Ao caro leitor
Você sabe avaliar seu nível "intelectual" de
maneira objetiva?
Sim!? “Eu sou super inteligente e habilidoso em tudo!”
Você está me dizendo isso baseado
em quais dados?
Perguntando aos alunos sobre quais
profissões eles almejam no futuro, muitos alunos citaram as profissões promissores
tais como médico e procurador, que exigem conhecimentos de alto nível.
Se um aluno que tira notas boas na
prova de japonês falasse isso, eu entenderia o desejo dele e acharia que teria muita
possibilidade de realizá-lo.Caso contrário,eu fico com um símbolo de
interrogação ( ? ) na minha cabeça e penso seguinte.
“Será que ele está falando sério?”
Na minha opinião, um desempenho em
uma área determinada não tem “quase” nada
a ver com desempenho na outra área.Isso quer dizer que ter
dom para aprender idioma estrangeira não influencia para desempenho na área
diferente como estudo de medicina.E vice-versa.
Eu digo isso porque eu já conheci
vários alunos advogados ou médicos que demonstraram desempenhos inferior à
média na aprendizagem da língua japonesa.Contudo, o que você acha que estava em
comum entre esses alunos?
Idade acima de 27, 28 anos!!
Eu sinto muito lhe dizer o
seguinte. Só que infelizmente a idade é um fator importantíssimo que determina
o desempenho da aprendizagem de um idioma por parte de um aluno.
Quanto mais novo aluno começa a
estudar um idioma, é melhor. (Apesar de que eu sou contra o início do estudo de inglês a partir de quinto ano na escola de ensino fundamental, como eu já tratei num post. )
No entanto, isso não quer dizer que
não vai conseguir aprender um idioma estrangeira passando essa idade.O que eu
estou querendo lhe dizer com isso é que uma pessoa acima dessa idade às vezes
sofre mais para se adaptar ao novo sistema de linguagem, já que tem uma cabeça dura
no qual um sistema de linguagem já está bem instalado.O arma que a pessoa nessa
faixa etária utiliza é sua sabedoria e seu conhecimento adquirido ao longo da
sua vida, apesar de que é isso que atrapalha o aprendizagem do novo idioma.
Então, tirando esse fator "idade", talvez um desempenho na aprendizagem de um idioma tenha a ver com o desempenho na outra área.Eu não sei te dizer.
Bom.Voltando ao assunto inicial, por que será que há muitos brasileiros que
sonham alto?
Porque os brasileiros são otimistas em geral e sempre têm expectativas para
futuro?
Talvez sim.
Entretanto,eu acho que a maior razão para isso seria falta de provas
objetivas nas escolas e falta de incentivo para educação tanto por parte dos
pais quanto por parte dos professores das escolas.
Eu tenho impressão de que geralmente os pais brasileiros não puxam orelhas
dos seus filhos para eles estudarem matérias escolares e fizerem temas de
casa.E os professores brasileiros não estão nem aí, já que bons desempenhos dos
alunos não fazem com que seus salários aumentem.
Bah! Você nem pode imaginar quanto minha mãe me cobrou estudo quando eu era
criança.Ela me obrigava a estudar,enchendo meu saco todos os dias.
Eu era razoavelmente bom aluno quando estava até terceiro ano do ensino
fundamental.No entanto, como eu não estudava praticamente nada em casa, minhas
notas foram caindo cada vez mais com o passar do tempo.
No dia em que eu recebi o boletim do primeiro quadrimestre do quinto ano do
ensino fundamental, minha mão viu o pior
resultado até então e ficou furiosa e me criticou comparando com os outros
amigos meus que tiravas notas melhores, até que eu prometer estudar em casa.
Foi um dia muito humilhante para mim e eu não tinha como não chorar por ter
recebido tantas críticas naquele dia.
Então, a partir do segundo quadrimestre, eu me esforcei bastante como eu
prometi. Aí eu comecei a tirar só nota 10 nas provas e ganhei o melhor
resultado no boletim.
Como o professor responsável da turma divulgava nomes de quem tirou nota 10
nas provas na hora de devolver as provas aos alunos, eu fui me destacando na
turma e eu fui até eleito como líder da classe.
Para incentivar ainda mais meu estudo, minha mãe adotou o sistema de me dar
100 ienes ( 2 reais ) cada vez que eu tirava nota 10 nas provas, na época no qual
a minha mesada era de 700 ienes ( 14 reais ). Eu ganhei muito dinheiro extra graças a essa
sistema.
Eu fiquei feliz sobre bons resultados nas provas e admiração recebida pelos
amigos.No entanto, o meu maior motivo para estudo foi pela pressão da minha
mãe.Eu não estudei por própria vontade.Eu estudei só para corresponder às
expectativas da minha mãe, ou melhor, vingar a minha mãe que me criticou tanto
por meio das notas boas nas provas.
Sei que ela fez isso pensando bem em mim.Mas, eu não sei se minha
mãe fez coisa certa ou não.
No Japão, pelo menos na minha época, havia 3 níveis de avaliações no
boletim até quarto ano do ensino fundamental : Bom ( 良い ),Regular ( 普通 ), Precisa-se de mais esforço ( 努力しよう ).
E a partir de quinto ano, havia 5 níveis de avaliações no boletim.5 é a
melhor avaliação e 1 é pior avaliação. オール5 ( All Go ) significa
que tira avaliação 5 em todos os materiais inclusive educação física, arte e música.
Essa avaliação é a avaliação comparativa ( 相対評価 ). Ou seja, mesmo que você tire nota
boa nas provas, se outros colegas tirarem notas melhores, você vai receber nota
2 ou 3 no máximo.
A proporção de cada avaliação seria seguinte. 5 ( 7% ).4 ( 24% ).3( 38%).2
(24%). 1(7%).
Como tinha 40 alunos numa turma na época, apenas 2 ou 3 alunos poderiam receber
avaliação 5 para cada material no boletim.E essa maneira de avaliação continua
até colégio.
Na época, havia uma controvérsia, na qual deveria adotar a avaliação absoluta ( 絶対評価 )para não traumatizar os alunos pela classificação, apesar de que a
avaliação comparativa tem lado bom de incentivar o estudo.
Eu me lembro que tinha uma prova nacional já no quinto ou no sexto ano do
ensino fundamental, através da qual podia avaliar o desempenho geral do aluno.
Na escola secundária, além de ter duas provão em cada quadrimestre, a gente
tinha que fazer uma prova estadual composto de 5 materiais, no qual o número de
candidatos chegava 20 mil.E divulgava os nomes dos primeiros 200 alunos colocados
num relatório enviado para todos os alunos que fizeram esta prova.E as notas
nesta prova eram muito importante na hora de escolher o colégio que o aluno
quer ingressar, já que tem tipo “vestibular” para entrar no colégio no Japão.
Os colegiais também têm que fazer várias provas.Agora, como os colegiais
precisam fazer vestibular para entrar nas universidades, eles fazem as provas
nacionais aplicados pelos cursinhos reconhecidos, cujos números de
participantes ultrapassam 200 mil.
Quem fez a prova vai receber a nota chamada de “Hensachi”( 偏差値 ) que varia entre 0
e 100.Com a nota dessa prova simulada, o aluno vai decidir qual universidade
vai tentar ingressar.Para você ingressar na universidade tóquio, que é melhor
de todas no Japão, precisaria de 70 no mínimo.
Deu para entender que “as inteligências “ dos japoneses estão sendo
avaliados pelos números desde criança?Tudo está bem organizado para classificar os japoneses.E para ser médico, o
aluno tem que tirar mais de 70 nesse sistema de avaliação.
Quem tirou notas baixas nas provas no ensino fundamental acaba desistindo
de sonhar alto, já que ele sabe que não tem como se tornar médico sob a
condição atual, apesar de que pode melhor seu desempenho dependendo do seu
esforço .
Pelo que eu estou observando em alunos brasileiros, eles não estão sendo
avaliados pelos números desde criança.Por isso mesmo, eles acabam superestimando seus níveis sem saber a realidade.Na minha impressão, eles “começam” a
estudar mais sério só no último ano do colégio ou no cursinho após a reprovação
no vestibular.
Os japoneses que sabem seus desempenhos desistem de sonhar muito cedo,
enquanto os brasileiros que não sabem seus desempenhos continuam sonhando
altos....
Quem será que é mais feliz?
A grande maioria dos meus alunos tem vocação para aprender idioma e mostra
seu desempenho alto e sua facilidade para aprendê-lo.Só que muitos deles não
estudam suficiente contando com sua vocação nativa.
Quer saber que tipos de alunos que se destacam depois?
É aquele aluno que dedicou ao estudo durante muito tempo apesar de que não
mostrava desempenho tão alto nos primeiros anos de estudo!!!!
Eu até fico surpreendido com alguns alunos assim que melhoraram muito ao
longo prazo.
O mundo é justo.Deus vai beneficiar aquela pessoa realmente merecida.
;)