidas.

  Se eu tivesse morado no Japão, talvez eu não teria me casado com ninguém.

  Como eu consegui me casar duas vezes nesta vida, eu sou bem sortudo.

  O primeiro casamento durou apenas 4 anos.

  Espero que o segundo e último dure pelo resto da minha vida.

  ;)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics