Ao caro
leitor
Você já
andou de avião?
Sim!?
Pois é. Os
preços das passagens aéreas ficaram mais acessível nos últimos 5 anos aqui no
Brasil,ne?
Quando eu
vim ao Brasil pela primeira vez em 1998, avião era um transporte para pessoas de
classe alta, já que os preços das passagens eram caros na época.
Como o meu orçamento para viagem era meio apertado, eu sempre viajava de ônibus pelo
Brasil. Uma vez eu viajei de São Paulo até Salvador de ônibus, levando 32 horas
no total, sofrendo frio intenso devido à arcondicionado acionado no ônibus. (
Na época, eu nem conseguia pedir ao motorista para ajustar a temperatura do
arcondicionado tanto pela timidez quanto pelo meu nível baixo de português....)
Felizmente os preços das passagens aéreas começaram a cair no Brasil nos anos 2000, porque surgiram as companhias aéreas de baixo custo (LCC = Low Cost Carrier em inglês) tais como Gol, Azul e Webjet, seguindo a tendência mundial no mercado aéreo.
Por outro
lado, o mercado aéreo do Japão estava bem atrasado comprando com o mercado aéreo do Brasil. Aliás, praticamente duas empresas grandes (JAL e ANA) dominavam o
mercado e controlavam os preços das passagens.
Entretanto,
graças às operações das empresas estrangeiras LCC no Japão nos últimos anos, três companhias aéreas de LCC, cujas capitais são da JAL e ANA, vão
iniciar suas operações em
2012 no Japão, o que é considerado como a revolução do
mercado aéreo do Japão.
Você pode
conferir os detalhes das 3 LCC em seguinte tabela.
Companhia
|
Início da
operação
|
Aeroporto
principal
|
Rotas
|
Dia 1 de
março
|
Kansai
|
Chitose,Fukuoka,Nagasaki
Kagoshima,Naha,Incheon,
Hong
Kong,Taipei
|
|
Dia 3 de
julho
|
Narita
|
Chitose,Fukuoka,Naha
|
|
Dia 1 de
agosto
|
Narita
|
Chitose,Fukuoka,Naha,Incheon
Pusan
|
Para você
ter uma idéia sobre os preços das passagens da companhia LCC, eu vou lhe informar os preços das
duas passegens nas duas rotas oferecidas pela Peach Avitation a seguir.
- Osaka - Chitose 4780 ienes – 14780 ienes ( 115 reais – 360 reais )
- Osaka - Fukuoka 3780 ienes – 11780 ienes ( 90 reais – 285 reais )
O preço
normal oferecido pela companhia aérea comum na rota entre Osaka e Fukuoka é de
24000 ienes, enquanto o mesmo oferecido pela Peach Avitation custa entre 3780
ienes e 11780 ienes.
Dá para
sentir a grande diferença entre duas passagens da mesma rota,ne?
Segundo a
especialista neste ramo, os preços praticados pela LCC ficariam na faixa entre
15 % e 50 % dos preços cobrados pelas companhias aéreas normais que oferecem condições e serviços tradicionais.
Só para
completar a informação, eu vou lhe informar quanto custará a passagem de trem bala.Pelo levantamento que eu fiz no site, com o qual você poderá saber sobre preços, horários de trens e tempo em cadas trechos, deu o seguinte preço na seguinte
rota.
- Osaka – Fukuoka 14820 ienes ( 360 reais ).
Além disso,
o tempo que leva de avião nesta rota citada acima é de 1 hora e 15 minutos enquanto o
tempo que leva de trem bala é de 3 horas e meia.
Como
precisa de tempo para fazer check-in e decolagem, o tempo real para viagem de avião deve aumentar. Mesmo assim, com certeza, andar de avião vai
demorar muito menos tempo.
Nessa
altura do campeonato, quem será que prefere viajar de trem bala no Japão?
Na rota
cuja distância é de cerca de 600 km já faz diferença significativa. Caso
escolhe uma rota cuja distância é maior, tanto a diferença do preço quanto a
diferença do tempo da viagem ficariam ainda maior.
Será que
LCC vai acabar com ferrovia do Japão!?
Claro que a
viagem de avião da LCC vai ter várias desvantagens, como eu lhe mostro a seguir.
- O passageiro precisará comprar passagem no internet.
- O passageiro não poderá cancelar passagem.
- O passageiro precisará fazer check-in na máquina.
- O passageiro precisará levar malas até o local específico.
- O passageiro precisará pagar pela comida, bebida dentro da avião.
- O passageiro precisará pagar pela mala adicional.
- O passageiro precisará ir até avião, caminhando ou de ônibus.
No início deste ano, eu fui a Brasilia de avião da Webjet. Aí eu fiz check-in na máquina pela primeira vez, preocupado um pouco com assento. Contudo, deu certo graças a Deus. Como dentro da avião estava muito quente, eu acabei comprando refrigerante que custou 5 reais.
No entanto,
eu não tinha nada a reclamar. Eu prefereria passagem mais barato.
Com o
passar do tempo, os japoneses também vão se acostumando com a viagem pela LCC.Oferecer
opções para consumidores é sempre bom, pois nós podemos escolher a opção mais
adequada para nos.
Na próxima
vez que eu vou viajar para Japão, eu gostaria de ir a Okinawa utilizando LCC. Como a
viagem para Coreia do Sul saia muito mais barato, eu acabei deixando de ir para Okinawa até agora.Contudo, eu sempre tinha curiosidade pela cultura tropical da Okinawa.
E você?
Quer viajar de LCC ou quer conhecer o Japão andando de trem bala?
;)
Em falar em passagem barata de avião, tenta vim esse final de semana aqui em São Paulo, vai ter o Festival do Japão.
ResponderExcluirTeaser:
http://www.youtube.com/watch?v=BYeaCdMJiEg
Vai ter bastante comida de 53 províncias, vai ter: sushi, temaki, takoyaki, okonomiyaki, karê, unagui kabayaki que você gosta.. rs.
Olá ,eu gostaria de saber com todo o respeito, em relaçao a sexualidade das mulheres japoneses elas realmente tem a libido baixa?
ResponderExcluirBom Post.
ResponderExcluirAcho interessante quando você fala da infraestrutura do Japão, ela é deferente da nossa em vários aspectos. Tente descobrir porque a malha ferroviária do Brasil não é bem desenvolvida.
Você deixou de citar que algumas pessoas têm aerofobia, sendo que para reuniões, há executivos que preferem os trens, devido à estabilidade e à boa paisagem também. Além do menor número de procedimentos contra terrorismo.
O Yuki já está usando expressões como "Graças a Deus", lembro do seu post que você abordava essas vagas expressões. E se você está no Brasil desde 98, vai fazer 15 anos ano que vem, assim você pode pedir sua nacionalidade brasileira, se convir é claro, e se já não for casado com uma brasileira, o que responderia a pergunta do cara aí acima...
Abraços!
eu sei que não tem nada a ver com o texto, mas queria que vc comentasse esse video, Yuki
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Rly-yd7f8hE
O Japão é um país que só aceita uma única cidadania, ou seja, se ele aceitar a brasileira ele DEVERÁ que renunciar a cidadania japonesa(eu refletiria muito antes de tomar essa atitude), lembrando que quando os franceses que vivem no Brasil passam por tal situação eles negam de imediato, mesmo estando em audiência(eu se estivesse morando no Haiti e me colocassem nessa situação eu jamais negaria minha cidadania brasileira, só fazendo uma comparação analógica)
ResponderExcluirNão tive a oportunidade de comentar na época o seu post "Como resolver o cogestionamento cada vez pior de Porto Alegre?", que tem assunto similar a este. Como você mora aqui em Porto Alegre há bastante tempo, acredito que alguém já lhe explicou sobre aquelas estruturas estranhas ao redor da Usina do Gasômetro.
ResponderExcluirAqui vai uma explicação em japonês:
http://www.youtube.com/watch?v=5O63_UPG2XE
No Brasil dificilmente se utiliza trem, sempre majoritariamente adotados o carro, ônibus e caminhões. Muito improvável que tenhamos um dia um trem bala.
E, conforme a Wikipédia, o Japão é um país que reconhece a dupla nacionalidade, abordei esse tema porque acredito que o Yuki já falou no interesse de voltar para o Japão quando velho, ele poderia se aposentar aqui(mais cedo) e depois lá, quem sabe...
TEnho lido vários posts e gostei muito desse site! Muito obrigado por fazê-lo! É ótimo poder conhecer mais sobre a cultura japonesa ouvindo um japonês verdadeiro contar.
ResponderExcluirReparei que você até está aprendendo várias expressões de porto alegre, "bah", "que horror", hahaha! Interessante isso. Mas claro essas expressoes sao tipicas dai e nao sao usadas no resto do Brasil