As candidatas ao este programa já têm que ter qualificação e 3 anos de experiência no cargo no seu país de origem.Depois que elas vieram ao Japão, elas vão fazer o curso de japonês durante primeiros seis meses e fazer estágios nos hospitais durante 3 anos.Caso elas passarem na exame nacional para enfermeira, elas podem continuar a trabalhar como enfermeira efetiva no Japão quanto tempo quiser, apesar de que elas têm que renovar seus vistos em cada 3 anos.
Para minha grande surpresa, o exame nacional aplicado para essas candidatas estrangeiras é igual ao exame aplicado para as japonesas!!Assim sendo,dá para imaginar quanto é difícil passar nessa exame por parte de estrangeiros,ne?
Do ponto de vista de japonês, esse rigor vai dar confiança para os japoneses na hora de ser atendidos pelas enfermeiras estrangeiras, pois os pacientes japoneses sabem que essas enfermeiras têm qualificações igual às enfermeiras japonesas ou qualificações superiores até, já que elas passaram nos exames difíceis.
Segundo a notícia divulgada no dia 26 de março em relação ao isso,apenas 30 estrangeiros entre 311 passaram nessa exame nacional. Isso quer dizer que a índice de aprovação era de 9.6 % enquanto a mesma para nativos era de 88.8 %!!Eu ficaria com pena desses estrangeiros que sofreram por causa do muitos esforços.
Eu li a notícia de que médicos estrangeiros que chegaram no Brasil já vão prestar seus serviços depois que receberem algumas orientações durante algumas semanas.É tão fácil assim??? Basta ter diploma como médico e ter alguns anos de experiência no seu cargo no seu país???
Como eu não procurei a informação mais detalhada, talvez minha opinião ao respeito não esteja certa.Contudo, se essa orientação bastasse para esses médicos vindos dos exteriores prestarem seus serviços aos brasileiros aqui no Brasil, essa medida vai trazer mais problemas do que benefícios para sociedade brasileira!!
Como a maioria dos médicos vão vir do país cuja língua oficial é espanhol,isso facilitaria a trabalho por parte de médicos estrangeiros, já que não vai ter muito problema de comunicação entre médicos e pacientes.
Mesmo assim, eu acho que o governo brasileiro deve tomar providências adequadas para não trazer confusão e desconfiança tanto para hospital quanto para pacientes aqui no Brasil.
O governo japonês exigiu muito das enfermeiras estrangeiras.Se um dia o governo japonês decidir trazer médicos estrangeiros para seu país, a exigência para esses médicos será incomparável à exigência para enfermeiras, sem nenhuma dúvida.
O que eu vejo algo em comum sobre a medida em dois países é o fato de que trazer os trabalhadores estrangeiros dos pais menos desenvolvido para áreas onde está faltando profissionais por causa de condições desfavoráveis tais como lugar com difícil acesso, trabalho duro e remuneração não proporcional.
Os trabalhadores estrangeiros aceitam essas condições desfavoráveis, já que o salário ganho no país valeria muito no seu país devido à diferença de poder econômica entre dois países.Ou seja, no primeiro momento, eles pretendem a trabalhar no país durante algum tempo pensando em voltar ao seu país com o objetivo de investir dinheiro ganho para melhoria da sua vida, o que era pensamento dos decasséguis ( descendente de japonês que foram ao Japão para trabalhar.)
Dizem que estão faltando enfermeiras em outros países desenvolvidos tais como Estados Unidos,Holanda e Inglaterra e o governo americano já está tomando mesma medida que o governo japonês tomou.
A “imigração” de profissão específica de um país em desenvolvimento para outro país desenvolvido está tornando uma tendência mundial.E eu acredito que o fluxo de trabalhadores de um país para outro país fica cada vez mais comum e dinâmico conforme a situação econômica de cada país e não temos como pará-la.
O que podemos fazer sob essa tendência mundial é ficar bem qualificado para que conseguirmos sobreviver, seja qual for a situação.E cada governo precisa estabelecer lei adequada e aplicá-la bem para que os trabalhadores estrangeiros sejam bem inseridos no seu país sem provocar nenhuma confusão.
;)