terça-feira, 7 de maio de 2013
Por que os brasileiros não gostam de músicas brasileiras!?
35 comentários:
-
-
Olá!
Infelizmente a maior parte do povo brasileiro não conhece a história e a riqueza da música nacional, principalmente dos anos 60 e 70. Não há interesse da mídia em exibir esse material, assim acaba caindo no esquecimento.
O Japão é um dos maiores consumidores de discos brasileiros dessa época, há até lojas especializadas em Tokyo.
Segue uma versão japonesa de uma música de Luiz Gonzaga
http://www.youtube.com/watch?v=CnJI613BMgs - 8 de maio de 2013 às 01:14
-
-
Na minha opinião acho que falta um pouco de criatividade nas músicas brasileiras de hoje em dia pois a maioria fala sobre Sexo e Bebidas alcoólicas ou utiliza-se letras chicletes para ganhar lucro então é melhor ouvir músicas internacionais como Linkin in Park, System of a Down, Slipknot, Flow(que por sinal é uma banda japonesa)
- 8 de maio de 2013 às 14:58
- Iruka disse...
-
Música brasileira de qualidade só toca em rádios fora do Brasil.
Não tenho paciência ouvindo rádio,é muita gritaria,baixaria e publicidade, por isso deixo meus cs´s e mp3 sempre por perto. - 8 de maio de 2013 às 15:47
- FernandoSC disse...
-
Isso de que brasileiros não gostam de música brasileira não é 100% verdade. O que ocorre é que há muita falta de informação a respeito da boa música tupiniquim, em virtude de que atualmente nas rádios só toca o estrume musical vigente.
Outra coisa que na minha opinião você está equivocado é a respeito dos covers. Acredito que as bandas brasileiras tocam músicas umas das outras não por falta de criatividade, mas por questão de homenagem. Muitas bandas homenageiam outras ao tocar certos sucessos do grupo homenageado. É algo bem comum.
No mais, eu não escuto muitas músicas americanas. Eu acho os britânicos, por exemplos, muito mais músicos que os ianques. Ouso dizer que escuto até mais música japonesa do que americana.
Por fim, sim, o brasil é muito rico e variado em gêneros musicais. Acredito, s.m.j., que exstem pouquíssimos brasileiros que não gostam de ao menos um desses gêneros. Mas, novamente, com as porcarias que tocam na mídia, fica difícil, hoje em dia, falar bem da música desta terra. - 8 de maio de 2013 às 17:19
-
-
Não é bem assim, a maioria dos meus amigos curtem mais músicos brasileiros que estrangeiros. Eu gosto de muitas bandas brasileiras, mas a maioria é de música do Brasil ou são grupos antigos, como o Legião. Eu e alguns amigos mencionamos músicos estrangeiros quando alguém pergunta sobre um gênero musical que não é daqui. Rock, hiphop, R&B, etc., não são daqui, logo é mais natural escolhermos músicos de fora, até porque o número pode ser bem maior. Por exemplo, tem grupos de hiphop no Brasil, mais existem muito mais grupos nos EUA, e com maior variedade de influências.
- 8 de maio de 2013 às 19:25
-
-
O que não exclui alguém de gostar dos grupos brasileiros mesmo assim!
- 8 de maio de 2013 às 19:28
-
-
Tirar cover de outras bandas é algo positivo, fazendo uma homenagem na versão de sua banda. Artistas internacionais fazem mto isso tbm. A Britney Spears cantando I love rock and roll da Joan Jett, a Lilly Allen cantou uma musica da Britney Spears Womanizer, tbm cantou Everybodys changing do Keane, a Katy Perry canta Your love do The Outfield tbm canta Electric feel do Mgmt, a Evril Lavigne tbm tira altos covers como The scientist do Coldplay e etc...
E mtos artistas nacionais tem referencia de bandas gringas pq mtos estilos veio de fora, ska, hard core, blues, jazz e etc..
Uma vez eu vi uma reportagem falando de bandas americanas e tal, q faz sucesso no mundo todo, tavam falando de bandas de Nova Iorque. E q lá mora gente do mundo todo, tem chines, indiano, mexicano, russo, brasileiro e etc.. E como lá era uma cidade de mta mistura de raça, se conseguisse fazer sucesso lá e agradar todos eles automaticamente agradaria o mundo todo.
E tem banda gringa q tem influência brasileira, bossa nova.. tem a M.I.A q faz sucesso internacional e q tem influência de funk carioca. - 8 de maio de 2013 às 20:52
-
-
Muitas bandas Brasileiras cantam musicas de outras bandas ou de outros artistas, por que varias delas surgiram nas mesmas épocas e até mesmo no mesmo estado. Alem do contato próximo que as bandas acabam adquirindo pelo fato do mundo artístico no brasil ser muito pequeno e um artista se torna fã ou admirador do outro. Ai ocorre casos estranhos como o Andreas kisser,guitarrista do sepultura ter tocado com Herbert Viana do Paralamas do sucesso, Marcelo D2 cantou junto com o Charlibrow Jr, Maria Rita, filha da consagrada Elis Regina, fez participação com a Banda O Rappa, Carlinhos Brown ter sido integrante dos tribalistas. E a vocalista do pouco conhecido Cantos dos Malditos na Terra do Nunca cantou junto com Nando Reis. E muitos outros casos da história do MPB, como Barão Vermelho,Casuza,Lobão,Renato Russo e outros.
- 8 de maio de 2013 às 21:53
-
-
infelizmente depois do ano 2000 a musica brasileira decaiu muito,nenhuma banda chega perto das bandas antigas q vc mencionou provavelmente quando vc chegou no brasil vc deve ter pegado a melhor época da musica brasileira, a maioria das banda daquela época foram desfeitas porq seus membros se separaram ou não quiseram continua com a rotina de show como o 'ira'o 'engenheiro do havai' ou morreram como o cazuza,e o vocalista do legião urbana também morreu.
mas respondendo sua pergunta atualmente o q esta fazendo sucesso é o sertanejo sem duvida nenhuma, os principais cantores são o luan santana e o Gustavo lima ambos cantores solo vc pode acha musica dele no youtube.
esse assunto do seu post me lembrou essa japonesa aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=mGSYoxXwLGE&list=PL57AE70A8D9DB0539
ja viu?
ela faz uns cover de bandas brasileiras no youtube, os brasileiros gostaram de ver uma estrangeira cantando :)
- 9 de maio de 2013 às 01:02
-
-
Na sua crítica quando você perguntou se curtir músicas americanas deixa os brasileiros mais cultos por acaso.
A resposta é sim, musicalmente. Que nem o Legião Urbana, o Renato Russo que era um grande fã dos Ramones, foi ate em um show tentar agarrar o Joey Ramone. Até a música "Que país é esse" é plágio da música I don't care. O Ramones foi uma banda que revolucionou o rock, sem solos e sem frescuras. Comparo a uma arquitetura cheia de adornos para uma contemporânea com linhas minimalistas. E o nome Ramones veio do Beatle Paul McCartney que para ebaratinar a imprensa hospedava com o nome de Paul Ramon. E os Beatles revolucionaram o rock, primeira banda a fazer videoclip, a fazer shows em estádios, a gravar o som em vários canais, lembrando que na época era mono, poucos tinham estéreo. The doors, pink floyd, Led, Deep Purple, David Bowie.. Toda essa cultura musical experimental da época. Beatie Boys fazendo rap para brancos, Red hot chilli peppers fazendo funk com rock que daí surgem bandas como Limp Bizkit, Linkin park e etc.. com Nu Metal.
Não tem como só ouvir música nacional, seria como só assistir filme nacional, só ler livros nacionais e só ler noticiário do Brasil. Fechar para o mundo e empobrecendo de conhecimentos. - 9 de maio de 2013 às 12:19
-
-
Perguntaram para um professor de japonês quais bandas ocidentais ele gostava:
http://www.youtube.com/watch?v=Kw1acl_hbx8 - 9 de maio de 2013 às 13:45
-
-
Na minha opinião eu acho que não tem isso de ouvir música brasileira ou de música americana, a música está tão globalizado.
Tipo Daft punk é da França, U2 da Irlanda, AC/DC da Austrália, Rammstein da Alemanha, Bjork da Islândia, Regina Spektor da Rússia, Shakira da Colômbia, Rush do Canadá e eles fazem sucesso no mundo todo.
Um exemplo bom da globalização da música é o "Somebody that I used to know" cantado por Gotye, um belgo-australiano que canta junto com a Kimbra, uma neozelandesa. E essa música é brasileira!!! Muita gente não sabe mais é um sample do Luiz Bonfá, bossa nova, a música é Seville de 1967. E ficou em primeiro lugar nas paradas dos EUA, Inglaterra, Austrália e mais 23 países. - 9 de maio de 2013 às 15:39
-
-
Vi isso e lembrei do seu Bolg Yuki. 75 impressões de um brasileiro sobre o Japão.
http://www.sedentario.org/listas/65-impressoes-de-um-brasileiro-sobre-o-japao-64143 - 9 de maio de 2013 às 16:40
- FernandoSC disse...
-
Sr. Anônimo (9 de maio de 2013 13:19), cumpre-me lembrá-lo que metade das bandas que você citou são britânicas, não americanas.
Não é correto dizer que quem escuta música americana é mais "culto". Aliás, comparando os americanos com os europeus, eu diria que aqueles ficam bem atrás musicalmente. - 9 de maio de 2013 às 17:28
- Yuki disse...
-
Obrigado pelos comentários.
Quando um cantor cantar uma música da outra banda famosa, ele precisará pagar a taxa cobrado pelos direitos autoriais no Japão.
Por isso mesmo, talvez não valha a pena cantar as músicas dos outros.
Os japoneses em geral não acham isso como homenagem ao cantor.
Os fãs da banda quer ouvir o original.
;) - 9 de maio de 2013 às 17:56
- Unknown disse...
-
Existe tambem um estilo de musica muito popular na região nordeste e entre os cachaceiros ou não que se chama Brega, que ainda existe uma variação chamada Tecno- Brega. Gosto tanto da musica nacional como internacional, não e so no Brasil que cantores cantam musicas de outros, ae fora tambem, como no caso de Eric Clepton, que canta algumas musicas de bob marley e por ae vai existem varios e ainda lançam em cd. Não vejo nada de mais em cantores cantarem musicas de outros cantores isso e comum so não parece ser no JP
- 9 de maio de 2013 às 19:20
- Unknown disse...
-
Contudo especificamente a maioria pensa que so tocam musica em inglês a banda e america a maioria do rock famoso vem da inglaterra ou seja bandas inglesas, entretanto esse mesmo esta por varias partes do mundo, como caso do Iron Maiden, Beatles, Scorpions, Black Sabatth,
- 9 de maio de 2013 às 19:25
- Sergio disse...
-
Existe uma cantora japonesa que canta diversas musicas em portugues
- 10 de maio de 2013 às 00:03
-
-
Quanta besteira cara! hahahahahahahhaha
- 10 de maio de 2013 às 00:52
-
-
"Pq os brasileiros não gostam de música brasileiras!?"
Vc tá de sacanagem né? - 10 de maio de 2013 às 09:40
-
-
Pelos seus exemplos e pelas coisas que você disse, você é um grande conhedor das músicas brasileiras e internacionais. Até toca violão.
Parabéns pelo belo post! Continue assim.
- 10 de maio de 2013 às 09:57
-
-
Eu sou brasileiro e não gosto de das músicas brasileiras e sinceramente eu não vejo nenhum problema nisso haha. Respeito quem gosta, não fico "bahh que música ruim cara" apesar de que as pessoas quando escutam oq eu gosto falam "que porcaria é essa???" (╯°□°)╯︵ ┻━┻ ( fk logic xD ). Gosto musical é algo muito pessoal na minha opnião, eu particulamente escuto de tudo desde metalcore a groove. Ngm se torna mais "culto" por escutar certo tipo de música ora bolas kkkk. Ai chega uma pessoa e fala "masss caraaa essa banda revolucionou o mundo da musica e blablabla e vc não gosta deles e gosta daquela outra banda la VC NÃO ENTENDE NADA SOBRE MÚSICA blabla" -_-\ sem comentários.. eu gosto de metal e não curto muito metallica ( digae kkkk ), so de alguns hits deles. Eu nem me estresso mais, serio mesmo XP pessoas idiotas existem em todos os lugares, principalmente aqui na internet. As pessoas querem ser respeitadas mas não querem respeitar =D
- 10 de maio de 2013 às 10:00
- Perbs disse...
-
Nunca ri tanto sobre.... Primeiro... todo bom brasileiro valoriza seu país e sua língua... agora não me peça para gostar de tcherere ou derivados... isso aí é uma afronta a minha inteligência... antigo MPB e rock brasileiro têm e sempre terão o devido respeito e lugar... mas hje? É um tanto quanto sem conteúdo vc se posicionar dessa maneira!
- 10 de maio de 2013 às 10:41
-
-
Eu te pedi pra gostar de "tcherere"? Não gostando de música brasileira não é valorizar o Brasil onde? Tão tirando o lugar do rock brasileiro e do MPB onde? sem conteúdo onde? são tantas coisas sem sentido que quase me deu câncer. E quando vc começa a falar "primeiro" é de se esperar que vc venha com uma segunda, terceira, etc afirmaçao xD
- 10 de maio de 2013 às 10:52
-
-
A ultima coisa interessante que ouvi no brasil foi tribalistas e roberto carlos. È sério tem muita coisa boa mas para mim a maioria lixo musical principalmente o que do nosso lindo norte/nordeste. E sim, concordo com outro comentario, também não me considero patriota. Opinião é que nem bunda...
- 10 de maio de 2013 às 12:07
- Unknown disse...
-
As músicas da época que você chegou ao Brasil eram boas. Hoje são um lixo, principalmente com o novo ritmo(e não música) chamada funk. As pessoas que estão à sua volta talvez sejam pessoas mais esclarecidas e adotem as músicas estrangeiras pois buscam coisas melhores. Mas os brasileiros em geral, ouvem muita "música" nacional e o estouro dessas "bandas" furrecas são bons exemplos disso.
- 10 de maio de 2013 às 16:46
-
-
A musica nacional de qualidade não está morta, apenas não aparece mais na mídia...
Aqui vai um exemplo de banda independente que faz um som inspirado na época de ouro do Rock Nacional.
http://www.youtube.com/watch?v=y9TMdsWf9t0 - 10 de maio de 2013 às 17:17
- Ljose disse...
-
Prezado Japa,
Admiro o povo japonês! Sempre bem vindos ao Brasil né...
Indo aos pontos.
1 - A variedade de gêneros e ritmos sem dúvida é incomparável à qualquer lugar do mundo. Damos show de musicalidade ao resto do mundo.
2 - Não é falta de criatividade, simplesmente é uma admiração mútua. O brasileiro encara música de uma forma muito natural, a musicalidade está na alma, por isso eles não agem de forma mesquinha colocando marketing e negócios em primeiro lugar.
3 - Saber a letra... normal, acho que o problema está mesmo nos japoneses viciadíssimos em caraokê.
4 - Eu cito bandas não americanas, mas inglesas, e não do presente, mas do passado, como minha referência musical. Simplesmente porque considero a Inglaterra o berço da música moderna (à frente dos EUA). De lá surgiram Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones, Beatles, Yardbirds, enfim, as melhores bandas que criaram a base do rock e da música pop moderna. Além disso, os ingleses e americanos são tecnicamente MUITO superiores, mais sofisticados a fazem arranjos mais bonitos. Nós somos ricos em ritmos mas eles são ricos em técnica, execução musical, arranjos, enfim, tudo aquilo que faz uma música se tornar uma obra de arte.
Ah! Não posso deixar de citar quem eu considero um dos maiores músicos brasileiros: Raul Seixas. Raul é o único artista de quem eu posso dizer que as letras estão acima das músicas. Isso porque ele fazia músicas muito boas, com bons arranjos, ritmos variados e boa técnica musical. Mas aqui no Brasil, chic é gostar de Caetano, Chico, Gil e "bosta nova pra universitários, gente culta e intelectual".
Abraço! - 10 de maio de 2013 às 22:41
-
-
Falo tudo Bala, aprovo completamente, sem tirar e nem por uma virgula.
- 10 de maio de 2013 às 22:51
-
-
Não é só o Brasil não, se vc for p/ Argentina vc acha q vai tar tocando o q na rádio? Se vc for p/ França? Ou sei lá.. qqr país. Vc acha q chegando em Paris vc vai só ouvir música regional na rádio e nas lojas de lá? Só música em francês????
Vai estar tocando as mesmas coisas q toca aqui, como por exemplo Lady Gaga, Madonna, Katy Perry, Marooon 5, The wanted, Justin Bieber e etc..
E esses q eu citei já tocaram e saíram nas tvs do Japão, Lady Gaga, Katy Perry, Mariah Carrey, Madonna e por exemplo cantaram nos MTV music video awards Japan. Lotam shows lá pq tem mto japonês q gosta tbm.
No Japão tbm tem cantores nacionais q fazem sucesso, igual aqui toca Ivete, Claudia Leite, Luam Santana e etc.. Lá tbm tem mta porcaria de modismo como as boybands e girlbands.
- 11 de maio de 2013 às 09:02
-
-
Parabéns pelo post e sobretudo, por mostrar que você não é somente consumidor de música, você reflete sobre o que consome. Bem diferente da grande massa burra de brasileiros, que fizeram a escatologia brega ser eleita ao posto de "música". Certos Músicos brasileiros, reconhecidos internacionalmente como gênios, não têm espaço no Brasil. Será que é por acaso? Isso aqui é comandado por uma máfia que investe para manter a grande massa ignorante na burrice, e a grande massa aplaude e pede bis! Num país onde os palcos, destinados em princípio aos artistas, são invadidos por filhinhos de papai sem talento, sertanojos milionários que compram a audiência, traficantes que patrocinam funkeiros, mulheres sem talento nem cérebro, com bundas de silicone em forma de frutas, deixando claramente afirmada a falta de respeito com a Arte, acho que quem tem cérebro tem mais é que olhar pra outros países, logo depois de vomitar.
- 31 de maio de 2013 às 01:42
-
-
Olá Yuki-san!
Encontrei seu blog hoje graças a um link que encontrei num vídeo no Youtube, do canal Crazy Japan TV, e gostei muito, passei o dia lendo...
Mas a respeito dessa sua postagem, pra mim que o problema é o que faz sucesso hoje no Brasil quando se fala em música nacional... Quando eu era criancinha (tenho quase 20 anos), só ouvia música boa no rádio, daí que tomei gosto por músicas nacionais como Engenheiros do Hawaii (são daí de POA, minha banda nacional favorita), Titãs, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Renato Russo, Gabriel o Pensador... até hoje ouço músicas deles, inclusive!
Mas comparando com o que hoje vejo fazendo sucesso no país, sinto vergonha, com as letras cheias de baixarias de Funks cariocas (designo assim pra não confundir com o ótimo Funk dos EUA) e o Sertanejo Universitário (sertanejo tradicional, como Zezé di Camargo e Luciano, Zé Ramalho e outros) com suas variantes nojentas. Todos têm letras que exaltam a putaria (desculpe o termo), colocam a mulher como objeto e todas essas baixarias...
Tanto é que hoje ando ouvindo muito mais J-Pop e J-Rock a outras músicas, por ter adorado o estilo de música desde a primeira que ouvi (Asterisk, do Orange Range, abertura da primeira temporada de Bleach).
Ah sim, e uma recomendação que deixo pra você ver quando possível, se ainda não conhecer, é o canal no YouTube de Tsubasa Imamura, uma ótima cantora japonesa que canta extremamente bem músicas brasileiras (boas músicas), canal cantoratsubasa.
Abraços! - 2 de junho de 2013 às 00:09
-
-
Eu gosto da banda Rosa de Saron, já fiz até AMV de um anime usando a musica "Na Chuva ao Fim da Tarde - Rosa de Saron"
- 12 de dezembro de 2013 às 13:45
- Nandoskenned disse...
-
Na verdade, a grande maioria dos brasileiros gosta de música brasileira. Apenas pessoas de classe média alta e rica são pessoas em que a maioria prefere música estrangeira.
As exceções são pessoas como eu, chamadas de "underground" (submundo) da sociedade. Eu sou Punk, e obviamente só gosto de rock. Pelo menos 90% das bandas que eu e meus amigos gostam são estrangeiras. Isso não acontece porque nós preferimos músicas estrangeiras, isso acontece porque existem poucas bandas brasileiras que tocam no estilo que nós gostamos.
O "Rock" brasileiro popular é odiado por rockeiros por expressarem letras e valores que são contraditórios com o mundo do rock original, que nasceu nos Estados Unidos.
Eu odeio os gêneros musicais brasileiros, tais como funk, pagode, forró, axé, sertanejo... E existem muitas pessoas como eu. Metaleiros, Skin Heads, Góticos, Emos, Rappers, regueiros e etc. Todas essas pessoas amam músicas que nasceram em outros países, e não existem bandas brasileiras que representam esse gênero o suficiente para nós deixarmos de gostar das bandas estrangeiras. - 11 de março de 2015 às 19:38
- Yan ALC disse...
-
Falou tudo!! Você fala as coisas sem pestanejar e sem medo com muita sinceridade, gostei disso. Parabéns muito bom o blog. Falando sobre as músicas, muito bem minha banda preferida de sempre é The Beatles, a brasileira é Legião Urbana, gosto das duas quase igual, mas acho Beatles bem melhor (ai é questão de gosto mesmo, só ouvindo). Mas acho que muitas vezes da até vergonha das músicas brasileiras da atualidade por isso muitos preferem americanas. Recentemente tenho me interessado muito por música japonesa também, particularmente Asian Kung-fu Generation (já ouvi toda a discografia diversas vezes haha), se não conhece ou só conhece poucas músicas, recomendo ouvir porquê é muito bom!! kkkk
- 8 de julho de 2016 às 09:26