quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Os brasileiros têm melhor memória do que os japoneses!?


  Ao caro leitor

  No último domingo eu participei de excursão organizada por uma igreja.

  No sítio que nós fomos, teve culto liderado pela pastora.


  Ao longo do culto, os participantes falavam vários trechos de orações meio longas sem cola...Ainda por cima, eles cantavam hinos também sem cola, claro.

  Os japoneses, que são considerados como “budistas”, não sabem falar nenhumas orações e nem sabem cantar hinos, já que não exista hinos para budistas.

  Na verdade, no Japão, só monges leem sutra ( 経典(きょうてん),escritura canônicas que são tratadas como registros de ensinamentos orais de Buda Gautama ) em rituais.

  Monge estuda o budismo.Por isso, ele compreende o que ele está lendo.

  Só que o povo em geral não entende nada.Então, ninguém percebe nada mesmo que o monge erra algumas coisas na sua invocação. E ele pode cobrar dinheiro dos crentes mesmo cometendo muitos erros...

  A única coisa que o povo sabe e fala em ritual é 南無阿弥陀仏(なむあみだぶつ, Namuamidabutsu .

  Comparando com os católicos ou os protestantes no Brasil, a quantidade de orações que os budistas no Japão precisam decorar é muito pouco,ne?

  Dá para dizer mesma coisa nos shows no Brasil.

  Normalmente os espectadores brasileiros que estão no show cantam direitinhos, mesmo que o cantor não cante no palco, o que me dá impressão de que a grande maioria dos brasileiros decora as letras das músicas do cantor.

  Eu ficava impressionado com isso em todos os shows que eu ia.

  Eu não sei cantar nenhuma música inteira sem cola infelizmente.Só sei cantar refrão de músicas famosas.Ao cantar músicas no Karaokê, como mostrava letras no monitor, eu não precisava decorar letras.Talvez isso seja uma das razões.

  A única canção que eu sabia de cor era o hino da escola no ensino fundamental, já que todos os alunos eram obrigados a cantá-lo uma vez por semana no mínimo durante 6 anos.

  O pior é que eu não me lembro de até esse hino escolar agora.Que vergonha...

  Será que os brasileiros são capazes de memorizar mais do que os japoneses!?

  ;)

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

quem sabe néh :)

Aruba disse...

Alguns amigos meus conseguem decorar músicas em japonês mesmo sem saber nada de japonês :D

Rafael disse...

Você está de brincadeira né? uahuahauh fala sério, brasileiro não se lembra nem do que almoçou hoje, vai ter melhor memória que japonês? Acho que em quesito alegria ou espirito (músicas, rezar e outras coisas como dançar) podemos ser até melhores no geral, contudo os japas que são bons em memória né! Isso sem dúvida.
OBS: Muito bom o blog, vi como você melhorou as postagem de 2011 pra cá. Vi a dificuldade de um japonês em escrever o português (você escreve bem, só que dá pra perceber né; porém vens melhorando).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics