Ao caro leitor
Eu não costumo ler
notícias sobre o Brasil nos jornais locais.
Por isso, eu não
entendo o que está acontecendo no Brasil.
Contudo, devido às Olimpíadas
2016 no Rio de Janeiro,ultimamente muitas mídias japonesas tais como programa
de TV e artigos nos sites estão tratando sobre o Brasil.
Aí eu acabei
enxergando o país chamado do Brasil do ponto de vista de japonês que mora no
Japão.
Parece piada,ne?
Eu estou com vergonha
disso.
Porém, ao longo da
minha vida,eu nunca tive interesse tanto pela política quanto pela economia..
Enfim, eu acabei
descobrindo que o Brasil está passando pelo pior momento das últimas duas
décadas.
O artigo pelo qual eu
obtive informações é seguinte.
Segundo o artigo,
A economia brasileira
está desastrosa devido aos dois fatores.
- A recessão de economia chinesa.
- A queda dos preços dos recursos naturais no mercado mundial.
- O crescimento de PIB em 2015 foi 3.8 % negativo
- O crescimento de PIB em 2016 será 3.5 negativo na estimativa.
- A desvalorização de moeda brasileira em relação ao dólar americano em 2015 foi superior ao 30 %.
- O consumo pessoal que ocupa 60 % do PIB despencou radicalmente devido à recessão.
- O número de venda dos automóveis que chegou 3.80 milhões em 2012 caiu para 2.57 milhões em 2015, registrando 27 % de queda...
Entretanto, a
corrupção envolvendo a empresa estatal Petrobras ainda faz piorar a economia brasileira...
A taxa de apoio à
presidenta Dilma oscila ao redor de 10 % e há conflito com congresso nacional.Ou
seja, a presidenta atual já não tem mais poder para executar qualquer política
nacional...
Para piorar, devido à
recessão, a segurança pública que estava melhorando nos últimos anos tem
piorado ultimamente e transmite as imagens de roubos nas ruas ou arrastões pela
televisão para o mundo inteiro..
Zika Virus foi último
peça da quebra cabeça para acabar com o Brasil de uma vez só!!
O autor deste aritigo
está questinado sobre a realização das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro sob a
crise que o Brasil está enfrentando neste momento.
E ele aponta alguns
problemas do Brasil.
- A complexidade do sistema tributária.
- A lei trabalhista que protege trabalhista demais.
- A infura estrutura ineficiente.
Você consegue ver seu
país de maneira objetiva?
;)
unica correção que eu faria é quanto a segurança; o pais vem piorando nos últimos 14 anos a um ritmo alarmante
ResponderExcluirNa verdade muitos brasileiros tem plena consciência do estado deplorável da economia nacional, mas a maioria deles simplesmente não sabe o que fazer a respeito. Tudo o que fazemos é reclamar. Brasileiros não sabem se impor, não sabem escolher bons políticos, e na verdade a maioria está tão preocupada com os problemas pessoas que simplesmente não se importam com os problemas públicos enquanto e isso não afetar diretamente a vida deles.
ResponderExcluirA cultura brasileira é individualista e imediatista por natureza, e é por causa disso que a corrupção sempre sai impune e que a criminalidade continua intacta.
A solução? Uma guerra. Guerras são a única coisa capaz de mudar radicalmente um cenário de um país. Isso aconteceu em todos os países desenvolvidos. Enquanto o povo brasileiro não conhecer na própria pele os horrores da guerra, eles continuarão sendo egoísta e não tendo um pingo de patriotismo.
Você é ridículo, um país em crise e a solução é guerra pra gastar com armas, pessoas e depois pra reconstrução de coisas? coxinha sem noção, vai ler um livro
ResponderExcluirÉ meu amigo, parece que você não tem consciência de como esta a situação econômica no Japão, olhe esse vídeo: "A Economia Zumbi Japonesa: Juros a -0,1%?" : https://www.youtube.com/watch?v=m6g5goXDBTo
ResponderExcluirApesar do absurdo que possa parecer o comentário do Nandoskenned, as guerras têm finalidades que vão além do orgulho e interesses egoístas do ser humano. Uma frase resume bem isso:
ResponderExcluir"Quando os alicerces de uma casa estão comprometidos, se faz necessário derrubá-la"
Os alicerces do Brasil estão podres a muito tempo, não tem como consertar sem derrubar a casa.
Nossa, é uma visão de fora MESMO.
ResponderExcluircaro japa, esqueci seu nome, é yuki? desculpa não lembro a ordem das letras, mas tentei! me corrija. Você defintivamente pegou o bonde andando e sentou na janelinha, isso singifica que você pegou o fim da história, até parece que acorodu um belo dia e tudo esstava assim.
Quem vê de fora não entende nossos complexos sistemas e nossa cultura simples, nesse sentido, eu explico o que quero dizer: a política é desastrosamente incoerente porque o brasileiro não tem educação e por isso prefere não se envolver me política e votar em qualquer coisa que aaprecer na frente já que ele é obrigado a votar em alguma coisa, quem é votado mantém a educação uma porcaria pra continuar sendo reeleito... isso há séculos. Adicione a isso a corrupção por todos so lados e em cada cantinho de tudo que existe aqui, então você tem um sistema que não funciona e que é fadado ao fracasso circular, ou seja, alguns governos corsertam algo aqui e ali, se mantém por uns 10, 15 anos, e depois volta tudo à porcaria de novo. NO caso do governo último foi isso que aconteceu, não se manteve o pouco que se tinha e pra ajudar ainda se negociou com o que tinha, ou seja, a segurança sempre foi nenhuma, a ducação sempre foi nenhuma, a saúde sempre foi meia boca ( meia boca significa ruim, existe mas não funciona direito), e nossas riquezas naturais foram e são mal geridas. Apenas observe que de tempos em tempos a situação aqui fica caótica e depois volta ao normal.
Não há administração, não há gerencia nesse país, há jogo de interesses. Se você tirar a corrupção por completo ninguém vai reclamar nem do sistema tributário, nem do sistema trabalhista nem de nada porque vai sobrar dinheiro pra tudo e tudo funcionará às mil maravilhas... o problema é a gestão e sempre foi. De todos os partidos.
Traduzindo pra japoneses entenderem claramente: nada disso aí é causa, isso aí é o nosso dia a dia há décadas e não vai mudar tão cedo, ele melhora às vezes, piora às vezes, mas basicamente é sempre igual. A diferença é que só agora nós demos um pouquinho mais de atenção a isso, não que de fato faremos algo pra mudar.
E sobre olimpíadas, o jeitinho brasileiro serve para o bem e para o mal, nós fazemos coisas fantáticas quando realmente queremos e com muito pouco. Se o dinheiro que pagamos em impostos fosse usado do jeito que nós usamos pra fazer festa, o brasil seria perfeito =-)