quinta-feira, 6 de agosto de 2015
Por que os japoneses pedem desculpas demais!?
6 comentários:
-
-
perdão está deixando de ser usado
- 8 de agosto de 2015 às 05:36
-
-
A diferença entre perdão e desculpa é parecida com a diferença entre crime doloso e culposo, você pede perdão quando você admite que tem culpa no ocorrido e pede desculpa quando o que ocorreu não foi sua intensão, foi sem culpa (des-culpa). Imagine a situação:
1 - Você está parado na rua eu vou até você e te empurro, você cai e se machuca. Arrependida eu peço "perdão" pois admito a minha culpa por ter te machucado.
2 - Você está parado na rua e ao passar por você eu tropeço e caio em cima de você, você cai no chão e se machuca. Eu peço "desculpa" pois não foi minha intensão machuca-lo, não foi minha culpa (foi culpa da pedra).
Deu pra entender? Mas na prática a maioria das pessoas pede perdão quando quer exagerar nas desculpas. - 14 de agosto de 2015 às 10:15
- Yuki disse...
-
Oi,Marta!
Obrigado pela explicação.
Eu nunca tinha pensando em como você explicou.
;) - 15 de agosto de 2015 às 00:17
- Unknown disse...
-
Eu acho que brasileiro é um povo um pouco orgulhoso, não no sentido de soberba ou patriotismo, mas pessoalmente falando. Pedir "perdão" é algo que se faz em casos bem sérios (eu vejo dessa forma), quando você fez algo ruim e precisa admitir o erro, e na maioria dos casos é um pouco humilhante. Eu vejo em filmes e dramas, japoneses que pedem perdão se ajoelhando, e parece normal (não sei se é assim mesmo que acontece, só vi em filmes). Mas ver alguém se ajoelhando em frente à outra aqui, só estiver de frente para uma arma (algumas pessoas nem assim). Eu tenho grande dificuldade em pedir "perdão" , mas é algo pessoal, algumas pessoas conseguem pedir perdão naturalmente. Eu peço perdão apenas se fiz algo bem ruim e sério, o que é incomum.
- 17 de agosto de 2015 às 00:15
- Érica disse...
-
Oi, achei seu blog hoje, achei muito interessante, sinceramente eu acreditava que os dois eram sinonimos, só achava o perdão mais formal :)
- 12 de setembro de 2015 às 19:57
- Unknown disse...
-
Finalmente, eu diria da mesma forma mas sou muito enrolado com as palavras! Rsrs
- 17 de setembro de 2015 às 18:41