sexta-feira, 20 de julho de 2012

Por que os brasileiros não têm interesses pelos jogos olímpicos!?


  Ao caro leitor


  Você vai assistí-los na TV?

  Eu tenho impressão de que a grande maioria dos brasileiros não tem tantos interesses pelos jogos olímpicos.

  Por que será?

  Ano 1998 , que eu vim ao Brasil pela primeira vez, foi o ano em que os jogos olimpicos de inverno foram realizados em Nagano do Japão.


  Como eu gostaria de torcer pelos atletas japoneses na TV, eu assinei Direc TV, com qual eu podia assistir os jogos olímpicos através da NHK, um canal japonês. Aliás, eu fui um dos primeiros assinantes da Direct TV na cidade do interior de SP, cuja população era de 12 mil.

  Só que quando passava a notícia sobre a partida no qual os atletas japoneses participavam, eu podia ver só uma imagem parada escutando narração em japonês, com a seguinte justificativa na parte inferior da tela.
  
  “Não podemos transmitir vídeo por causa dos direitos autoriais.”

  Que sacanagem!!!

  Eu paguei a mensalidade de 100 reais só para ver imagem parada!?? Era época negra em que todos os japoneses que moravam nos exteriores sofriam com mesmos problemas.

  Bom. Naquela época, quase todos os amigos brasileiros não assistiam os jogos olímpicos. Sim, porque nenhum atleta brasileiro participava dos jogos olímpicos de inverno. Por quem vai torcer,ne?

  Como eu já conhecia euforias dos brasileiros na Copa do Mundo, eu senti  a diferença radical em termo de interesse entre dois eventos esportivos e mundiais.O pior é que eu ainda confirmo esses desinteresses dos brasileiros pelos jogo olímpicos de verão de 2000 em Sydney.


  Como eu já tratei num post neste blog, as crianças japonesas experimentam vários esportes na educação física e alguns deles participam de camponatos desses esportes treinando esses esportes todos os dias nos clubes oferecidos gratuitamente pelas próprias escolas depois das aulas.

  Por outro lado, as escolas de rede pública no Brasil oferecem poucas variedades de esportes na educação física e não têm atividades extras nos clubes esportivos após as aulas,ne?Quem realmente gosta de um esporte determinado precisará entrar num clube particular pagando a mensalidade caro.

  Como o Rio de Janeiro vai sediar o próximo jogos olímpicos em 2016, eu acredito que o governo brasileiro vai investir pesado tanto na infra-estrutura quanto nos altetas brasileiros daqui para frente, com o objetivo de conseguir obter o melhor resultado no evento a ser realizado no seu país pela primeira vez.


  Infelizmente não tem como conseguir bom resultado de um dia para outro, pois vai levar tempão para conseguir qualificar atletas no nível internacional.No entanto, acho que o governo brasileiro deverá investir nesse ramo ao longo prazo, não pensando muito só nos resultados nos jogos olímpicos no Rio de Janeiro.

  No Brasil, o futebol era uma única maneira através do qual um menino pobre que mora na favela podia se tornar jogador profissional e super rico. Entretanto, no mundo há outros esportes através dos quais as criançadas podem se viver bem com dignidades.Os jogos olímpicos de verão de 2016 no Rio de janeiro poderá ser bem oportunidade para conscientizar essa ideia nas gerações mais novas que vão contribuir para o futuro do Brasil.

  Como o Brasil abrange diversas raças, os atletas brasileiros terão grande possibilidades de alcançar resultados extraordinários em quase todas as modalidades nos jogos olímpicos, aproveitando seus pontos fortes e genético ao máximo, e o Brasil poderá até superar os Estados Unidos no futuro, caso o governo brasileiro dê suporte igual ao dos Estados Unidos aos atletas brasileiros.


  Portanto, os resultados alcançados pelos atletas brasileiros nos jogos olímpicos de verão de 2012 em Londres serão muito importantes para que os jogos olímpicos de verão de 2016 no Rio de Janeiro sejam bem sucedidos.

  Vamos ver as atuações dos atletas brasileiros a partir do dia 27 de julho.

  E aí? Você vai assitir os jogos olímpicos!? Caso sim, por quem vai torcer!?

  Como eu sou japonês, claro que eu torceria pelos atletas japoneses nas seguintes modalidades: futebol, natação, judô e ginástica.


  Espero que TV brasileiro transmite os jogos, nos quais os atletas japoneses participam, no canal aberto desta vez.

  Pelo amor de Deus!!

  ;)


Comentários
23 Comentários

23 comentários:

Diana disse...

Eu gosto de jogos olímpicos. Mas sou apaixonada pelos jogos de inverno! Eu sempre assistia aos jogos pela TV mas eles direcionam os jogos para o público brasileiro, assim como o Japão ao público japonês. Ás vezes a Record mostra jogos de outras nacionalidades, mais do que a Globo, E isso é bom já que o Brasil é feito não só de brasileiros né.

Anônimo disse...

os jogos olímpicos de 2012 não vai ter tanta audiência assim, pelo menos aqui no brasil por conta da record ter comprado os direitos autorais sobre os jogos....
Então muita gente sem que ainda só passa a globo com um sinal descente não vai assistir oque e uma pena ;(

Iruka disse...

Eu não sou fã assídua dos jogos olímpicos,mas assisto geralmente quando tem Brasil ou Japão envolvidos.Gosto de ver os shows de abertura e de encerramento.Infelizmente nosso país não investe nos esportes olímpicos,escolas públicas nem tem quadras esportivas adequadas,muito menos piscina.

Julio Narimatsu disse...

Como o "Anônimo" disse, os jogos não terão tanta audiência porque o canal que ganhou o direito de transmissão é a Record e não a Globo. Você já deve saber que a Globo domina no Brasil. Eu moro no Japão e aqui também tem essas restrições na transmissão de eventos esportivos, por exemplo, aqui tem o canal (Skyperfect) da Globo Internacional, mas os jogos da Copa Libertadores não podem ser transmitidos porque o WowWow tem o direito de transmissão. Eu poderia assinar o WowWow, mas já pago caro para assistir a Globo Internacional, e o WowWow também é caro.

Renato Kunz disse...

Não estou protegendo a globo, mas a record não divulga o evento da mesma forma que a globo. Deixando o povo de certa forma desinteressado.

Outro motivo é que o Brasil tem uma certa carência de atletas em diversas modalidades das olimpíadas e o futebol brasileiro, sabe lá por qual motivo, nunca teve um bom desempenho nas olimpiadas. As olimpíadas no brasil é basicamente a natação, o vólei e a ginastica olimpica, este ultimo passou a chamar atenção por volta de uns 10 anos.

Rodrigo Ramos Roesler (DarthDuMau) disse...

A realidade nas escolas brasileiras é pior do que você comentou.
"Por outro lado, as escolas de rede pública no Brasil oferecem poucas variedades de esportes na educação física e não têm atividades extras nos clubes esportivos após as aulas,ne?"
No brasil não existe "clubes esportivos", ou qualquer clube dentro das escolas.
Muito menos "atividades após as aulas".
No brasil o existe 3 períodos escolares;
Manhã - 07:30 hs ás 11:30 hs
Trade - 13:00 hs ás 17:00 hs
Noite - 19:00 hs ás 22:30 hs
Gostaria que a escola brasileira se baseasse na escola japonesa, americana e europeia. E elaborasse um modelo modelo melhor para nosso pais.
Obrigado por compartilha sua opinião sob olhar de uma outra cultura.

CJ disse...

Pior que esse ano quem irá transmitir os Jogos Olímpicos será a Rede Record... assisto a TV pela internet aqui no Japão... e percebo que a Rede Globo nem comenta das Olimpiadas... aff

Anônimo disse...

Olimpiadas é um saco chato pra caralh$#

Gilberto disse...

Olá! Conheci seu blog ontem à noite! Fiquei viciado (rsrsrs), li quase todos seus posts. Por falar disso, fiquei curioso sobre a prostituição no Japão, pois, segundo seu post, existem japoneses que pagam R$400,00 só para conversar com garotas. Fiquei imaginando quanto eles pagam para ter relações sexuais...
Enfim, eu gosto dos jogos olímpicos. Fiquei feliz que a Record adquiriu os direitos de exibí-los aqui no Brasil, pois a Globo só dava destaque aos esportes que o Brasil teria mais chances de ganhar medalhas, e, por isso, acabava deixando os "menos importantes" de lado.
Gostei muito da exibição dos Jogos de Inverno e do Pan da Record. Eles realmente se dedicaram ao evento esportivo.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Eu não sabia que Record vai transmitir os jogos olímpicos.
Eu não me importo qual emissora vai transmití-los.
O que me interessa é se eu vou poder assistir os jogos nos quais os atletas japoneses poderão ganhar medalhas.
;)

Sérgio Ruiz disse...

Desde criança curto as olimpíadas, como eram chamados os jogos olímpicos, e conheço muita gente que tbm gosta.
Mas é fato que há um desinteresse aos jogos olímpicos por gde. parte da população.
Condeno a atitude da Globo em boicota-los nesse ano, não é porque a Record vai transmiti-los que a Globo deixe de informar a população sobre os jogos, como fez no último Pan.

Julia-Sama disse...

Eu acho que é algo cultural, como sempre. No brasil, você não aprende nas escolas a jogar hugbe, basebol, ou praticar corrida, salto em distancia, apenas futebol e um pouquinho de volei =/

Eu pessoalmente adoro acompanhar olimpiadas, copa do mundo, etc, mesmo sendo uma negação nos esportes. eu diria que sou só uma boa espectadora

rubens takahashi disse...

olimpiadas são varias modalidades de jogos onde os atletas competem por amor 'a camisa e a intenção principal e' a confraternização de todas as nações

Anônimo disse...

olimpiadas é tudo d bom

Anônimo disse...

Os brasileiros não se interessam por jogos olímpicos por uma razão bem simples: São CHATOS prá kct !!!
Que graça tem ver quem pula mais alto ou mais longe ? Que graça tem ver quem levanta mais peso ? Esportes tolos e sem graça além de entediantes.Também não acho justo o governo investir (pagar) para um cidadão correr, nadar, saltar e etc. que retorno o país tem com isso ?

Anônimo disse...

@Rick

Da mesma forma, qual é a graça de ver um monte de marmanjos correndo atrás de uma bola de couro sintético e tentar faze-las entrar numa rede? Os brasileiros não ligam para as olimpíadas por uma questão cultural, nesse país é quase como se o futebol fosse o único esporte que existisse, nas escolas os esportes que são ensinados são o futebol, e um pouquinho de vôlei e queimado. Só.

Anônimo disse...

para os queiram assistir os jogos e nao gostam da transmissao da record, o site terra transmite ao vivo varias modalidades ao mesmo tempo e vc pode ateh escolher resolucao em HD se tiver uma boa conexao...mais isso soh para os que estao no braisl, pois nao eh possivel acessar no exterior...
jah estudei em escola japonesa.... tinhamos todos os tipos de modalidade na aula de ed. fisica...estou aki no brasil agora mais pretendo voltar para lah assim q poder...

Anônimo disse...

Estou vendo o oposto aqui no Japão, não estão falando tanto na mídia e o povo está totalmente desinteressado.

Acho que é porque não ganhou nenhum ouro até agora e está em 15° lugar.

Tem muitos japoneses aqui que eu conversei e nem sabiam que tinha começado as olimpiadas de Londres.

E num sei quem aí comentou do futebol que nas olimpíadas o Brasil nunca ganha. É que são jogadores do sub23 e mais 3 veteranos. Não é que nem a copa do mundo.

Pedro de Morais disse...

Olá Yuki,
no atual momento o Japão ganhou 11 medalhas, sendo somente uma de ouro, o que faz com que fique não tão bem rankeado no quadro geral de medalhas, em nono colocado. Gostaria de saber se no Japão se contam as medalhas como aqui, apenas as de ouro, e as demais como mero critério de desempate, ou é como nos EUA, pelo somatório total de medalhas?
Me nego a comentar a atual situação da Pátria "deitada eternamente em berço esplêndido"...

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Os japoneses valorizam mais medalha de ouro.
Só que existe medalha de bronze que vale ouro para atleta,ne?
Acho que o que é mais importante é satisfação de cada atleta em relação ao resultado alcançado.
;)

Anônimo disse...

Mesmo quando passava na globo ninguém se interessava, o brasileiro so sabe falar de copa do mundo. Tenho acompanhado os jogos pela tv paga e ouvi o narrador dizer quando o japonês ganhou o bronze no judô que o bronze pro japão é igual a nada.. isso é mesmo verdade? Não me pareceu sempre que eu vejo os canais do japão estão falando das olimpiadas e dos atletas com um certo orgulho foi so impressão então?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Como judô é um esporte do Japão, judokas precisam ganhar medalha de ouro.
Entretanto, está ficando cada vez mais difícil por causa da popularização do esporte.
;(

darkest disse...

mais uma vez seu estilo racionalista me agrada muito. bomm, eu diferente da maioria, adoro jogos olimpicos. sou um agraciado pq vi [via tv, claro] a abertura de athenas, china, e agora londres. é..faz parte da nossa cultura nao gostar do maior evento da humanidade. fazer oq...com o tempo mudamos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics