segunda-feira, 5 de agosto de 2019

O meu aluno concorreu à bolsa de estudo MEXT!?


  Ao caro leitor

  Um dos meus alunos particulares concorreu à bolsa de estudo oferecida pelo governo japonês ( MEXT ) este ano pela primeira vez.


  Na primeira etapa, uns 30 candidatos fizeram a prova de japonês e inglês, além de entregar seus projetos, seus diplomas e documentos relacionados.

  Só 10 candidatos conseguiram proceder para segunda etapa.

  E eles fizeram entrevista com o cônsul e sua equipe técnica em inglês, português e japonês.

  O meu aluno tirou 88 pontos na prova de inglês e acertou mais ou menos metade de prova de japonês na primeira etapa.

  Ele fazia aula particular de inglês na sua infância e adolescência. Portanto, ele é fluente em inglês. Ele não estudo inglês antes, mesmo assim ele tirou essa nota alta.

  Contudo, parecia que muitos outros candidatos tiraram notas mais altas do que 90 e alguns alunos até gabaritaram.

  Ou seja, os níveis de inglês dos candidatos este ano foram extremamente altos.

  O que ajudou ele passar na primeira etapa foi a nota de japonês, já que poucos candidatos estudaram japonês antes.

  Só para você ter uma ideia, ele tem feito aula particular comigo há 7 anos. Ao iniciar o estudo, ele nem sabia Hiragana e Katakana. Ou seja, ele começou a zero.

  Até quando ele viajou para o Japão no quinto ano de estudo de japonês, ele falava português durante a maior parte da aula, mesmo que eu tentei forçar ele falar em japonês.

  Contudo, logo que ele voltou do Japão, ele começou a falar em japonês na aula de repente. Para minha grande surpresa, ele conseguia se comunicar em japonês super bem.

  A viagem para o Japão mudou atitude dele completamente e ajudou a ter auto-confiança também. Enfim, a viagem saiu até barato pensando nesse efeito bem positivo.

  Ele passou no N3 no ano passado e vai fazer N2 este ano.

  A prova de japonês na primeira etapa não é obrigatória para quem quer fazer mestrado ou doutorado no Japão.

  Tenho certeza que a nota de prova de japonês salvou ele mesmo.

  A prova de japonês é composta de três níveis : iniciante, intermediário e avançado.

  Para gabaritar a prova, N1 será exigido. Ou seja, quem é iniciante nem vai poder tirar 10 de 100 infelizmente.

  7 anos de estudo valeu. Porque ele acertou mais ou menos metade, o que já é bom.

  Aliás, ele já sabe falar japonês tão bem que não terá problema de comunicação com os japoneses lá no Japão, o que é muito bom caso ele conseguir a bolsa.

  Na segunda etapa, ele fez entrevista em três idiomas. Ele me contou que ele falou inglês durante a maior parte da entrevista e falou japonês bem pouco.

  Isso porque quem faz doutorado fala inglês com seus colegas no laboratório.

  Isso quer dizer que a proficiência de inglês é pré-requisito e muito mais importante do que a proficiência de japonês.

  Então, um candidato que não sabe nada de japonês pode ganhar a bolsa, sim.

  Só que tem que ser um candidato que se simpatiza com a cultura japonesa e consegue se adaptar à sociedade japonesa com mais facilidade.

  Não adianta saber inglês super bem.

  No final das contas, o meu aluno ficou no terceiro lugar.

  O número de vagas ainda não está definido. Contudo, provavelmente será uma ou duas.

  Então, dificilmente ele conseguirá a bolsa este ano.

  Porém, caso um dos dois primeiros classificados desistir por alguma razão, ele pode conseguir a bolsa.

  Que seja, ele está satisfeito com o resultado, pois o desafio deste ano era um test para ele. Ele não esperava o resultado tão bom.

  Eu já dei aula para 6,7 alunos que vão para o Japão com a bolsa de MEXT.

  No entanto, todos os alunos me procuraram depois que eles passaram na prova.

  Se ele passasse na prova de MEXT, ele será o primeiro aluno que recebe a bolsa e que acompanhou todo estudo de japonês.

  Eu teria a honra de ter um aluno assim.  Talvez ele seja o primeiro e o último da minha vida.
Talvez ele não passasse este ano mesmo.

  Entretanto, eu tenho certeza que ele ganhará a bolsa de estudo nos próximos anos, sim.

  O meu outro aluno conseguiu na terceira tentativa.

  Caso ele não desistir de realizar seu sonho, eu vou ver como uma pessoa vai seguir uma carreira sucedida com meus próprios olhos e vou poder testemunhar que tipo de aluno se encaixa nesse perfil de pessoa sucedida.

  O mundo é justo.

  Só quem se dedicou suficiente conseguirá obter o resultado merecido.

  O que são necessários para ser sucedido na vida?

  Acredito que são paixão (情熱  ), esforço( 努力 ), persistência( 忍耐  ) e a auto-confiança( 自信 ).

  E aí? Você tem tudo isso???

  ;)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics