segunda-feira, 9 de julho de 2012

Você quer conhecer o Japão de avião ou de trem bala!?

  Ao caro leitor

  Você já andou de avião?

  Sim!?

  Pois é. Os preços das passagens aéreas ficaram mais acessível nos últimos 5 anos aqui no Brasil,ne?


  Quando eu vim ao Brasil pela primeira vez em 1998, avião era um transporte para pessoas de classe alta, já que os preços das passagens eram caros na época.

  Como o meu orçamento para viagem era meio apertado, eu sempre viajava de ônibus pelo Brasil. Uma vez eu viajei de São Paulo até Salvador de ônibus, levando 32 horas no total, sofrendo frio intenso devido à arcondicionado acionado no ônibus. ( Na época, eu nem conseguia pedir ao motorista para ajustar a temperatura do arcondicionado tanto pela timidez quanto pelo meu nível baixo de português....)


  Felizmente os preços das passagens aéreas começaram a cair no Brasil nos anos 2000, porque surgiram as companhias aéreas de baixo custo (LCC = Low Cost Carrier em inglês) tais como Gol, Azul e Webjet, seguindo a tendência mundial no mercado aéreo.

  Por outro lado, o mercado aéreo do Japão estava bem atrasado comprando com o mercado aéreo do Brasil. Aliás, praticamente duas empresas grandes (JAL e ANA) dominavam o mercado e controlavam os preços das passagens.

  Entretanto, graças às operações das empresas estrangeiras LCC no Japão nos últimos anos, três companhias aéreas de LCC, cujas capitais são da JAL e ANA, vão iniciar suas operações em 2012 no Japão, o que é considerado como a revolução do mercado aéreo do Japão.

  Você pode conferir os detalhes das 3 LCC em seguinte tabela.

Companhia
Início da operação
Aeroporto principal
Rotas
Dia 1 de março
Kansai
Chitose,Fukuoka,Nagasaki
Kagoshima,Naha,Incheon,
Hong Kong,Taipei
Dia 3 de julho
Narita
Chitose,Fukuoka,Naha
Dia 1 de agosto
Narita
Chitose,Fukuoka,Naha,Incheon
Pusan

  Para você ter uma idéia sobre os preços das passagens da companhia LCC, eu vou lhe informar os preços das duas passegens nas duas rotas oferecidas pela Peach Avitation a seguir.

  • Osaka - Chitose 4780 ienes – 14780 ienes ( 115 reais – 360 reais )
  • Osaka - Fukuoka  3780 ienes – 11780 ienes ( 90 reais – 285 reais )


  O preço normal oferecido pela companhia aérea comum na rota entre Osaka e Fukuoka é de 24000 ienes, enquanto o mesmo oferecido pela Peach Avitation custa entre 3780 ienes e 11780 ienes.

  Dá para sentir a grande diferença entre duas passagens da mesma rota,ne?

  Segundo a especialista neste ramo, os preços praticados pela LCC ficariam na faixa entre 15 % e 50 % dos preços cobrados pelas companhias aéreas normais que oferecem condições e serviços tradicionais.

  Só para completar a informação, eu vou lhe informar quanto custará a passagem de trem bala.Pelo levantamento que eu fiz no site, com o qual você poderá saber sobre preços, horários de trens e tempo em cadas trechos, deu o seguinte preço na seguinte rota.

  • Osaka – Fukuoka 14820 ienes ( 360 reais ).

  
  Comparando com viagem de trem bala, a viagem de LCC vai sair muito mais barato.

  Além disso, o tempo que leva de avião nesta rota citada acima é de 1 hora e 15 minutos enquanto o tempo que leva de trem bala é de 3 horas e meia.

  Como precisa de tempo para fazer check-in e decolagem, o tempo real para viagem de avião deve aumentar. Mesmo assim, com certeza, andar de avião vai demorar muito menos tempo.

  Nessa altura do campeonato, quem será que prefere viajar de trem bala no Japão?

  Na rota cuja distância é de cerca de 600 km já faz diferença significativa. Caso escolhe uma rota cuja distância é maior, tanto a diferença do preço quanto a diferença do tempo da viagem ficariam ainda maior.

  Será que LCC vai acabar com ferrovia do Japão!?

  Claro que a viagem de avião da LCC vai ter várias desvantagens, como eu lhe mostro a seguir.

  • O passageiro precisará comprar passagem no internet.
  • O passageiro não poderá cancelar passagem.
  • O passageiro precisará fazer check-in na máquina.
  • O passageiro precisará levar malas até o local específico.
  • O passageiro precisará pagar pela comida, bebida dentro da avião.
  • O passageiro precisará pagar pela mala adicional.
  • O passageiro precisará ir até avião, caminhando ou de ônibus.

  
  No início deste ano, eu fui a Brasilia de avião da Webjet. Aí eu fiz check-in na máquina pela primeira vez, preocupado um pouco com assento. Contudo, deu certo graças a Deus. Como dentro da avião estava muito quente, eu acabei comprando refrigerante que custou 5 reais.

  No entanto, eu não tinha nada a reclamar. Eu prefereria passagem mais barato.

  Com o passar do tempo, os japoneses também vão se acostumando com a viagem pela LCC.Oferecer opções para consumidores é sempre bom, pois nós podemos escolher a opção mais adequada para nos.

  Na próxima vez que eu vou viajar para Japão, eu gostaria de ir a Okinawa utilizando LCC. Como a viagem para Coreia do Sul saia muito mais barato, eu acabei deixando de ir para Okinawa até agora.Contudo, eu sempre tinha curiosidade pela cultura tropical da Okinawa.

 
   E você? Quer viajar de LCC ou quer conhecer o Japão andando de trem bala?

   ;)



Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Edinho disse...

Em falar em passagem barata de avião, tenta vim esse final de semana aqui em São Paulo, vai ter o Festival do Japão.

Teaser:
http://www.youtube.com/watch?v=BYeaCdMJiEg

Vai ter bastante comida de 53 províncias, vai ter: sushi, temaki, takoyaki, okonomiyaki, karê, unagui kabayaki que você gosta.. rs.

Anônimo disse...

Olá ,eu gostaria de saber com todo o respeito, em relaçao a sexualidade das mulheres japoneses elas realmente tem a libido baixa?

Pedro de Morais disse...

Bom Post.
Acho interessante quando você fala da infraestrutura do Japão, ela é deferente da nossa em vários aspectos. Tente descobrir porque a malha ferroviária do Brasil não é bem desenvolvida.
Você deixou de citar que algumas pessoas têm aerofobia, sendo que para reuniões, há executivos que preferem os trens, devido à estabilidade e à boa paisagem também. Além do menor número de procedimentos contra terrorismo.
O Yuki já está usando expressões como "Graças a Deus", lembro do seu post que você abordava essas vagas expressões. E se você está no Brasil desde 98, vai fazer 15 anos ano que vem, assim você pode pedir sua nacionalidade brasileira, se convir é claro, e se já não for casado com uma brasileira, o que responderia a pergunta do cara aí acima...
Abraços!

Anônimo disse...

eu sei que não tem nada a ver com o texto, mas queria que vc comentasse esse video, Yuki

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Rly-yd7f8hE

Eduardo disse...

O Japão é um país que só aceita uma única cidadania, ou seja, se ele aceitar a brasileira ele DEVERÁ que renunciar a cidadania japonesa(eu refletiria muito antes de tomar essa atitude), lembrando que quando os franceses que vivem no Brasil passam por tal situação eles negam de imediato, mesmo estando em audiência(eu se estivesse morando no Haiti e me colocassem nessa situação eu jamais negaria minha cidadania brasileira, só fazendo uma comparação analógica)

Pedro de Morais disse...

Não tive a oportunidade de comentar na época o seu post "Como resolver o cogestionamento cada vez pior de Porto Alegre?", que tem assunto similar a este. Como você mora aqui em Porto Alegre há bastante tempo, acredito que alguém já lhe explicou sobre aquelas estruturas estranhas ao redor da Usina do Gasômetro.
Aqui vai uma explicação em japonês:
http://www.youtube.com/watch?v=5O63_UPG2XE
No Brasil dificilmente se utiliza trem, sempre majoritariamente adotados o carro, ônibus e caminhões. Muito improvável que tenhamos um dia um trem bala.
E, conforme a Wikipédia, o Japão é um país que reconhece a dupla nacionalidade, abordei esse tema porque acredito que o Yuki já falou no interesse de voltar para o Japão quando velho, ele poderia se aposentar aqui(mais cedo) e depois lá, quem sabe...

Jayme disse...

TEnho lido vários posts e gostei muito desse site! Muito obrigado por fazê-lo! É ótimo poder conhecer mais sobre a cultura japonesa ouvindo um japonês verdadeiro contar.

Reparei que você até está aprendendo várias expressões de porto alegre, "bah", "que horror", hahaha! Interessante isso. Mas claro essas expressoes sao tipicas dai e nao sao usadas no resto do Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics