terça-feira, 31 de julho de 2012

Quais são bons aplicativos de Android para aprender japonês!?

  Ao caro leitor

  Como você está aprendendo uma língua estrangeira?

  Como eu sou do século passado, eu sempre aprendia uma língua estrangeira pesquisando os significados das palavras no dicionário na mão, sublinhando as palavras já consultadas com uma caneta vermelha.

  No entanto, eu não sou nada contra o uso da tecnologia na aprendizagem de um idioma.Pelo contrário, os alunos devem experimentar tudo que eles acham úteis.

  Hoje eu gostaria de lhe apresentar aplicativos que você pode utilizar na hora de aprender japonês.


  Como eu nunca aprendi japonês, eu não sei se eu escolhi aplicativos bons para os brasileiros que aprendem japonês.Gostaria de que lesse este post só como uma opinião de um professor.

  1. JED


  É bom dicionário japonês – inglês gratuito. Para quem entende inglês bem, é bastante útil na hora de procurar significado de uma palavra em inglês.

  Basta digitar a palavra em alphabet e o programa vai lhe mostrar a palavra em Kanji junto com significado, frases exemplares com traduções em inglês.

  Ainda por cima,há bastante informações sobre o Kanji consultado tais como leitura japonês, leitura chinês, frequência de uso, radical entre tantas coisas outras.

  Você saberá em qual nível de prova de proficiência essa Kanji vai cair, o que é muito bom, pois você vai saber quais Kanjis tem que decorar conforme o seu nível.

  A função boa deste aplicativo é que ele vai armazinar o histórico das palavras consultadas.Como nós costumamos esquecer mesmas palavras várias vezes, essa função deve lhe ajudar a memorizar aquelas palavras mais fácil de esquecer.

  O vídeo postado acima lhe mostra como armazenar aquelas palavras que você achou importantes numa pasta para a consulta posterior, o que eu acho outra função muito interessante para quem vai fazer a prova de proficiência.

  Ao utilizar este aplicativo, você não precisa estar online.Basta baixá-lo uma vez. Diferente do dicionário tradicional que é meio pesado, você pode carregá-lo no seu smartphone e poderá utilizá-lo  durante aula na sala de aula.

  Só que é melhor não confiar 100 % no que está escrito, pois a informação pode estar errada ou desatualizada que nem um dicionário tradicional.



  Com este aplicativo instalado no seu smartphone,você poderá traduzir mais de 50 línguas para outras línguas inclusive japonês.É impressionante,ne?

  O que é muito bom neste aplicativo é a função de que ele traduz o que você falou. Sim, você grava uma palavra ou uma frase em sua voz no smartphone e será traduzida para qualquer língua que você deseja.

  Ou seja, você nem precisa digitar uma frase longa no teclado do touchscreeen!!

  Eu fiz um teste falando uma frase em japonês. Ele consegiu reconhecer exatamente o que eu falei e mostrou a frase escrita em Kanji, Hiragana e Katakana. A tradução para português também estava correta.

  Só que quando tinha um nome próprio no meio da frase, o programa não consegiu reconhecer esse nome e acabou traduzindo a frase inteira tudo errada.

  Na verdade, faz tempo que eu uso este programa no meu computador. Como eu trabalho como tradutor também, eu uso este programa só para consultar palavras e expressões curtas.Contudo, como eu não confio muito nele, eu sempre consulto no meu dicionário também para ter certeza.

  Infelizmente, devido às diferenças sintáticas entre japonês e português, a qualidade de tradução de japonês para português e vice-versa não é de nada aceitável. Portanto, eu não lhe recomendo o uso dele para tradução de texto. É só quebra galho mesmo.

  Entretanto, eu imagino que a qualidade de tradução das frases mais cotidianas que se usa na viagem é bem aceitável. Então, este aplicativo pode ajudar quem não sabe falar nada de japonês durante viagem.

  O problema é que o usuário pode utilizá-lo quando o seu smartphone está online.



  Pelo que eu li sobre dois aplicativos citados acima, Simeji é melhor do que o aplicativo do Google no momento, pois Simeji foi o primeiro a ser desenvolvido e ganhou melhorias durante todo esse tempo.Porém, eu acredito que os dois fucionarão bem. (Eu coloquei vídeo do aplicativo do Google,pois não tinha o do Simeji )

 Com este aplicativo,você pode digitar letras japonesas tais como Hiragana, Katakana e Kanji.Sim. Você pode digitar letras japonesas no seu smartphone!!

  Depois que você instalá-lo, basta escolher Shimeji como sistema principal de digitação na configuração.

  A medida que você vai digitando letras em Hiragana, vai aparecendo as palavras sugeridas em Kanji ou em Katakana no meio da tela.Se você achar uma palavra que iria digitar antes de digitar tudo, basta clicar a palavra desejada, o que diminuiria bastante o tempo de escrever o texto.

  Com letras japonesas instalado no smartphone, ficou mais fácil de acessar no site japonês colocando palavras chaves em japonês no Google, o que deixou meu smartphone mais atrativo e pratico.

  Além desses três aplicativos acitados acima, há aplicativos legais tais como Kanji Recognizer e JA Sensei.

  Kanji Recognizer é um aplicativo, com qual você escreve Kanji na tela do smartphone e o programa lhe oferece informações sobre esse Kanji após o reconhecimento.


  JA Sensei é um aplicativo, com qual você pode testar seus conhecimento desde Hiragana, Katakana, Kanji até expressões conforme o nível do usuário.


  Eu não posso lhe garantir que esses dois aplicativos são melhores da categoria, já que tenham muitos outros parecidos. No entanto, eu imagino que os ambos são bastante interessantes para quem está aprendendo japonês.

  Por último, o que determina o nosso nível de proficiência de uma língua é nossa dedicação ao estudo no dia a dia. Não adianta ter excelentes aplicativos no seu smartphone nem uma aula lecionada por excelente professor.

  Você tem algum aplicativo recomendável?

  ;)



Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Anônimo disse...

Obenkyo é o melhor aplicativo para aprender japonês que usei até hoje no meu android,ele tá disponível em português (não totalmente) tem kanji,gramatica,os kanas entre várias outras coisas (:

Iruka disse...

O google translate muitas vezes não traduz o que quero dizer, por isso recorro sempre ao dicionário de mão.Acho que os melhores aplicativos para aprender japones, no meu caso, é ter uma amiga japonesa e também assistir programas japoneses.Quando ouço uma música bacana,presto atenção para saber o significado ampliando meu vocabulário.

Anônimo disse...

Simplesmente adoro seu blog.
Parabéns.
Continuem nos presenteando com seus ótimos posts.

Anônimo disse...

Teclado eu gosto do Gokeyboard, porque acho mais fácil para trocar o teclado de um idioma para outro, de longe é o que mais se parece com do iPhone ( que eu considero o melhor teclado multilingue de smartphone).

Tem um app chamado jlpt master, mas ele é pago. Contém varios simulados para o Nouryoku Shiken.

Tem o kanakana que é pra passar kanji para hiragana, mas não é 100% confiável, uso apenas para consultas rapidas, quando quero coisa mais precisa tenho que usar o site do furiganizer pelo broswer mesmo.

Pra quem tem o japonês avançado tem o Aozora Bunko, para poder baixar os livros do site de mesmo nome.

Pra qua quem ta no básico ainda tem os aplicativo da dcWorks inc. que contam histórias infantis em inglês e japonês.

Vanessa disse...

ゆきせんせい

Eu estou viciada nesse blog. Fico tão feliz em conhecer qualquer coisa que possa ter no país que sonho conhecer! Obrigada por esse blog, pois de alguma forma, meu coração fica feliz.

Uma dica de software bom, que eu usei para decorar hiragana e katakana no ínicio, e que pode ser usado para decorar sentenças e kanjis foi o Anki. É uma ferramenta muito útil, pois trabalha exclusivamente com a memória retroativa, ou seja, aquilo que você esquecer, o Anki vai repetí-lo! O mesmo é inglês, mas se você souber o básico em inglês ele já quebra um baita galho.

Diana disse...

Eu uso todos que você citou exceto os que estão no item 3! E uso também o Obenkyo mas não gosto muito.
O que mais uso é o Google tradutor (a parte que dá pra desenhar o kanji e saber o significado e a leitura dele) e o JED. Muito bom esses dois!

http://cariocanojapao.blogspot.com

Anônimo disse...

Yuki-San. A pouco tempo fiquei sabendo que há um restaurante no japão em que os japoneses vão para serem paparicados pelas garçonetes que ficam vestidas de empregadas. voce poderia fazer um post sobre isso? e se ja tiver feito, manda o link ae. =)

Anônimo disse...

Como faço para baixar estes aplicativos? Mesmo o aplicativo sendo grátis, quando eu clico em "Instalar", aparece a mensagem "Faça login para comprar".

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Que eu saiba, aplicativo é gratuito.
Precisa confirmar isso antes da instalação.
;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics