segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A China vai fazer guerra contra o Japão e os Estados Unidos!?


  Ao caro leitor

  O Senado do Japão aprovou no dia 19 de setembro de 2015, um projeto de lei já aprovado ( 安全保障関連法案 ) na Câmara que expande o papel das forças armadas do país no exterior.

  “Graças” a essa lei, pela primeira vez nos 70 anos depois da Segunda Guerra Mundial, o governo do Japão terá o poder de enviar tropas para conflitos no exterior, mesmo que o país não esteja sob ataque.


  Na verdade, antes da aprovação deste lei, o governo do Japão já tinha legítima defesa individual ( 個別的自衛権 ), através do qual o governo do Japão podia se defender dos ataques dos outros países.

  E agora o governo do Japão terá o poder de enviar tropas no exterior, mesmo quando país aliado como os Estados Unidos for atacado, o que se chama de legítima defesa coletiva ( 集団的自衛権 ).

O primeiro-ministro Shinzo Abe queria aprovar essa lei quanto antes, porque a China está disputando seus territórios com os países vizinhos inclusive o Japão nos últimos anos.

  Por falar nisso, você sabia que recentemente a China construiu 7 ilhas artificiais ( pelo jeito base militar ) no Mar da China Meridional, próximo ao Filipinas, onde não tinha nada, justificando que essa mar pertencia à China no século 16?

  Esse local é um ponto estratégico,pois os navios dos países de oriente médio que carregam petróleo até o Japão passam por esta rota marítima.

  Caso a China bloquear essa rota, o Japão fica sem petróleo e não tem como o povo japonês pode levar vida normal sem petróleo nem pode fabricar produtos sem energia.

  Se optar pela outra rota no último caso, o preço de petróleo aumentará bastante por precisar navegar mais distância, o que prejudicaria vida cotidiana dos japoneses.....

  Chegando na segunda maior economia do mundo, o governo da China está sendo cada vez mais arrogante sob sua influência crescente na economia mundial.

  Sabe o que ideogramas de China ( 中国 ) significam?

 中 significa centro. significa país.Ou seja,中国 significa o país central do mundo.

  Isso chama-se 中華思想(ちゅうかしそう), que a China é centro do mundo, um conceito que eles se acham superiores aos restos do mundo...

  Aliás, ao longo da história, na Asia, a China era o país principal e os outros países tais como Coréia e Japão eram países subordinados...

  E agora o governo atual é ditadura, governado só por um partido : partido comunista ( 共産党 ).

  A China atual não é um pais democrático, infelizmente,apesar de que adota capitalismo.

  Os países vizinhos, que têm “fronteiras” com China, têm que conter a expansão da China cada vez mais forte, de maneira coletiva, pois um país não dá para lidar com um país tão gigantesco como China.

  O Japão também não tem como conter a expansão militar da China e precisa contar com o apoio dos Estados Unidos, o maior aliado do Japão.

  Por isso mesmo, apesar de que a admissão de legítima defesa coletiva era ilegal  conforme a cláusula 9 da constituição, o primeiro-ministro Shinzo Abe tentou aprovar um projeto de lei que expande o papel das forças armadas do país no exterior, de qualquer jeito, diante de ameaça militar, sem alterar constituição, já que isso exige plebiscito.

  Na semana passada, o governo dos Estados Unidos alertou ao governo chinês dizendo que os navios americanos podem entrar no mar a qualquer momento, onde os chineses construíram 7 ilhas artificiais.

  Na pior das hipótese, pode provocar conflitos entre China e os Estados Unidos.E depois que a lei aprovado entrar em vigor, o governo do Japão precisará enviar suas tropas e pode estar envolvendo nessa guerra, querendo ou não querendo.

  A guerra sempre aconteceu por egoismo de pessoas potentes das potenciais ao longo da história.

  Espero que o Japão não se envolva na guerra e mantenha paz na região.

  Os refugiados sírios, gerado por causa de guerra no oriente médio, já estão causando problemas aos países europeus.

  Chega de guerras.

 負けるが勝ち ( Quem perde ganha ).

  Precisamos lidar com problemas sob esse ideia.

  ;)

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

que complicado, mas acho pouco provável uma guerra

Tiger Oróchi disse...

A quantidade de partidos nao quer dizer se é democracia ou não. Na China nao tem um só partido não, tem é partido dominante que é muito maior e tem mais assentos que o demais. Aqui no Brasil nos tivemos uma ditadura com 2 partidos, como nos EUA que embra tenha varios outros o sistema eleitoral na pratica impede a participaçao dos outros. Quando a democracia foi inventada na Grecia nao haviam partidos.


Democracia nao quer dizer quantidade de partidos, quer dizer o quão possivel é pro cidadão comum influenciar na governança de determinado país. Aqui no brasil e quase nula pq depois de eleito os politicos e quem tem o poder acima do cidadão. E não existe país nao democratico, existe pais mais ou menos democratico.

timtimtop disse...

EUA até pode ser o maior aliado do japão, acho que os eua só se preocupam com os UK ;D. Na conjuntura atual, numa possível guerra, os eua com certeza apoiariam a china. Eles investiram pesado lá, acabou o dinheiro cabo a guerra, não existe milagre.

Galera se esquece, mas a ásia é um continente problemático. Não é só japão e china, a russia também é um grande participante, já que quase todo exército fica defendendo a parte oriental ;). As coréias tambem, que graças as guerras teem um efetivo militar grande. Vietnam, laos, tailandia, india nepal, paquistão, mongolia etc.. Sem falar nas diversas bases militares americanas espalhadas em "pontos estratégicos".

Será a historia se repetindo?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics