quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Dinheiro vai ser grande motivo para seu estudo!?

  Ao caro leitor

  Quando eu estava no quinto ano do ensino fundamental, cada vez que eu tirava nota 10 nas provas, eu ganhava 100 ienes ( 3 reais e 20 centavos ) dos meus país, na época que a minha mesada era de 800 ienes ( 25 reais ).

  O que você acha sobre isso?


  Na verdade, o meu desempenho na escola vinha piorando ao longo da minha vida escolar.Sim, porque eu não estudava quase nada em casa.

  Ao terminar primeiro trimestre do quinto ano, eu recebi o pior boletim da minha vida.Cada matéria era avaliada pelos números de 1 a 5, sendo que 1 é pior nota.Eu tirava 3 em quase todas as matérias exceto matemática cuja nota era de 5.

  Bah! Como minha mãe me criticou na ocasião!!Ela me criticou tanto que eu até chorei na frente dela e ela ordenou eu estudar de qualquer maneira.

  Na hora, eu decidi estudar seriamente só com o objetivo de comprovar que eu não sou tão burro como minha mãe imaginava.Ou seja, eu estudava só por causa do rancor contra minha mãe, que me humilhou.

  Eu comecei a estudar em casa, e por incrível que pareça, o meu desempenho escolar foi melhorando rapidamente.

  Chegando a hora de tirar nota 10 em algumas provas, surgiu essa ideia de ganhar 100 ienes dos meus pais. E os meus pais eram tão desesperados que aceitaram essa proposta numa boa.

  Desde então, eu comecei a tirar nota 10 em quase todas as provas e ficava “rico”.Como tinha 15 provas mais ou menos durante um trimestre, eu ganhava 1500 ienes, o que correspondia duas mesadas.

  E no final do segundo semestre, eu ganhei o melhor boletim da minha vida, no qual tinha 5 em quase todas as matérias exceto educação física, arte e música.

  Além do mais, eu comecei a receber admiração pelos colegas graças as boas notas e chegou a ser eleito como líder da turma pela primeira vez no terceiro trimestre, o que eu jamais tinha imaginado antes.

  Nessa altura do campeonato, eu não estudava mais para ganhar 100 ienes, nem para comprovar à minha mãe que eu não sou burro.

  100 ienes era apenas uma consequência da minha dedicação.O dinheiro não era uma coisa que motivava meu estudo.

  Eu posso lhe dizer que o rancor contra minha mãe era mais motivador do que esse prêmio.Eu apenas queria comprovar à minha mãe que eu era um filho que consegue se dedicar ao estudo e acho que queria receber elogios por parte dos meus pais.

  Qual filho não vai querer elogios dos seus próprios pais,ne? E todos os filhos querem que os pais acreditem nos filhos.

  Como eu já tinha explicado no outro post, os meus pais nunca me elogiaram, que nem os outros pais japoneses da minha geração.Mesmo que tirasse nota 10, ela me comparava com outra colega melhor....

  Esse método de dar 100 iene foi praticado só até fim do sexto ano ( a escola primaria ).E não precisou mais deste método para incentivar meu estudo....

------------------------------------------------------------------------------

  Fazem 4 anos e meio que eu comecei a escrever texto em português no Blog e fazem dois anos em meio que eu coloco posts no Facebook. Se o meu objetivo fosse dinheiro, eu já estaria desistindo.

  O que fez com que eu continuasse a escrever texto em português são curtidas, comentários por parte dos leitores, minha vontade de me servir para alguma coisa através das minhas informações e meu desejo de melhorar meu português.

  Acho que tudo isso vale muito mais do que dinheiro, como eu aprendi através da experiência no quinto ano do ensino fundamental.

  Ter conhecimento novo, aprender a fazer alguma coisa é muito prazeroso e nos dá sensação de evolução intelectual.

  Forçar o estudo ao filho ou aluno, incentivar o estudo através do dinheiro não vai trazer nenhum benefício para ninguém. A vontade tem que surgir naturalmente.

  Só que eu era uma criança muito preguiçosa.Então, se minha mãe não tivesse tomado atitude radical, eu não teria me mudado ao respeito de estudo como deveria.Pensando assim, eu tenho que agradecer a minha mãe, talvez.

  Enfim, se nós quisermos continuar uma atividade determinada ao longo prazo, seja o que for, nós precisamos ter objetivo sublime na nossa mente.

  Caso nosso objetivo for fama ou dinheiro, quando atingirmos a meta, vamos perder interesse pela atividade de um dia para outra.

  ;)


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Cromagnon disse...

" Ter conhecimento novo, aprender a fazer alguma coisa é muito prazeroso e nos dá sensação de evolução intelectual.

Forçar o estudo ao filho ou aluno, incentivar o estudo através do dinheiro não vai trazer nenhum benefício para ninguém. A vontade tem que surgir naturalmente."

Essa parte eu achei muito interessante, nos últimos anos especialistas vem discutindo o rumo da educação escolar aqui no brasil que apenas força o aprendizado das crianças e jovens com foco para testes e provas, sem respeitar a criatividade, prazer pelo conhecimento e nem instigar a curiosidade das crianças...você acha que o sistema japonês é semelhante ao que descrevi?

Abraços!

Nandoskenned disse...

É uma ótima lição de moral que vc nos passou nesse texto.

Porém, não consigo evitar de ficar triste por vc nunca ter recebido um elogio dos pais. Vc já deve saber q aq no Brasil isso é considerada uma atitude extremamente fria por parte dos pais. Baseado no que eu li sobre o Japão, acredito que a falta de carinho seja um dos principais motivos para todos os problemas sociais japoneses.

Falando sobre estudos, acho que pelas escolas japonesas serem mais rígidas os alunos realmente tem de se esforçar pra ter bom rendimento.
No meu caso, sempre estudei em escola pública aqui no Brasil, e eu nunca estudei seriamente pra nada, nem pra prova de faculdade, mas mesmo assim sempre tive bom rendimento na escola. Não sou nenhum tipo de gênio nem tenho um QI acima da média. Meus pais me davam 1 real pra cada livro que eu lia e 1 real pra cada nota 10 que eu tirava na escola. Apenas com esse dinheiros, consegui comprar um videogame e vários brinquedos no decorrer do meu ensino fundamental. No Ensino Médio, eu estava a noite e trabalhava ao dia.


Izay disse...

Todos sabemos que o sistema de exames são um inferno, onde você tem que ir bem em seus exames de admissão para entrar em uma boa faculdade, decidir sua vida (e de seus pais)... É uma vida dura para os estudantes. Sorte que você ainda recebia dinheiro, ou seja, algo legal. O que me enoja é saber que no Japão algumas mães satisfazem sexualmente seus filhos, para que eles possam se concentrar nos estudos e não irem atrás de namoricos. E algumas ainda julgam que é seu dever "sacrificar seu corpo", de modo que seu filho esteja sexualmente satisfeito e poder se concentrar em seus estudos. E claro, há mães que realmente usam o sexo como uma forma de controle sobre seu filho, usando a "recompensa" por notas maiores ou por entrar em determinada escola ou faculdade de prestígio ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics