Ao caro leitor
Dificilmente eu compro roupas.
Porque eu não vejo compra de roupas como bom investimento.Além do mais, a não ser que jogue algumas roupas fora, as roupas novas não caberá no meu roupeiro.
Para mim.não é necessário aparecer “bonito” com roupas lindas.Basta aparecer “limpo” com roupas limpas.
Quando eu fui ao Japão em janeiro deste ano, eu comprei algumas roupas.
Uma camiseta com estampa de Snoopy na frente custou apenas 500 ienes ( 11 reais ), com desconto de 50 %.
É bem barato,ne?
Ao ver a etiqueta dela, eu fiquei surpreso.
“Fabricada na Guatemala.”
Até há pouco tempo, quase todas as roupas baratas que eu comprei no Japão eram da China ou de algum país da Ásia.
Pelo jeito, mudou a realidade lá.
Dizem que vem subindo o custo de mão de obra na China nos últimos 10 anos.E o salário médio dos japoneses tem diminuindo há mais de 10 anos infelizmente.
Então, os consumidores japoneses em geral não têm como aceitar o aumento dos preços das roupas.
Por isso mesmo, as empresas japonesas devem ter procurado outro país alternativa no qual pode fabricar roupas com mesma qualidade mantendo preços para agradar consumidores japoneses.
Hoje em dia não dá para contar só com China.
Na semana passada, eu comprei suéter por R$29.90 na loja Renner, uma empresa gaúcha.
O preço original era de R$89.90.Eu jamais compraria este suéter por este preço.Por que as roupas no Brasil são tão caros?
Há 5,6 anos eu tinha uma aluna que trabalhava na Renner como estilista.Segunda a explicação dela, Renner manda as fábricas na China produzirem as roupas conforme desenhos feitos pelas estilistas brasileiras e os custos dos produtos são muito mais baratos do que imagina.
Será que a Renner ainda está adotando o mesmo método?
No Japão, por um lado há uma tendência de que vende produtos importados por preço barato, por outro lado está surgindo um movimento de que vende produtos nacionais e meio caros destinado para consumidores exigentes.
A qualidade de roupas confeccionadas pelas artesãs japonesas é muito alta, mas não é tão reconhecido mundialmente,diferente dos outros produtos tais como carro e eletrodomésticos.
”Made in Japan” pode ser considerado como uma marca.
Se o produto for realmente bom, até eu compraria o produto Made in Japan pagando a mais.
;)
Pois é, tem muitos produtos vendidos aqui em Porto Alegre que são fabricados em outros países.. mas por causa dos impostos pra trazer pra cá o produto fica mais caro, além do valor que os vendedores colocam a mais no produto pra ter lucro, fica bem caro. tenho um tênis da marca americana Vans... comprar aqui no Brasil ( porto alegre) é mais caro do que comprar pela Internet dos estados unidos e trazer pra cá via correios ou outra transportadora... mesmo pagando frete, ainda assim fica mais barato!
ResponderExcluirSeu português só melhora, Yuki, realmente impressionante.
ResponderExcluirSó uma pequena correção (linha 11). O certo deveria ser "Eu fiquei surpreso", uma vez que você está falando de você.
Parabéns pelo ótimo blog.
Tulio
Vc pegou o costume de passar as roupas aqui no Brasil?
ResponderExcluirVí q no Japão eles não passam, vc estranhou qdo veio aqui?