quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Qual é o segredo para conseguir a bolsa de estudos (MEXT) !?

  Ao caro leitor

  Você quer fazer mestrado ou doutorado no Japão recebendo a bolsa de estudos do governo japonês ( MEXT )?

  Sim!? Eu vou lhe revelar uma coisa confidencial exclusivamente para você.


  Na verdade, eu não gostaria de lhe passar informações, porque isso vai influenciar no meu trabalho.

  Contudo, a vontade de revelar o segredo é maior do que guarda-lo no meu coração. É seguinte.

  “Não estudar japonês”

  Para ser mais exato...

  “Dedicar ao seu estudo na universidade, deixando o estudo de japonês de lado.”

  Eu digo isso porque eu não me encontrei com nenhuns bolsistas brasileiros que tinham estudado japonês antes das suas aprovação.

  Ao longo de 19 anos de ensino de japonês para brasileiros no Brasil, eu dei aula particular para 7, 8 bolsistas até agora e todos os alunos começaram a estudar japonês depois que eles foram aceitos como bolsistas.

  O que podemos concluir com isso?

  Uma coisa é que a nota de prova de japonês na seleção praticamente não é nada.

  Outra coisa é que a nota de prova de inglês, suas notas na universidade,  sua pesquisa, ou melhor, seu projeto são muuuuuuuuuito mais importantes e pesam muito.

  Ou seja, se você quiser ser bolsista, antes de mais nada, você tem que amar sua pesquisa no seu curso e tem que se destacar entre seus colegas do mesmo curso.

  Isso seria primeiro pré-requisito.

  Sua paixão pela cultura japonesa ou pelo povo japonês não conta nada na seleção de bolsista infelizmente.

  Aliás, quem ama estudo é capaz de aprender japonês em curto prazo, já que ele gosta de estudar e tem hábito de dedicar ao estudo independente da matéria.

  Sacou??

  Bom. Um bolsista recém-aprovado me procurou há 2 meses e pouco.

  Desde então eu tenho dado aula particular para ele duas vezes por semana.

  Por incrível que pareça, ele terminou até lição 20 do livro Minna no Nihongo só em dois meses.

  Segundo ele, ele tinha estudado Hiragana, Katakana e alguns vocabulários por conta própria, antes da prova de MEXT, mas nada de gramática.

  Ou seja, ele aprendeu de quase “ZERO” e seu progresso é muito rápido.

  Ao observar ele, eu compreendi por que ele consegue aprender rápido.

  A resposta é bem simples.

  Ele sempre faz a tema de casa e estuda por sua vontade própria.

  É uma coisa rara que eu vejo entre os alunos brasileiros.

  Contudo, o melhor ou o pior é que no Brasil se você fizer uma coisa simples que a grande maioria fica com a preguiça de fazer, você vai ser craque neste país!!!

  Que país maravilhoso!!! Há chances no seu alcance. E por que não fazem!???

  No Japão, mesmo que você dedicasse ao estudo com unhas e dentes, a possibilidade de ganhar a bolsa de estudos é bem próxima de zero, já que muitas pessoas se esforçam ao máximo.

  O meu aluno é muito ambicioso sobre estudo de japonês e pretende passar a prova de proficiência de japonês N5 em dezembro. E ele visa passar na N4 em julho de 2018 no Japão e N3 em dezembro de 2018, também no Japão.

  Eu aposto que ele vai passar em todas as provas como ele planeja, sem sombra de dúvida, porque ele adora estudar.

  Ele vai fazer mestrado na universidade Kyoto, um dos melhores universidades do Japão, a partir de abril de 2018.

  Na verdade, ele nem precisa estudar japonês tanto. Porque todos os bolsistas oriundos de vários países sabem falar inglês super bem e ele pode se comunicar com eles em inglês no laboratório.

  No entanto, ele gosta tanto de estudo que ele quer ser fluente em japonês. O conhecimento de japonês vai ajudar tanto para ele fizer mais amigos japoneses quanto para ele conhecer o Japão mais profundamente.

  Aliás, na minha opinião, qual é a graça de viver num país estrangeiro, sem aprender a falar a língua local?????

  Eu não vejo a hora de vê-lo daqui a 3, 4 anos depois que voltar do Japão, pois eu suponho que a gente consegue se comunicar só em japonês.

  Isso é uma parte gratificante para trabalhar como professor de idioma.

  ;)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics