Ultimamente
a empresa japonesa Toyota lançou o primeiro carro popular Etios no Brasil na
mesma época em que a empresa coreana Hyundai lançou o primeiro carro popular
HB20.
Como eu já
previa antes do lançamento, HB20 tem feito sucesso em relação à venda enquanto
eu não tenho visto nenhuma notícia "boa" sobre Etios depois do lançamento.
Na minha
opinião, Toyota não consegiu acertar os gostos dos consumidores brasileiros.
Hoje eu
gostaria de lhe apresentar indústria automobilística do Japão comparando com a
mesma do Brasil.
1. Não existe fábrica de montadora
estrangeira no Japão.
O mercado
automobilístico no Japão é dominado pelas montadoras nacionais.Contando só aquelas
principais, tem uns 10 montadoras, como você vai ver na figura a seguir.
Não é só
Toyota que faz isso.Nissan e Honda também estão vendendo muito mais modelos no
seu país nascente do que no Brasil.Isso quer
dizer que consumidores japoneses podem escolher um modelo entres inúmeros modelos
fabricados pelas montadoras japonesas.
Se você
quiser comprar um carro da marca estrangeira no Japão, você precisaria comprar
o carro importado no concessionário da marca.Exceto megalópoles tais como Tóquio e Osaka, não é fácil achar concessionário da marca estrangeira.
Além disso,
geralmente os carros importados são entre 50 % e 100 % mais caros do que carros
nacionais de mesmo nível, apesar de não ter nenhuma taxa extra para carros importados, o que é
difícil de acreditar,principalmente para os brasileiros.
Ainda por
cima,pensando no atendimento após a compra, os consumidores acabam escollhendo
carros nacionais porque o custo de manutenção vai sair muito mais barato.
Logo depois
daquele terremoto e tsunami que ocorreu no dia 11 de março em 2011, a participação
da venda dos carros importados passou de 10 % da venda total dos carros no
Japão pela primiera vez, já que muitas fábricas das montadoras foram danificadas e não tinham condições de produzir carros.
No entanto,
normalmente a participação dos carros importados na venda oscila entre 7 e 8 %. No Japão, quem
compra carros importados é considerado como rico.Esses ricos preferemm comprar
carros tais como Mercedez-Benz, BMW,etc.Ninguém compra carros populares das marcas
estrangeiras, pois nós os japoneses não acham nenhum vantagens nisso.
Por outro
lado, o mercado automobilístico no Brasil é dominado só pelas montadoras
estrangeiras. Aliás, não
existe motadora brasileira que fabrica carro nacional,ne?
Os governos
estaduais até disputam para trazererem montadoras estrangeiras aos seus estados,
dando diversos tipos de incentivos para montadoras.
Desta
maneira, os governos locais podem oferecer empregos para seus moradores, além
de conseguir arrecadar impostos das montadoras, com quais podem investir nos
seus estados, "na teoria".
O sitema de
mercado automobilístico no Japão é totalmente oposto ao sistema mercado
automobilístico no Brasil.
Entretanto,
o que eu enxergo no sistema brasileira é "a colonização" do mercado
brasileiro pelas montadoras estrangeiras.Quem estão
abusando são montadoras estrangeiras e governos locais!! Eu penso assim porque
os carros no Brasil são extremamente caros.
Na verdade,
isso não ocorre só com carros. No entanto, o carro é um dos produtos que se
destaca mais no mercado brasileiro.
Até pode-se dizer que os cunsimidores brasileiros podem curtir os carros de mundo inteiro, se analizar a situação do ponto de vista positiva.No entanto, surge uma dúvida seguinte na minha cabeça.
Por que um país que fabrica avião de grande porte como o Brasil não fabrica carros nacionais!?
2. Os carros são bens de consumos no
Japão.
Faz tempo
que os carros se tornaram bens de consumos no Japão.
No Japão,
os preços dos carros ficam zelados em 7 anos e meio. Ou seja, 7 anos e meio
após a compra de carro zero,o comprador até precisa desembolsar ao trocar o
carro velho por carro Zero, pois precisa pagar taxa para levá-lo até o lugar
específico.
É
incrível,ne? No entanto, é uma realidade no Japão.Quando o
capitalismo avança até certo ponto, isso acontece em qualquer país.
No Brasil,
parece que quem compra apartamento ou imoveis pode colocar seus carros na hora
de negócio.Eu já vi muitas vezes nas propagandas dos imoveis.
Isso quer
dizer que os carros são considerados como "bens duráveis" que não se
desvalorizam fácil,ne?
Pelo jeito,
era assim há pouco tempo.
Entretanto,
devido à estabilidade economica,facilidade de crédito e aumento de pessoas que
pertence à classe média,muitos brasileiros têm conseguido comprar carros
zeros.Em consequência disso, os preços dos carros usados têm despencado nos
últimos anos.
Ou seja,
seja bom ou seja ruim, o mercado automobilístico no Brasil está ficando cada
vez mais parecido com o no Japão neste aspecto.
Assim
sendo, quem vive no Brasil tem que estar consciênte de que os carros não são
mais bens duráveis e precisará desembolsar muito na hora de comprar carro novo,
pois não dá para vender carros velhos por preço mais razoável.
3. Os carros não são mais produtos
almejados no Japão.
Na época em
que a economia japonesa crescia cada ano mais, comprar carros bonitos e caros
era sonho para a grande maioria dos japoneses.
No entanto,
depois de 20 anos da recessão, principalmente os jovens deixaram de querer
comprar carros, pensando que carros são coisas luxosas.
O povo
japonês em geral também deixou de comprar carros bonitos e caros e procurou a
comprar carro mais econômico e prático.
Eu já
tratei sobre Kei Jidousya que tem motor de 660 cc num post neste blog. A
participação do Kei Jidousya no mercado automobilístico está ficando cada vez
mais no Japão (36.5 % no final de 2011).
Segue a foto do primeiro Kei Jidousya que Honda lançou no final do ano passado.Este modelo chama-se N BOX e é o modelo mais vendido neste categoria de carro no Japão no momento.
Kei
Jidousya é barato e muito econômico.A função principal de carro é transportar
motorista com a segurança para o destino que ele quer ir. Não é necessário
exibir sua riqueza por meio do carro caro.
Aliás, em
cidades grandes, está surgindo até um sistema de compartilhar carro entre
associados, pagando mensalidade e a pequena taxa na hora de uso.
Em Tóquio,
o sistema ferroviário é tão desenvolvido que os moradores de Tóquio jamais
sentiria necessidade de possuir próprios carros.
Por outro
lado, no Brasil, parece que os carros são produtos de sonhos, com quais podem
exibir seu status e sucessos na vida profissional.
Como o
Brasil é um país gigantesco onde não tem sistema ferroviário desenvolvido, os brasileiros
têm muito mais razão de comprar carros do que os japoneses.
Por isso
mesmo, é difícil imaginar que os brasileiros preferem carros mais práticos e
econômico, principalmente na época como agora em que o país está crescendo e
nem no futuro.
Por último, eu achei um modelo chamado AURIS lançado no Japão pela Toyota há 3 semanas antes do lançamento do HB20 da Hyundai. Você não acha que AURIS está muito parecido com HB20?
Eu não estou querendo saber quem imitou quem.
Simplesmente eu lamento pela decisão tomada pela Toyota de que não trouxe esse AURIS...
Vamos ver o que Toyota vai trazer para o Brasil no próximo lançamento.
;)